As novas dinâmicas das redes sociais propiciaram uma série de novas demandas para as empresas que desejam estar presentes para o seu público. Nesse sentido, entender qual a relação entre tráfego orgânico e redes sociais é fundamental.
É muito comum que as organizações assumam alguns pontos estratégicos que se relacionam diretamente com o impacto orgânico no público.
No entanto, o tráfego orgânico está relacionado, principalmente, aos mecanismos de buscas.
Ou seja, a partir de uma série de atribuições técnicas que um site ou conteúdo tem, é possível estabelecer alguns bons ranqueamentos em plataformas de busca.
Isso se dá por causa dos critérios que esses mecanismos têm para entregar o que há de melhor para seus usuários.
Uma empresa que oferece banheira para berçario, por exemplo, a partir de boas práticas de conteúdos e otimização, pode se consolidar nessas plataformas, conseguindo, assim, destacar seu site.
Tudo isso vai depender de uma série de fatores que são importantes esclarecer para que se comece a pensar em:
- Conteúdos relevantes;
- Uso de palavras-chave;
- Links externos;
- Formatos textuais.
Esses são alguns pontos que garantem que uma empresa consiga ter bom ranqueamento dentro das plataformas de pesquisa a partir do acompanhamento de um Expert em SEO.
A produção de conteúdos relevantes é um dos fatores primordiais para essa relação, uma vez que, com ela, é possível entender que o tráfego da plataforma da empresa está alto e, portanto, é preciso entregar para um maior número de usuários.
Se um conteúdo sobre assinar iptv legalizado estiver atraindo muitos cliques e retendo esses leads, o Google começa a reconhecer aquele site.
Outro ponto fundamental é a aposta no uso de palavras-chave. Isso significa eleger um termo utilizado no curso do texto que estará relacionado à pesquisa do usuário.
Esse tipo de abordagem traz às ferramentas do Google uma ideia de que aquele assunto está coeso e coerente para ser apresentado.
Se o assunto for sobre locação de multifuncional, é preciso que esses termos estejam dispostos de forma verossímil no texto.
Além disso, outro ponto de consideração que as plataformas de pesquisas apostam é, justamente, no uso de backlinks. Ou seja, é preciso que outros sites citem os conteúdos da empresa para que, assim, sejam considerados de forma mais ampla.
Outro ponto a ser ressaltado é o formato textual que precisa se adequar aos mecanismos do Google. Por exemplo, é preciso que se assuma um conjunto de normas de formatação para otimizar a leitura.
O que é tráfego orgânico?
A busca pelo aumento de tráfego em qualquer plataforma empresarial é um imperativo mercadológico. No entanto, quanto mais qualificado forem esses acessos, melhor eles se relacionam com a conversão de compras.
Nesse sentido, a garantia de um tráfego orgânico de forma mais acentuada é fundamental para a efetivação de uma estratégia.
Por isso, definir quais são as suas determinações é muito importante para que se possa consolidar uma aplicação mais acertada.
Esse tipo de abordagem diz respeito ao contingente de acessos que um ambiente digital de uma empresa tem a partir de buscas orgânicas.
Sendo assim, são clicadas por intermédio de uma busca que não se relaciona com a parte de links patrocinados.
Se, porventura, os conteúdos sobre máquina de estampar copos e canecas de uma gráfica estiver atraindo clique a partir de pesquisas e ranqueamento, há, então, uma qualificação orgânica desse tráfego.
Principais vantagens
É certo que toda a aplicação de elementos digitais em uma comunicação busca qualificar ainda mais os usuários dessa plataforma.
Nesse sentido, é importante entender uma terminologia fundamental para esse tipo de relação: o lead. Esse termo faz referência ao usuário que está acessando a plataforma com algum interesse específico.
Por essa razão, ele começa a ser considerado um cliente em potencial para aquela marca, ou seja, um lead.
Uma das vantagens principais do tráfego orgânico é, justamente, a possibilidade que ele dá de qualificar um lead.
Se um usuário que pesquisou por transplantes de córnea for atraído de forma orgânica para uma loja, é bem provável que seu interesse seja genuíno.
Nesse sentido, aplicar algumas estratégias para que ele seja guiado até a sua compra é fundamental.
Outros pontos importantes que aparecem como vantagens para esse tipo de aposta são o custo-benefício e a manutenção do relacionamento com o cliente.
O primeiro aspecto se dá por conta de um menor investimento em mídias e, consequentemente, uma baixa nos custos de comunicação.
O segundo se relaciona com a conexão que esse tipo de tráfego consegue obter com o cliente por conta de sua reciprocidade de ações.
Como ele se relaciona com as redes sociais?
É importante ressaltar que as técnicas de SEO não se relacionam diretamente com o ambiente das redes sociais. No entanto, a integração entre as estratégias pode interferir positivamente nas duas frentes aplicadas.
Ou seja, se uma marca é amplamente difundida nas redes sociais e aparece para o usuário em uma busca orgânica, a atração de clique pode ser espontânea.
Afinal de contas, a confiança é feita a partir de uma qualificação do relacionamento com o cliente e, portanto, as mídias sociais são importantes nesse sentido.
Além disso, os algoritmos das redes sociais são direcionados para a qualidade e quantidade de interações que uma página e suas postagens podem obter.
Nesse sentido, é possível garantir o tráfego para um determinado site a partir da relevância dessas mídias.
Se, porventura, uma página de provedores para sites estiver apostando em postagens interativas a respeito do tema endereço virtual para abertura de empresa, é possível que isso atraia alguns cliques.
Nesse sentido, a aposta na frequência, interatividade e práticas adequadas de conteúdo podem alavancar o tráfego orgânico e, além disso, garantir novos seguidores para a página.
Os tipos de tráfegos
A partir da compreensão das interações possíveis entre as redes sociais e o tráfego orgânico, é preciso entender quais são os tipos de tráfegos categorizados pelo mercado. São eles:
Tráfego direto
O tráfego direto corresponde ao reconhecimento que o usuário tem sobre determinado site e seu conteúdo e, portanto, decide procurar diretamente por ele.
Supondo que uma empresa que oferece o curso de aplique capilar feminino tenha uma plataforma destinada para seus alunos.
Esses usuários, por sua vez, não vão utilizar termos genéricos para procurar esse site, uma vez que há, ali, um compromisso com a plataforma.
Tráfego pago
Esse é um dos elementos mais utilizados dentro do mercado de comunicação, uma vez que ele consistem em algumas facilidades.
Para a sua efetivação, basta a empresa comprar alguns termos em sites de busca e, consequentemente, esse conteúdo será entregue para seu público.
Se um usuário pesquisar por salgados saudáveis congelados, é bem provável que ele terá uma série de resultados patrocinados.
É importante destacar que as plataformas sinalizam esses resultados como links patrocinados e, portanto, é preciso ter isso em mente.
Tráfego viral
O tráfego viral é a consequência de um recurso muito utilizado no meio digital: o marketing viral. Ele consiste, sobretudo, na utilização de elementos que podem gerar uma certa comoção nas mídias sociais.
Esse tipo de conteúdo passa a ser compartilhado por uma série de usuários diferentes e incide em uma maior visibilidade para a marca.
Tráfego orgânico
Como mencionado anteriormente, essa modalidade se relaciona com a capacidade que o site de alguma empresa precisa obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Para que isso ocorra, é necessário que se assuma uma série de técnicas que otimizam o site para as buscas do Google.
Considerações finais
O que, em primeiro momento, pode parecer a tentativa de compor uma estratégia com duas ferramentas muito diferentes é, na verdade, a aposta onde o tráfego orgânico complementa as redes sociais e vice-versa.
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