O Curso de SEO em Campinas é a melhor maneira de você aprender a colocar seu site no topo dos resultados de pesquisa do Google sem gastar um centavo com anúncios.
Ser classificado no Google é difícil. Há muitas pessoas que estão tentando chegar à sua frente e classificar seus sites mais altos do que o seu.
Ainda bem que existe uma solução para este problema – Curso de SEO.
Com uma Capacitação em SEO, você tem a oportunidade de aprender a posicionar seu site no topo da página de resultados do Google.
Descubra, passo a passo, tudo o que você precisa saber sobre SEO, desde a criação de um site que funcione para os mecanismos de pesquisa até a otimização de SEO.
Por que você precisa aprender SEO e como funciona a otimização de negócios online para os motores de busca como o Google?
SEO é um jogo complicado. Não se trata apenas de palavras-chave e backlinks.
Existem muitos erros de SEO que podem custar a você a chance de classificar bem nos resultados de pesquisa do Google.
O Curso Presencial de SEO em Campinas é a melhor maneira de aprender como otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e assim melhorar seu posicionamento online de forma orgânica.
Encontre aqui tudo que você precisa saber sobre o melhor Curso de SEO em Campinas.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um processo de otimização de sites para classificar melhor na página de resultados dos motores de busca como, por exemplo, o Google, Yahoo, Bing.
Em outras palavras, é a forma de tornar seu site mais visível – ou relevante – para os usuários que estão procurando, a partir de palavras-chave, respostas para suas intenções de busca, como:
- compras;
- aprendizado;
- informação;
- entretenimento;
- inspiração e muito mais!
A otimização de sites para motores de busca ocorre em 2 ambientes: ONPAGE e OFFPAGE
A otimização onpage é tudo aquilo que podemos fazer dentro do site, enquanto que a otimização offpage é realizada fora do site.
Em geral, são mais de 200 fatores que os mecanismos de pesquisa avaliam para posicionar um site nas primeiras posições dos resultados de pesquisa orgânica.
Aqui está uma lista dos fatores de SEO mais importantes para posicionar seu conteúdo nas primeira página do Google:
Exemplos de Otimização ONPAGE
- Conteúdo de qualidade;
- Título da página;
- Meta descrição;
- Densidade de palavras-chave;
- Imagens e outros elementos visuais como tabelas, gráficos, videos;
- Backlink interno e externo;
- Velocidade de carregamento da página;
- Experiência do usuário;
- Compatibilidade com dispositivos móveis.
Exemplos de Otimização OFFPAGE
- Linkbuilding;
- Engajamento social;
- Distribuição de conteúdo;
- Guest post;
- Fóruns e comunidades;
- Relacionamento com outros canais de comunicação;
- Menção de marca;
- Listagem local;
- Entrevistas.
O que você vai aprender no Curso Presencial de SEO em Campinas?
O ato de praticar SEO é uma habilidade digital de uso profissional muito valorizada no mundo dos negócios online mas que poucos entendem como funciona.
No Treinamento de SEO você vai aprender:
Módulo 1
Introdução ao SEO
Nesta aula você terá seu primeiro contato com SEO a partir de demonstrações e aprendizado de termos usados no mundo do SEO para você aperfeiçoar seu vocabulário e não passar vergonha quando conversar com qualquer outro Expert em Consultoria de SEO.
Desafio: entender o conceito de SEO e aumentar seu vocabulário com termos específicos de SEO.
Módulo 2
Pilares do SEO
Neste módulo você será apresentado a um mundo desconhecido pela maioria dos profissionais de marketing digital e já começará a entender como as coisas, de fato, funcionam no SEO.
Vamos nos aprofundar nos 3 Pilares Principais de SEO:
- SEO Onpage;
- Conteúdo;
- SEO Offpage
Desafio: a partir de um case, apontar em qual Pilar de SEO se encaixa a otimização.
Módulo 3
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita muito útil para quem tem um site.
Basicamente, ele ajuda a entender como o seu site aparece nos resultados de busca, mostra quais páginas do seu site aparecem nas pesquisas do Google, quantas pessoas clicaram no seu site e quais palavras-chave elas usaram para encontrar o seu conteúdo.
Além disso, o Search Console ajuda a identificar e corrigir problemas que podem afetar a visibilidade do seu site nos resultados de busca.
Desafio: Analisar desempenho de uma página
Módulo 4
Otimização de Títulos e Meta Descrição
Os erros mais comuns de SEO acontecem nos títulos e nas descrições das páginas que são exibidas pelos mecanismos de pesquisa.
Depois dessa aula com várias dicas secretas, você vai ficar craque em otimização de títulos e meta descrição para SEO para se destacar da concorrência e levar o clique do usuário.
Desafio: otimizar títulos e meta descrição.
Módulo 5
Otimização de Heading Tags
Aqui é onde você vai aprender sobre estrutura de conteúdo a partir de uma hierarquia formada por ordem de importância.
É com o uso de heading tags que separamos títulos, subtítulos, parágrafos de texto, listas e demais partes do conteúdo para que os motores de busca entendam melhor do que se trata a informação que você deseja posicionar nos reultados de pesquisa.
São os famosos H1, H2, H3, H4, H5, H6.
Desafio: configurar heading tags.
Módulo 6
Trechos em Destaque (Rich Snippets)
Em alguns casos, os resultados da pesquisa do Google mostram informações adicionais que descrevem o conteúdo de uma página antes mesmo de o usuário clicar no link.
O principais benefício dos trechos em detaque, ou rich snippets, em termos de SEO são:
- aumento da taxa de cliques;
- possível redução na taxa de rejeição;
- maior visibilidade nos resultados da pesquisa, dentre outros que veremos no Curso de SEO em Campinas
Módulo 7
Página de Erro 404
A página de erro 404 é bastante subestimada e a maioria das empresas não entendem a importância desta página.
Vamos aprender como lidar com a remoção e personalização de páginas que retornam o erro 404.
Isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição do site.
Desafio: encontrar páginas com erro 404 e realizar melhoria.
Módulo 8
Sitemap.xml
Sempre que você cria um novo conteúdo em seu site, é o sitemap.xml do site permite que os mecanismos de busca saibam automaticamente que há novo conteúdo disponível para rastreamento e indexação.
É o arquivo que mostra para os algoritmos do Google todas as páginas de um site. Dessa forma, o Google saberá exatamente onde encontrar seu conteúdo de forma organizada e mais rápida.
Desafio: verificar a existencia de sitemap.xml de um site.
Módulo 9
Robots.txt
Robots.txt é um arquivo de texto que contém comandos para impedir que os mecanismos de pesquisa acessem todo o site, ou parte dele.
O principal objetivo do arquivo robots.txt é, portanto, gerenciar o rastreamento dos motores de busca, proibindo-os de navegar em páginas de baixo valor agregado, mas que devem existir para a jornada do usuário. Por exemplo: página do carrinho de compras, página de obrigado, etc.
Desafio: encontrar o robots.txt e analisar sua configuração.
Módulo 10
Comandos Avançados do Google
São operadores de comandos digitados no Google que retornam resultados mais detalhados sobre páginas que já estão indexadas.
Os comandos avançados do Google são muito usados por Profissionais de SEO que já estão há mais tempo no mercado.
Desafio: executar comandos avançados do Google e analisar os resultados de pesquisa
Módulo 11
Backlinks e Linkbuilding
A maioria das pessoas e empresas que começaram recentemente um blog ou site muitas vezes lutam para entender o que os termos “backlink” e “linkbuilding” significam.
Backlink é uma referência de um site para outro, ou de uma página do seu próprio site para outra, e que sinaliza uma certa confiança na página vinculada.
Linkbuilding é o ato de conseguir que outros sites em seu nicho criem links para o seu por meio de um hiperlink e um texto âncora.
Geralmente, quanto mais links de autoridade você tiver, mais popularidade seu site terá nos mecanismos de pesquisa.
Desafio: criar backlinks internos, externos e pelo menos 1 linkbuilding.
Módulo 12
Estrutura de conteúdo para SEO
Em geral, uma estrutura de conteúdo ideal para SEO segue alguns parâmetros que são fundamentais tanto para o usuário quanto para os motores de busca entenderem do que se trata o conteúdo e assim definir o quão bom ele é para estar, ou não, nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.
Desafio: Vamos criar um conteúdo aplicando tudo que foi aprendido no curso e acompanhar o resultado.
Como é a dinâmica de aprendizado do Curso Presencial de SEO em Campinas?
SEO não é uma ciência exata onde 2+2 é igual a 4. No SEO, o aprendizado é contínuo seguindo a evolução das intenções de busca dos usuários e dos algoritmos que determinam o melhor conteúdo a ser entregue na tela como resposta para aquilo que as pessoas estão buscando.
Sendo assim, a dinâmica do curso consiste em:
Aprenda sobre o tópico
Antes de sair por aí apertando botão, é importante que você saiba o porquê está fazendo aquilo.
Coloque em prática aquilo que aprendeu
Esse é o momento onde você precisa agir e fazer o que deve ser feito, sem medo de errar.
Troca de conhecimento
Seu professor estará em contato constante com você para compartilhar experiência, exemplos e ensinamentos.
Validação de aprendizado e conhecimento
Hora de elaborar projetos e publicar seus conteúdos aplicando todo o conhecimento adquirido.
Muito prazer, me chamo Rodrigo
Mas você me encontra em toda internet como Rod Lopes
Especialista em Negócios Online, Expert em SEO e Gestor de Tráfego Profissional há mais de 10 anos.
Minha história não começou semana passada, Bio.