Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma estratégia em que o revendedor ganha uma parte dos lucros obtidos por ele e pelos demais revendedores.
São ganhos provenientes de vendas diretas ou do recrutamento de outros vendedores, mas essa estratégia já causou e ainda causa muita polêmica para as áreas de marketing.
Isso acontece porque quem pratica o marketing de rede defende o modelo, e algumas pessoas chegam até mesmo a ser insistentes na hora de apresentar o plano e convidar outros indivíduos para participar.
Juntando isso ao desconhecimento e à desconfiança, acaba surgindo uma rejeição em relação ao marketing multinível do ponto de vista de muitas pessoas.
Quem já teve contato com revendedores de empresas famosas do ramo pode ter tido uma má impressão em relação a esse tipo de marketing, mas ele também se mostra como uma verdadeira solução para quem quer trabalhar por conta própria.
Antes de se basear em uma experiência negativa, é importante conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do marketing multinível, e é justamente disso que este artigo se encarregará.
Será possível entender como aplicá-lo, conhecer um pouco mais sobre os seus benefícios e ver quais são as principais estratégias do marketing multinível.
Como aplicar o marketing multinível
Hoje em dia, criar seu próprio negócio ficou muito mais fácil, e o marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma modalidade de trabalho que está crescendo consideravelmente, justamente porque se configura como um negócio próprio.
As constantes crises financeiras do país e o alto índice de desemprego fizeram com que muitas pessoas procurassem alternativas para aumentar a renda e, para isso, essa estratégia é muito bem-vinda.
Quem trabalha com a revenda de alimentos, pode usar avental cozinheiro profissional para apresentar os produtos aos seus clientes, mas tirando essas estratégias clichês e, às vezes datadas e bregas, é necessário saber conduzir o negócio.
Primeiro é necessário escolher um nome, criar a empresa e registrar a marca. O nome necessita refletir a essência do negócio.
Depois é necessário criar uma ou mais empresas para que o negócio possa atuar no país, além de registrar a marca para garantir que nenhuma outra empresa possua-a.
Em um momento posterior, é necessário escolher um produto ou serviço que pareça ser de fácil consumo para o cliente final, e dentre estes as opções mais viáveis são:
- Cosméticos;
- Produtos alimentícios;
- Cursos;
- Saúde;
- Clube de compras.
A marca também precisa criar uma estrutura de comissões atrativa, que nada mais é do que o plano de negócios. Ele precisa ser de fácil entendimento e trazer lucros a todos os membros.
Assim como uma autoescola especializada em habilitação para micro ônibus, o marketing multinível precisa de uma boa estratégia de comunicação com o público.
Marketing e comunicação são imprescindíveis para transmitir sensação de segurança. Por isso, deve-se, sempre, associar-se a nomes importantes e fáceis de promover.
O empreendedor também precisa saber precificar seus produtos, pois é assim que vai oferecer preço justo aos consumidores. O preço justo compensa tanto o cliente quanto o vendedor e estar de acordo com as características da solução.
Uma forma de precificar corretamente é analisar como os concorrentes cobram pelas soluções que oferecem.
Benefícios do marketing multinível
Trabalhar com marketing multinível traz muitas vantagens aos seus profissionais, e dentre as que mais se destacam estão:
Mais autonomia para o profissional
Muitas pessoas se veem diante de uma rotina de trabalho estressante e cansativa com horários engessados. As pessoas, por sua vez, têm a obrigação de passar horas dentro de uma empresa, o que é exaustivo.
Isso é algo extremamente incômodo para quem deseja ser independente, e é justamente por isso que o marketing multinível pode ser muito mais vantajoso para quem não quer se prender a horários determinados pelo patrão.
Os que o marketing multinível desfrutam têm total liberdade para administrar o negócio de acordo com as necessidades e com os resultados que almeja. Podem trabalhar no horário que preferirem sem que isso interfira em sua vida pessoal.
Baixo valor inicial
No Brasil, muitas pessoas têm o sonho de criar um negócio bem-sucedido, como uma loja especializada em persiana painel para sala. Mas não são todos que conseguem alcançar esse objetivo. É daí que o marketing multinível surge como uma boa alternativa.
Por meio dele, o empreendedor terá mais independência e pode investir o valor que quiser para começar. As empresas que trabalham com essa modalidade oferecem planos iniciais com valores baixos e que podem ser divididos.
É algo muito vantajoso para quem quer conquistar independência financeira, mas não tem dinheiro para investir em outros modelos de negócios, como no caso de uma franquia.
Sem gastos fixos
Outra vantagem do marketing multinível é que não é necessário arcar com custos mensais comuns a outros tipos de negócios, como aluguel, água, luz, internet, encargos trabalhistas e outros.
Um fabricante de esquadrias de alumínio bronze precisa se responsabilizar por todos esses custos, porque é assim que se mantém no mercado. Com o marketing multinível, entretanto, não existe essa necessidade.
É uma forma de ter o próprio negócio e começar com cautela sem que se comprometa o orçamento familiar. Como se não bastasse, ainda é possível saber com o que está lidando.
Estabilidade profissional
Outra vantagem dessa estratégia é que ela traz segurança aos empreendedores. Trabalhar com venda direta envolve parcerias e relações com outros profissionais e com uma empresa de renome.
Estas são organizações que possuem uma trajetória sólida e que se comprometem com as necessidades de seus parceiros comerciais. Elas sabem muito bem que bons resultados financeiros são fundamentais para o desempenho de todos.
Por conta disso, estabelecem políticas internas que atendem às necessidades de todos, trazendo mais tranquilidade aos empreendedores.
Não envolve riscos
Por fim, outra grande vantagem do marketing multinível é que ele não exige grandes investimentos e, por essa razão, o empreendedor não corre o risco de perder dinheiro ou falir.
Se ele vai trabalhar, por exemplo, para um fabricante de piso uretano argamassado, não precisa se preocupar nem mesmo com os gastos com equipamentos e outras necessidades.
O marketing multinível apresenta ótima viabilidade financeira e o maior investimento por parte do empreendedor são as horas trabalhadas, portanto, não compromete o orçamento familiar.
Estratégias de marketing multinível
Para que o trabalho com marketing multinível traga bons resultados, é muito importante investir em algumas estratégias. São elas:
Investir em inbound marketing
Uma das estratégias de marketing digital mais usadas hoje em dia é o inbound marketing, que nada mais é do que um conjunto de ações que atraem as pessoas para os produtos e serviços.
Para trabalhar com ele, é necessário investir na produção de conteúdos valiosos que são publicados na internet, podendo ser em um blog e podendo ser compartilhado nas redes sociais.
Trabalhar com e-mail marketing
Uma empresa de transporte de carga em motocicleta investe em e-mail marketing, porque é um canal de comunicação direto e pessoal com o público, de longo alcance e totalmente previsível.
Para potencializar essa ação, é recomendável usar uma plataforma de automação que vai disparar os e-mails de acordo com os interesses dos contatos. Com isso, as mensagens sempre farão sentido para as pessoas e lhes trarão resultados satisfatórios.
Planejamento de médio e longo prazo
O marketing multinível não faz milagres, e assim como qualquer outro tipo de trabalho, requer tempo e dedicação para começar a trazer lucros.
Um fabricante de papel de parede franca consegue crescer porque se fundamenta em um bom planejamento, e a mesma coisa deve ser feita com o marketing multinível.
Nenhum negócio cresce baseando-se em deduções, mesmo a partir de deduções de um profissional que seja experiente e qualificado para lidar com vendas. O planejamento vai pautar as tomadas de decisões tendo em vista um panorama mais amplo.
Isso significa que é fundamental conhecer o mercado e os concorrentes, bem como os consumidores para projetar cenários de médio e longo prazo.
Investir em estratégias pagas
Os anúncios pagos estão em alta, e empresas dos mais variados setores investem neles. Isso se dá porque os resultados obtidos acontecem rapidamente.
Por meio de plataformas como Google e Facebook, uma empresa de conserto tela notebook acer pode anunciar os seus serviços de maneira segmentada. Em linhas gerais, ele vai falar com pessoas que realmente se interessam por sua solução.
Para os empreendedores que trabalham com marketing multinível, fazer esses anúncios também é muito importante para alcançar as pessoas e conquistar boas vendas.
Considerações finais
Para conquistar independência financeira, nada melhor do que ter o próprio negócio e o marketing de multinível, que ajuda as pessoas a alcançarem esse objetivo de maneira muito mais simples e rápida.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a modalidade e todas as vantagens que ela pode trazer para quem investe. Por meio das estratégias que mostramos aqui, vai ficar mais fácil promover o negócio e fechar boas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a aquipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.