SEO e redes sociais são duas estratégias que precisam fazer parte do planejamento de marketing de qualquer negócio, mas elas também trabalham juntas.
O uso conjunto dessas duas ferramentas potencializa as estratégias de marketing digital, e para obter sucesso em plataformas como o Instagram e o Facebook, é imprescindível aumentar o alcance e a taxa de engajamento.
Como resultado, a empresa mostra o quanto seus perfis são relevantes para os algoritmos dos buscadores. Todas as marcas precisam estudar e aplicar as estratégias de SEO para obter sucesso.
Os investimentos em marketing digital dependem disso, pois o propósito é fazer com que as páginas na web correspondam aos critérios exigidos pelos mecanismos de busca para indexá-las nos resultados de pesquisa.
Vários fatores são considerados nesse processo, como autenticidade, credibilidade e autoridade. O Google e outros buscadores sempre procuram garantir uma experiência qualificada, por isso, são bem exigentes em muitos aspectos.
As redes sociais também precisam ser bem trabalhadas para que se tornem mais relevantes, e assim como no caso dos sites e blogs, é o SEO que realiza esse trabalho.
Neste artigo, será possível compreender como otimizar as redes sociais, a relação entre elas e SEO e o que são os sinais sociais.
Como otimizar as redes sociais
As redes sociais podem ser utilizadas para melhorar as estratégias de SEO do site da empresa, e mesmo que não sejam consideradas como fator direto para a avaliação, elas reforçam a autoridade da marca.
Ter um perfil forte e ativo nas redes sociais aumenta o alcance e a relevância da empresa, e isso pode se transformar em mais visitas para o site. Mas, para conseguir isso, é necessário investir nas seguintes estratégias:
Aumentar o número de seguidores
Uma empresa de construção campo de futebol society precisa de um perfil com um bom número de seguidores. Porém, na hora de aumentá-los, é fundamental ter cuidado com a compra de perfis, pois se trata de uma audiência que não gera engajamento.
Para aumentar a quantidade de seguidores do seu negócio, primeiro é necessário conhecer a persona, uma representação do consumidor final e que reúne características como idade, gênero, profissão, escolaridade e estado civil.
Invista também no impulsionamento de campanhas, pois ao impulsionar uma publicação, ela será direcionada para o público certo, aumentando as chances de conversão.
Melhorar o perfil da marca
O perfil também precisa ser bem estruturado para que as estratégias nas redes sociais sejam um sucesso. A marca deve se certificar de que sua conta é boa o suficiente para cativar os visitantes.
Uma confeitaria de doces para eventos deve usar uma foto de perfil que representa a marca e uma biografia completa. É muito importante que a identidade visual do negócio esteja presente.
Aliás, essa condição deve estar presente em todas as redes sociais usadas pela marca, ou seja, as cores que foram utilizadas no Facebook, também devem estar no Instagram, no LinkedIn e em outras plataformas.
Inclua o link do site institucional no perfil, pois isso aumenta o número de visitantes na plataforma, o que colabora com as estratégias de SEO.
Otimizar as postagens
Outra estratégia que ajuda o conteúdo a ser encontrado é utilizar os posts para buscas, tanto para os algoritmos das redes sociais quanto para os dos buscadores.
Os materiais publicados no blog devem ser preparados para que sejam encontrados pelos robôs de pesquisa, contando com elementos como palavras-chave, bons títulos, meta description, URL amigável, dentre outros.
A experiência de visita deve ser muito positiva e a melhor forma de fazer isso é garantir que a página carregue rapidamente, além da escaneabilidade do conteúdo.
Usar imagens e vídeos
Nas redes sociais, mais especificamente em algumas delas, o conteúdo escrito é o foco, mas as imagens também têm um papel muito importante e colaboram com as estratégias de SEO.
Uma empresa de limpeza deve investir em imagens de qualidade que enriqueçam o seu conteúdo, assim sendo, é necessário otimizá-las.
A primeira coisa que deve ser trabalhada é o nome do arquivo, visto que ele precisa contar com as informações solicitadas pelos motores de busca. Utilize nomes claros, indique do que se trata a imagem e utilize a palavra-chave da página.
Relação entre Redes Sociais e SEO
Em tese, as redes sociais não são importantes para o ranqueamento dessa estratégia de SEO, mesmo assim, ambas se relacionam.
Mesmo que sejam voltadas para estratégias diferentes, o marketing feito pelas redes sociais e a otimização de páginas podem se complementar de várias maneiras.
As redes sociais são plataformas que ajudam os usuários a terem contato com o conteúdo oferecido pela marca, enquanto as estratégias de SEO ajudam a atrair tráfego para o site institucional.
Por meio do uso de termos, frases e assuntos de interesse, um fabricante de pote de vidro com vedação pode usar ambos para gerar tráfego proveniente de diferentes lugares.
Pensar bem sobre essa relação é fundamental para planejar soluções e conteúdos compatíveis com o público.
Os usuários vão até o Google para encontrar respostas para várias perguntas, enquanto as pessoas estão nas redes sociais para descobrir mais sobre coisas que estão conhecendo agora.
Mesmo que a influência das redes sociais ocorra apenas indiretamente no ranqueamento dos motores de busca, os links compartilhados por meio delas ajudam a ampliar o alcance da marca. Dentre os pontos de relação, estão:
- Aumenta o compartilhamento de conteúdos;
- Amplia a visibilidade online;
- Gera reconhecimento de marca;
- Melhora a reputação dos negócios.
Elas também aumentam a vida útil das postagens, as oportunidades de fazer link building, otimizam para os mecanismos de busca, impulsionando a otimização para o mecanismo de pesquisas locais.
Além disso, quanto mais compartilhamentos o conteúdo de um fabricante de guardanapos de papel personalizados tiver, mais certeza terá de que o material é relevante para o público.
Entenda o que são sinais sociais
Os sinais sociais são entendidos como o engajamento recebido pela empresa nos diferentes canais que utiliza. São as curtidas, compartilhamentos e outras interações que indicam a relevância do negócio no ambiente digital.
Tudo isso também tem um peso para as estratégias de SEO, e é possível observar uma relação entre a posição no ranqueamento do Google e a qualidade da presença da marca nas redes sociais.
É importante ressaltar que os buscadores não consideram os sinais sociais como critérios oficiais de seus algoritmos, no entanto, eles influenciam indiretamente o posicionamento da página nos resultados de pesquisa.
Existem várias causas para isso, mas a principal é o grande potencial de compartilhamento oferecido pelas redes sociais.
Ao criar materiais de valor e disponibilizá-los nessas plataformas, uma companhia de limpeza em altura estimula o compartilhamento por parte da audiência. Isso acaba por aumentar o alcance e a visibilidade.
Quanto mais bem-sucedida a empresa for nesse quesito, mais chances sua página terá de receber links externos, um dos critérios mais importantes dentro das estratégias de SEO.
As redes sociais são relevantes para o sucesso dessas ações, mas elas passam por alterações constantemente no modo como são usadas pelas pessoas.
Essas plataformas estão cada vez mais interativas e atraem a atenção do público com facilidade. Além disso, mais usuários estão usando as redes sociais como mecanismos de busca.
Pensando por esse lado, faz sentido para um fabricante de laje mista treliçada aplicar as estratégias de SEO nessas plataformas.
Uma das maneiras de fazer isso é por meio do uso de hashtags, visto que funcionam como palavras-chave e permitem que os usuários encontrem os assuntos que estão procurando com mais facilidade.
Não existe nada que impeça um perfil de ser encontrado por meio das buscas nos mecanismos mais usados, como no caso do Google e do Yahoo. Basta produzir o material relevante e atraente e que seja capaz de gerar engajamento.
O público deve estar suficientemente engajado para que a companhia consiga mostrar sua autoridade e alcançar os algoritmos dos buscadores.
É assim que as fábricas de açaí conseguem redirecionar o público alcançado para o site institucional, usando para isso um link.
O link pode estar presente logo abaixo do conteúdo compartilhado, na descrição do perfil e em outras postagens pertinentes.
Considerações finais
Hoje em dia, existem duas estratégias de marketing muito importantes para as empresas, sendo a construção da presença da marca nas redes sociais e o SEO.
Mesmo sendo duas coisas distintas, elas estão relacionadas, pois, como se pode ver, as redes sociais contribuem e muito com as estratégias de SEO.
Elas ajudam a impulsionar a marca e seus canais na web, por isso, trabalhar tanto um quanto o outro é crucial para aumentar o alcance do negócio e conquistar resultados ainda mais positivos.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.