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E-commerce: O que é? Como elaborar uma estratégia?

Ecommerce - O que é Como elaborar uma estratégia
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Rod Lopes

Na prática, todos os mercados criados pela humanidade, desde os novos até os mais antigos, estão migrando totalmente ou de forma parcial para o meio digital. O e-commerce surge nesse contexto como uma solução eficiente para diferentes negócios.

Esse modelo de negócio, que está super em alta atualmente, é focado em realizar operações comerciais feitas inteiramente no meio digital e conectado. De forma mais simples, o e-commerce é um mercado inteiramente on-line.

Nesse sistema, um cliente escolhe um determinado produto, seleciona especificações, realiza a encomenda e a compra de forma integral pelo meio digital, restando apenas esperar que o produto chegue até a sua porta ou o agendamento do serviço chegue.

O e-commerce é eficiente para empresas de lavagem de cortinas a seco, pois, além de oferecer um novo ecossistema de vendas virtual, ele funciona como uma ferramenta de divulgação dos seus produtos.

Diferente de uma loja física, onde só conhece o produto quem adentra ao espaço com tempo disponível, dentro de um e-commerce os produtos publicados podem ser encontrados e assimilados pelo público com uma simples pesquisa na Internet.

Se engana quem acha que a estratégia de marketing e vendas baseada em um e-commerce é, basicamente, ter um site para desenvolver a publicação e a venda dos mais diversos produtos e serviços.

O cenário do e-commerce cresceu tanto que é possível executar essa estratégia dentro de grandes marketplaces, aplicativos e em outros vários canais de venda que trabalham totalmente no meio digital. Inclusive, as redes sociais já têm espaço para e-commerce.

O crescimento do e-commerce deixou de ser uma aposta do mercado e, hoje, não é só uma realidade, como um hábito dos consumidores. A praticidade do mercado on-line é um potencial muito grande que destaca as opções virtuais diante dos meios tradicionais.

Pensando a partir do ponto de vista dos empreendedores e lojistas, o e-commerce, que antes surgia como uma boa opção, se tornou quase uma necessidade para se adaptar aos novos hábitos de consumo e expandir os horizontes da marca além da fronteira física.

Para colher resultados verdadeiramente consistentes no meio do comércio digital, é importante ter uma estratégia bem estabelecida. Alguns pontos são fundamentais para dar mais alcance a um produto como a persiana de madeira branca.

Definição de e-commerce e sua relevância

O e-commerce, ou comércio eletrônico em português, pode ser entendido como uma modalidade de empreendimento que unifica seu processo de compra e venda dentro da Internet.

Todas as transações comerciais que acontecem dentro do ecossistema digital conectado estão, de alguma forma, relacionadas ao e-commerce. Isso significa que esse conceito vai muito além da criação de um site.

Um e-commerce é o tipo de empreendimento que cria uma estrutura de funcionamento  integralmente por meio on-line, seja em um domínio próprio, em uma plataforma ou marketplace.

O principal fator relevante que é digitalizado durante uma etapa de conversão de um comércio de fórmica na porta para o e-commerce, é a digitalização de duas estruturas: os processos de venda e de atendimento ao cliente.

É a partir da digitalização que boa parte dos processos, que antes demoravam mais tempo e exigiam mais energia, podem ser otimizados através de ferramentas de automação nos setores de marketing, gestão e estoque.

Quando o e-commerce passa a ser otimizado e automatizado, e a empresa está presente dentro de um ecossistema digital conectado à Internet, a corporação ganha uma característica e um grande potencial, que é a escalabilidade.

Isso significa que, a partir do momento em que todas as funções são aprimoradas para atender uma maior demanda com menos esforço e em menor tempo, a marca está pronta para alcançar mais pessoas e vender mais, sem perder qualidade e eficiência.

Diferente de uma loja virtual, o comércio digital envolve uma gama completa de processos, e não só a simples disponibilização dos produtos em um site. Com isso, a loja virtual é um componente do e-commerce, mas não a totalidade de seu funcionamento.

Em uma estratégia de marketing digital focada em e-commerce, muitas ferramentas são utilizadas não só como divulgação, mas também como meios consistentes e finais de vendas, redes sociais, e-mail marketing, afiliados e outros meios podem ser trabalhados em conjunto.

As estratégias mais eficientes para um e-commerce

Quando uma empresa planeja adotar um planejamento de marketing e vendas através do e-commerce, é preciso também pensar na estratégia que será adotada. Dentro dessas estratégias se destacam seis possibilidades:

  1. Utilização de um blog;
  2. Marketing de conteúdo;
  3. Estratégias de SEO;
  4. Utilização de remarketing;
  5. Tráfego Pago;
  6. Atenção no pós-compra;
  7. Manutenção da atividade de publicação.

Junto com o ecossistema de vendas de produtos para bronzeamento artificial fita isolante, a empresa que pretende investir em uma estratégia de comércio digital passa a investir também em um blog.

Essa ferramenta atua em especial com a atração de visitantes, e a partir do conteúdo, visa converter esses usuários interessados em clientes fidelizados, o que de fato costuma ocorrer quando se produz conteúdo para o blog com a devida divulgação.

É por meio desta ferramenta que o site, onde o comércio digital está hospedado, ganha mais potencial de divulgação, além de gerar mais destaque. 

Uma empresa de cordão silk pode produzir conteúdo focado em valorizar esse produto e por fim propor uma ação de compra.

Essa é uma das estratégias que demonstra uma das maiores potencialidades do conteúdo dentro de um planejamento baseado em e-commerce. Quando essa atividade coloca o conteúdo como centro do seu marketing, tais efeitos são ainda mais valorizados.

Com o marketing de conteúdo, uma empresa de mini bisnaga plástica consegue reforçar não só sua visibilidade, mas seu reconhecimento de autoridade. Esse método também faz com que o site seja mais acessado organicamente.

O aumento se dá porque o conteúdo, quando rico e bem formulado, contribui positivamente para o SEO, sigla que simboliza Searching Engine Optimization, ou seja, o mecanismo utilizado pelos motores de busca para ranquear os resultados de pesquisa.

Para que a estratégia de conteúdo funcione corretamente e gere resultados, não é recomendado que essa criação seja esporádica. Para atingir os resultados mais coerentes, é preciso ter uma rotina de produção bem estabelecida.

Com esse mecanismo otimizado, o comércio digital chega tão facilmente ao consumidor quanto uma empresa de conserto de celular mais próximo. A estratégia de SEO pode ser reforçada com tráfego pago, mas apresenta resultados consistentes por si só.

Uma vez que a estratégia de marketing e vendas baseada em e-commerce já está em funcionamento, pessoas compram seus produtos todos os dias e, geralmente, boa parte delas tem experiências positivas.

A partir disso, é possível pensar em uma estratégia de remarketing que atinja de forma eficiente quem já comprou no site. Essa lógica é eficiente, pois, uma vez que já sendo um consumidor, o comprador cria menos objeções e é convertido mais facilmente.

Para isso, é necessário investir na experiência do cliente durante e depois da jornada de compra ser finalizada. Quanto maior a atenção dedicada e o suporte oferecido, maior será a chance de satisfação do cliente e, por consequência, a possibilidade dele voltar a consumir.

Como aplicar a lógica do e-commerce no seu negócio

Um comércio digital funciona integralmente dentro do meio on-line, e esse modelo segue em ascensão nos mais diferentes nichos, podendo oferecer benefícios reais tanto para consumidores, quanto para gestores dos empreendimentos dentro da Internet.

Os consumidores, em geral, não compreendem todos os mecanismos e tecnologias inseridos no processo de compra, venda e entrega dentro de um ecossistema digital, mas percebem as facilidades ao realizar compras com poucos cliques no dispositivo móvel.

Essa praticidade é muito boa não só para vender mais, mas para fidelizar o cliente, se não para as empresas, ao menos para a forma de consumo. Quando um comprador realiza uma conversão, dificilmente ele volta a fazer uma compra semelhante pelos meios físicos.

Considerações finais

O mundo está cada vez mais digital. Diversos serviços que antes estavam limitados ao meio físico, agora estão disponíveis na Internet e um dos primeiros meios de trabalho que passaram para o digital foi o negócio através do e-commerce.

O comércio digital nasceu no meio on-line para, hoje, ser uma das maiores potências do mercado com constante expansão e novas oportunidades e estratégias a todo momento.

Desde lojas de camiseta, até uma empresa B2B de ferramentas para aterramento SPDA estrutural podem dispor de um ambiente digital de compra e venda para expor seus produtos e serviços para mais pessoas e empresas.

Para as marcas, é uma ferramenta para estar presente com o seu produto nas redes e uma oportunidade para otimizar processos, alcançar mais pessoas e escalar seu trabalho para cada vez mais consumidores em potencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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