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9 sinais de que sua estratégia de marketing digital precisa melhorar

sinais de que sua estratégia de marketing digital precisa melhorar
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Rod Lopes

Não está vendo resultados de suas campanhas de marketing? Se você está procurando sinais de que sua estratégia de marketing digital precisa melhorar, leia até o final.

Um dos sinais de que seu marketing digital está falhando é se você não está vendo os resultados desejados das suas campanhas de marketing.

Mas determinar se o seu marketing precisa de uma revisão nem sempre é tão simples, pois pode haver muitos buracos na sua estratégia atual.

A verdade é que você pode não saber se seu marketing é eficaz se não souber quais métricas devem ser rastreadas.

Se você está procurando um sinal de que seu marketing digital precisa melhorar, confira esta lista.

1. Você não está maximizando seu retorno sobre o investimento (ROI)

Ver os resultados dos seus esforços de marketing é sempre o objetivo, mas você está obtendo o melhor retorno possível do seu investimento (ROI)?

Tudo isso se resume em determinar seu custo por aquisição (CPA), ou seja, quanto custa para você adquirir um novo cliente.

Ao acompanhar o sucesso de suas campanhas de marketing, é provável que você descubra que alguns canais são mais eficazes que outros.

Seu objetivo deve ser adquirir o número máximo de clientes pelo menor custo possível.

Você só pode determinar seu verdadeiro ROI comparando os resultados entre canais e campanhas, vendo quais métodos produzem os melhores resultados.

Se você não está confiante de que está maximizando seu ROI, talvez seja hora de revisar seu marketing.

2. Suas campanhas de anúncios nas mídias sociais estão ruins

Um dos maiores erros cometidos no marketing de mídia social é adotar uma abordagem de “publicar e rezar” – o que significa que eles publicam conteúdo e rezam para gerar o engajamento que desejam.

Na verdade, devemos postar conteúdo que impactará o público alvo com base nos dados já existentes.

Toda plataforma de mídia social tem sua própria versão de análise ou pelo menos suas próprias métricas de desempenho.

Likes, comentários, compartilhamentos, menções de amigos e cliques são ótimos indicadores de envolvimento dos seguidores.

Se você está postando conteúdo de mídia social e ouvindo os grilos cantarem, algo precisa mudar.

Esteja você investindo seu próprio tempo ou contratando uma agência para publicar em seu nome, esse é um investimento que deve gerar resultados lucrativos.

Suas postagens sociais em queda são certamente uma indicação de que seu marketing precisa de uma reformulação.

3. Você está vendo tráfego, mas não há conversões

A geração de tráfego é apenas uma parte da estratégia quando se trata de executar campanhas de marketing bem sucedidas.

Você pode atrair milhares de visitantes para o seu site todo dia mas se eles não estiverem se convertendo em clientes, você nunca verá o ROI que merece.

Portanto, independentemente de você administrar seu próprio marketing ou trabalhar com uma agência, verifique se o seu marketing está se traduzindo em conversões, não apenas em visitas ao site.

Isso significa usar ferramentas de análise como o Google Analytics para rastrear conversões em seu site, atribuí-las ao canal certo e determinar o ROI em cada uma de suas campanhas.

Por exemplo, muitas empresas investem em SEO para direcionar o tráfego orgânico para seus sites, mas esse raramente é o objetivo final.

Você deseja que esse tráfego seja altamente segmentado para que os visitantes do site se interessem por suas ofertas, se inscrevam em sua newsletter, comprem seus produtos ou, até mesmo, que trabalhem com você.

4. Você está vendo pouco ou nenhum tráfego

Se você está vendo pouco ou nenhum tráfego, isso também é um mau sinal.

Nenhum tráfego significa que seus esforços de marketing não estão realmente trabalhando para direcionar os usuários ao seu site ou para seu perfil nas mídias sociais.

A maioria das plataformas possui seu próprio algoritmo, que determina qual conteúdo é mostrado aos usuários.

Para o Facebook, isso significa que as marcas apostam nos anúncios e no alcance orgânico para serem notadas pelos clientes em potencial.

Quando se trata do Google, isso significa otimizar seu site para que seja exibido aos usuários nos resultados da pesquisa orgânica.

Se você estiver vendo pouco tráfego dos seus principais canais de marketing, este é um sinal claro de que seu marketing precisa melhorar.

5. Os retornos de seus anúncios pagos são fracos

Os anúncios de pagamento por clique (PPC), tráfego pago, podem ser uma ótima maneira de gerar mais resultados rapidamente, mas também podem ser caros se forem feitos incorretamente.

Muitos acabam vendo resultados ruins de seus anúncios pagos porque a segmentação está desativada.

Com isso, os usuários não convertem e o custo por clique (CPC) acaba ficando muito alto.

A dica para campanhas pagas eficazes é segmentar o público certo com o conteúdo certo.

Esteja você anunciando no Google Ads, no Facebook, no Instagram ou outros, você quer que suas campanhas sejam focadas no seu público-alvo e exibindo conteúdo relevante para eles.

Embora o custo por clique possa variar, você deve ter certeza de que está obtendo o melhor retorno possível.

Isso significa testar os anúncios, testar a copy dos anúncios, palavras-chave, segmentação e muito mais para obter o menor CPC possível e maximizar seu ROI.

6. Suas campanhas são feitas em cima da hora

Quem nunca né, até eu passo por isso. Afinal, já são mais de 2000 campanhas criadas por mim, sozinho.

Somos todos culpados por lançar campanhas de marketing digital no último minuto, mas se essa é sua estratégia preferida, pode ser hora de adotar uma abordagem diferente.

Campanhas de marketing digital eficazes levam tempo para serem montadas, principalmente porque você deve analisar os dados existentes, segmentar seu público-alvo, testar seus anúncios, etc.

Se você deseja que seu marketing digital seja coeso, planeje a maioria de suas campanhas com antecedência.

Isso significa planejar as etapas necessárias para configurar suas campanhas como:

  • realizar pesquisas de palavras-chave;
  • definir a segmentação;
  • contratar redatores, se preciso
  • elaborar a copy (texto arrasador)
  • imagens atraentes caso faça campanhas na rede de display;
  • vídeos para campanhas no youtube, e muito mais

Imagine o alívio de ter suas campanhas apresentadas com bastante antecedência. É bom demais!

7. Seu site está sendo enterrado nos resultados da pesquisa

As pessoas usam mecanismos de pesquisa como o Google para encontrar marcas, serviços, produtos e informações todos os dias.

Se seu público-alvo estiver usando o Google para encontrar marcas como a sua, mas seu site não está aparecendo nos resultados da pesquisa, provavelmente você estará perdendo muitos clientes em potencial.

Alguns sites serão classificados naturalmente, mas muitos não.

Isso ocorre porque a concorrência provavelmente está investindo em seu próprio SEO para subir ao topo dos resultados da pesquisa.

De novo, você não pode seguir o método “publicar e orar” se quiser ser competitivo no Google.

Para se aprofundar nos resultados da pesquisa, você deve ter uma estratégia de SEO eficaz.

Isso envolve otimizar o seu site para pesquisa, publicar conteúdo de alta qualidade, segmentar as palavras-chave certas e atrair backlinks valiosos para o seu site.

Não deixe seu ranking do Google à toa – verifique se você tem uma estratégia de SEO que esteja trabalhando ativamente para levar seu site ao topo da primeira página dos resultados de pesquisa do Google.

8. Você não sabe como analisar o desempenho das suas campanhas de anúncios

Muitos dos sinais acima envolvem analisar se seus esforços de marketing digital estão realmente produzindo resultados.

Mas e se você não tem idéia de como medir os resultados?

Não basta simplesmente executar uma campanha e ter uma vaga idéia de quantos leads ou clientes você está gerando como resultado.

Com essa abordagem, você não terá as informações necessárias para determinar seu custo por aquisição ou lucro que você está gerando como resultado.

Para todas as plataformas de marketing digital que você usa, verifique se você possui análises configuradas para acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs) de cada uma de suas campanhas.

  • Para SEO, podem ser visualizações de página, taxa de rejeição, tempo de permanência na página
  • Para redes sociais, podem ser likes, comentários, compartilhamentos, cliques.
  • Para anúncios, pode ser cliques, CPC, taxa de cliques, conversões, taxa de conversões, canais de conversão, palavras-chave que converteram

Definir esses identificadores e saber como acompanhá-los ajudará a avaliar se suas campanhas estão realmente produzindo os resultados desejados e se você está maximizando seu ROI.

9. Você não tem uma estratégia de marketing digital

Se você está contando com um único canal de marketing digital, está basicamente colocando todos os seus ovos em uma cesta.

Se esse canal secar, você corre o risco de perder novos leads e clientes.

Ao mesmo tempo, se sua estratégia de marketing for desarticulada, o que significa que você não sabe como cada campanha se encaixa, provavelmente ocorrerá lacunas no seu marketing digital.

Portanto, ter uma estratégia de marketing coesa e multicanal que alcance clientes em potencial em vários pontos de contato é essencial.

Dessa forma, o valor da sua marca é comunicado de maneira eficaz em todos os canais e você tem várias oportunidades para atrair clientes.

sinais de que sua estratégia de marketing digital precisa melhorar

Conclusão:

Eu recebo contato de muita gente que compra cursos online sobre tráfego pago e que mesmo assim não conseguem executar o que está no curso.

Isto acontece porque, muitas vezes, quem criou o curso não sabe o que está fazendo.

Por outro lado, esta pessoa (o seu guru) fez um bom trabalho de marketing digital que resultou na compra que você fez :)).

Eu não vendo curso – ainda -, eu faço melhor.

Eu te pego pela mão (com luvas e álcool) para colocar em prática tudo isso que está no curso que você comprou.

E mais, sugiro que você peça o reembolso pois se você não conseguiu colocar em prática é porque o curso não atendeu suas expectativas e por isso você deve ter seu dinheiro de volta.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

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