Semana passada falei com uma consultora de marketing digital que me disse que, quando ela faz planos de marketing digital para seus clientes, ela raramente inclui o conteúdo de um blog – porque é muito trabalhoso.
É uma pena, porque é nesse trabalho de blog que se encontra oportunidades reais de fechar negócios.
O objetivo principal do seu blog pessoal ou o blog da sua empresa deve ser desenvolver um relacionamento de longo prazo com o seu público.
Geralmente, quanto mais detalhado for um conteúdo de blog, e quanto mais exemplos ele tiver, mais confiável será seu conteúdo.
Os leitores verão a sua eficácia e, mesmo que não leiam o conteúdo inteiro, ficarão impressionados com sua experiência.
Esse é o primeiro passo para construir um público que acredita em você, e é por isso que não sou fã de postagens com menos de 1.000 palavras: não acho que elas possam cobrir um assunto o suficiente para se estabelecer como um especialista.
Este artigo contém cinco táticas que ajudarão a construir seu blog para conquistar um público fiel.
1) Conte uma história de transformação pessoal
As pessoas adoram histórias.
Uma boa narrativa faz com que seu público tenha empatia com o protagonista, muitas vezes a ponto de começar a sentir as mesmas emoções e querer agir da mesma forma.
Essa é uma ótima base para construir um público fiel.
A V10 Marketing, empresa de marketing humanizado, sugere um enredo mais simples: o da transformação.
Mas acho que você pode simplificar ainda mais: conte uma história de fracasso ou contratempo que foi superada.
A maioria dos CEOs não quer contar histórias sobre como eles falharam, o que é lamentável, porque é uma das maneiras mais fáceis de se conectar com seu público: todo mundo tem contratempos e fracassos, e todos nós queremos superá-los.
2) Compartilhe dados que ninguém mais possui
Outra maneira de fazer seu público confiar e acreditar em você é respaldar suas ideias com seus próprios dados.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Compartilhe dados de clientes.
- Compartilhe dados de uma pesquisa com seus clientes.
- Compartilhe dados de seu produto ou serviço que você pode obter de sua equipe de dados.
Talvez você precise manter os dados anônimos, mas os números devem contar a história, mesmo sem os nomes de seus clientes.
No caso a seguir, um cliente meu possui um conjunto poderoso de dados da web específicos sobre o uso do termo “scooter elétrica 3000 watts”.
A empresa distribui esse conjunto de dados, que são derivados de sites de notícias, blogs, fóruns de discussão e análises na web.
3) Vincule seu produto a um tema mais amplo e relevante
Muitos profissionais de marketing gostam de publicar artigos relevantes para uma notícia específica, com o objetivo de controlar o tráfego relacionado a essas pesquisas de palavras-chave.
Esta estratégia é chamada de newsjacking. É uma técnica que aproveita um assunto do momento – trend topics por exemplo – para promover a própria marca.
Na minha experiência, entretanto, o newsjacking requer agilidade que muitos departamentos de marketing simplesmente não possuem.
Em vez disso, sugiro ir com um tema mais amplo e vinculá-lo ao seu produto ou serviço – desde que, é claro, o tema se encaixe bem.
4) Inclua vários exemplos reais
Existe um ditado que diz: Mostre, não diga.
Aplique esse princípio ao seu blog.
Se seu produto é bom, dê exemplos que mostrem como ele é melhor do que os concorrentes.
Forneça um estudo de caso de cliente detalhado com números, mesmo que você não possa mencionar o nome do cliente.
Se seu produto pode ser usado em vários setores, indique os casos de uso reais.
Entre em tantos detalhes quanto necessários para torná-lo autêntico.
Um dos meus clientes é do ramo de estética.
Em seu blog eles detalham em vídeo cada fase de um determinado procedimento.
Ao ler o conteúdo de texto seguido do vídeo, seus clientes não tem outra opção a não ser agendar uma consulta.
5) Combine o máximo possível das quatro táticas anteriores
Postagens em blogs não é garantia de ganhos rápidos.
Eles exigem planejamento, cooperação e tempo para criar, editar, revisar o conteúdo.
Então, por que você deve investir tempo e esforço no seu blog?
Porque em um mundo online onde muito conteúdo está sendo produzido, você ou sua empresa terá que trabalhar muito mais para capturar a atenção do seu público.
Se você puder criar um conteúdo atraente que não possa ser facilmente duplicado e demonstrar sua experiência, você se posicionará como um especialista em seu setor, construirá autoridade e ganhará a confiança do seu público.
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