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Cinco maneiras de conquistar um público fiel com seu blog

Cinco maneiras de conquistar um público fiel com seu blog

Semana passada falei com uma consultora de marketing digital que me disse que, quando ela faz planos de marketing digital para seus clientes, ela raramente inclui o conteúdo de um blog – porque é muito trabalhoso.

É uma pena, porque é nesse trabalho de blog que se encontra oportunidades reais de fechar negócios.

O objetivo principal do seu blog pessoal ou o blog da sua empresa deve ser desenvolver um relacionamento de longo prazo com o seu público.

Geralmente, quanto mais detalhado for um conteúdo de blog, e quanto mais exemplos ele tiver, mais confiável será seu conteúdo.

Os leitores verão a sua eficácia e, mesmo que não leiam o conteúdo inteiro, ficarão impressionados com sua experiência.

Esse é o primeiro passo para construir um público que acredita em você, e é por isso que não sou fã de postagens com menos de 1.000 palavras: não acho que elas possam cobrir um assunto o suficiente para se estabelecer como um especialista.

Este artigo contém cinco táticas que ajudarão a construir seu blog para conquistar um público fiel.

1) Conte uma história de transformação pessoal

As pessoas adoram histórias.

Uma boa narrativa faz com que seu público tenha empatia com o protagonista, muitas vezes a ponto de começar a sentir as mesmas emoções e querer agir da mesma forma.

Essa é uma ótima base para construir um público fiel.

A V10 Marketing, empresa de marketing humanizado, sugere um enredo mais simples: o da transformação.

Mas acho que você pode simplificar ainda mais: conte uma história de fracasso ou contratempo que foi superada.

A maioria dos CEOs não quer contar histórias sobre como eles falharam, o que é lamentável, porque é uma das maneiras mais fáceis de se conectar com seu público: todo mundo tem contratempos e fracassos, e todos nós queremos superá-los.

2) Compartilhe dados que ninguém mais possui

Outra maneira de fazer seu público confiar e acreditar em você é respaldar suas ideias com seus próprios dados.

Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Compartilhe dados de clientes.
  • Compartilhe dados de uma pesquisa com seus clientes.
  • Compartilhe dados de seu produto ou serviço que você pode obter de sua equipe de dados.

Talvez você precise manter os dados anônimos, mas os números devem contar a história, mesmo sem os nomes de seus clientes.

No caso a seguir, um cliente meu possui um conjunto poderoso de dados da web específicos sobre o uso do termo “scooter elétrica 3000 watts”.

A empresa distribui esse conjunto de dados, que são derivados de sites de notícias, blogs, fóruns de discussão e análises na web.

3) Vincule seu produto a um tema mais amplo e relevante

Muitos profissionais de marketing gostam de publicar artigos relevantes para uma notícia específica, com o objetivo de controlar o tráfego relacionado a essas pesquisas de palavras-chave.

Esta estratégia é chamada de newsjacking. É uma técnica que aproveita um assunto do momento – trend topics por exemplo – para promover a própria marca.

Na minha experiência, entretanto, o newsjacking requer agilidade que muitos departamentos de marketing simplesmente não possuem.

Em vez disso, sugiro ir com um tema mais amplo e vinculá-lo ao seu produto ou serviço – desde que, é claro, o tema se encaixe bem.

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4) Inclua vários exemplos reais

Existe um ditado que diz: Mostre, não diga.

Aplique esse princípio ao seu blog.

Se seu produto é bom, dê exemplos que mostrem como ele é melhor do que os concorrentes.

Forneça um estudo de caso de cliente detalhado com números, mesmo que você não possa mencionar o nome do cliente.

Se seu produto pode ser usado em vários setores, indique os casos de uso reais.

Entre em tantos detalhes quanto necessários para torná-lo autêntico.

Um dos meus clientes é do ramo de estética.

Em seu blog eles detalham em vídeo cada fase de um determinado procedimento.

Ao ler o conteúdo de texto seguido do vídeo, seus clientes não tem outra opção a não ser agendar uma consulta.

5) Combine o máximo possível das quatro táticas anteriores

Postagens em blogs não é garantia de ganhos rápidos.

Eles exigem planejamento, cooperação e tempo para criar, editar, revisar o conteúdo.

Então, por que você deve investir tempo e esforço no seu blog?

Porque em um mundo online onde muito conteúdo está sendo produzido, você ou sua empresa terá que trabalhar muito mais para capturar a atenção do seu público.

Se você puder criar um conteúdo atraente que não possa ser facilmente duplicado e demonstrar sua experiência, você se posicionará como um especialista em seu setor, construirá autoridade e ganhará a confiança do seu público.

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Rod Lopes

Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

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