Redirecionar outros domínios para um domínio principal é uma boa ideia para SEO? Aqui está o que você precisa saber antes de tomar essa decisão.
A pergunta que me fizeram esta semana é: “Gostaria de sua opinião sobre ter vários domínios apontando para um site, e se é perigoso ou benéfico do ponto de vista de SEO e Google. Tenho um cliente que quer 10 domínios diferentes, todos apontando para o site dele, e estamos curiosos sobre os efeitos que isso pode causar.”
A minha resposta foi: “depende”.
Primeiro, vamos definir a situação e esclarecer algumas coisas.
Quando você quer “apontar vários domínios para um site”, imagino que você quer dizer redirecionamento 301 ou algum outro tipo de redirecionamento dos domínios extras para o site do cliente.
Diferente de “fazer com que o site do cliente seja exibido em todos esses domínios”.
Posso dizer agora, ter um mesmo site para vários domínios simplesmente cria vários sites de conteúdo duplicado e isso não é nada bom para o seu negócio, para SEO, para o Google.
Quando redirecionar outros domínios para seu domínio principal
Então, supondo que estamos falando sobre redirecionar esses outros domínios para o domínio principal do cliente …
As primeiras perguntas que precisamos responder neste cenário são:
- De onde vieram esses domínios em primeiro lugar?
- Esse cliente sempre os teve (por exemplo, eles sçao os donos dos domínio?)?
- Esses domínios já tiveram um site próprio (ou atualmente têm seu próprio conteúdo / site)?
Se algum dos domínios já foi um site independente (ou seja, com conteúdo próprio) ou se foi administrado por outras pessoas que não o seu cliente, será necessário verificar o histórico de cada um dos domínios.
Você precisa analisar o histórico de backlink e procurar por links de origem questionável, maliciosos e indesejáveis.
A última coisa que você quer fazer é um redirecionamento 301 de um domínio com milhares de links de spam ou pornografia para um domínio bom (íntegro) de um cliente.
Se os domínios tiverem qualquer indício que indique que houve atividades maliciosas no passado, eu não consideraria o redirecionamento 301 dos domínios para o domínio ativo do cliente.
No entanto, se os domínios em questão tem valor para o cliente, você pode utilizar o redirecionamento 302 para o site do cliente.
Você também precisará verificar no Google para ver se há alguma página de classificação ativa em cada um dos domínios.
Se houver, esse conteúdo é cópia do do conteúdo atual do seu cliente?
Não faz o menor sentido redirecionar um domínio relacionado a cachorros para um site que contém conteúdo sobre carros usados.
Se o conteúdo não for o mesmo, não há valor no redirecionamento.
Há muito tempo atrás eu adquiri um domínio de um concorrente do meu cliente e fiz o redirecionamento 301 pois a maioria de suas páginas continham o mesmo conteúdo do site que eu estava trabalhando.
Isso significava que os usuários ainda encontravam exatamente o que procuravam, dessa vez no site do cliente e não no do concorrente.
E todos os links de alto valor que estavam apontando para o site do concorrente agora estavam apontando para o site do meu cliente por causa do redirecionamento 301 (e trouxeram com eles o valor associado aos links).
Relacionado a isso, se houver classificações no Google para qualquer um dos domínios e ao clicar no link acionar qualquer tipo de aviso de malware ou conteúdo malicioso, não redirecione esse domínio para o site do seu cliente.
Se há conteúdo no domínio mas não se parece com o que você ou seu cliente acreditam que deveria estar lá (por exemplo, é um site que vende motos elétricas, mas todos os resultados da SERP são sobre bola cafeteiras elétricas), o domínio / site existente provavelmente foi hackeado .
Se for um site hackeado, você poderá usá-lo, mas precisará destruir todo o sistema de arquivos e todos os bancos de dados conectados ao site.
Eu provavelmente mudaria de hospedagem e só faria esse esforço se houvesse outros recursos significativamente valiosos associados ao domínio (como backlinks de qualidade ou conteúdo / resultados diretamente relacionados).
Concluindo, pode haver valor nesta estratégia, mas depende inteiramente do conjunto de domínios que você está olhando e como eles se relacionam com o conteúdo do seu cliente.
Considere a decisão com a orientação acima em mente, e tenho certeza que seu cliente se beneficiará
Sou um Profissional Digital há mais de 10 anos.
Seja um Profissional Digital você também!