Profissional Digital

backlink e importante

Backlink em 2020 é (mesmo) importante?

Vejo em grupos, de Facebook e Whatsapp, muitas pessoas preocupadas com o backlink no SEO como se fosse só isso a solução de tudo.

E simplesmente esquecem da otimização on-page que tem em peso enorme no resultado final do trabalho, que é o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.

Sendo assim, vou aproveitar e falar um pouco sobre o que pode ser feito no SEO On-Page, e como ele pode ser bem utilizado, para ajudar no ranqueamento do seu negócio na primeira página do Google sem se preocupar com backlink nesta primeira fase de otimização do seu site ou loja virtual.

Pra mim, antes mesmo de se preocupar com backlink, tudo deve começar na performance. Ter um site, ou loja virtual, rápido é um fator importantíssimo para conseguir ser bem ranqueado, além do que, hoje a maioria dos acessos já vem de smartphones e muitos desses acessos são de conexões 3G ou 4G.

Logo, muitos usuários não tem paciência de esperar muito tempo para o site ser carregado. Em média, devemos trabalhar para que o site abra em até 4 segundos.

Com essa dominância que os dispositivos móveis vêm tendo nas pesquisas dos motores de busca e nos acessos de sites, devemos falar do design responsivo.

O Google está bem de olho nesse fator, mas indo além, levando em consideração a experiência do usuário (eu gosto muito de levar o fator humano em consideração), o site tem de estar bem adaptado tanto para celulares, quanto para tablet (que ainda é a minoria nos acessos, mas ainda assim, tem acessos) e para computadores, proporcionando assim, uma boa experiência do usuário ao acessar o seu site.

Lembre-se que isso pode reduzir bastante a taxa de rejeição do seu site, ok!

Os mecanismos de buscas tem um “robozinho” que são os Crawlers de Rastreamento (web crawlers), que passam no seu site e fazem a leitura de todo seu conteúdo.

Portanto, tenha um sitemap bem feito e organizado pois é ele que facilita o trabalho do Crawler em reconhecer todas as páginas do seu site, a hierarquia e o caminho percorrido.

O Certificado de Segurança (SSL) também tem um peso tremendo para os mecanismos de busca, isso vai garantir que a seu site é seguro e autentico. Garanta que você tem o SSL instalado.

Olha a quantidade de otimizações que temos de levar em consideração antes de se pensar em backlink e ainda não digitamos nenhuma palavra como o famoso “Olá Mundo” no seu site.

Agora sim, vamos lá então:

  • Título: O título é algo muito poderoso, pois não necessariamente precisa ser o título do artigo, mas sim o que vai aparecer no resultado da busca.

Caso não otimize bem, esse espaço será ocupado por frases aleatórias do texto que são nada chamativas ou que seja relevante para quem está fazendo a busca.

  • Meta Description: A Meta não tem mais um peso para o fator de ranqueamento, porém ele é aquele trecho de texto que aparece logo abaixo do título e da url nos resultados, aquele pedacinho de texto que se bem otimizado, pode trazer muitos cliques.
  • Palavra-chave: As pessoas quando buscam algo na internet, é porque elas têm um problema que precisa ser solucionado.

Logo, o que separa você e seu site do usuário/lead/cliente é exatamente a palavra-chave (keyword) a ser pesquisada, com a solução que você vai oferecer para o problema dessa pessoa.

A palavra-chave é a forma como a pessoa escreve a dúvida ou o problema no mecanismo de busca (Google, Bing, etc).

  • URL: As URL’s quando não otimizadas costumam vir com números ou códigos estranhos e nada haver com o seu negócio, muito menos, com o que as pessoas estão pesquisando.

É primordial que a URL seja auto-descritiva, objetiva e lembre sempre, coloque a palavra-chave na URL.

  • Imagens: Nesse momento vou criar uma leve polêmica.

O Google, bem como os demais mecanismos de busca, vêm pedindo cada vez mais arquivos menores e leves, mas para quem trabalha com produtos ou precisa de imagens melhores, como fotógrafos por exemplo, não pode compactar tanto o tamanho da imagem, pois ela vai perder qualidade.

Eu gosto sempre de recomendar o seguinte, otimize o tamanho do arquivo de imagem, até o ponto que não comprometa a sua qualidade.

Não esqueça que também existem outros fatores que podem ser otimizados nas imagens, como o nome do arquivo e o atributo alt.

  • Linkagem Interna: Muitas pessoas esquecem desse fator que também é de suma importância, que são os links internos de um site.

O objetivo da linkagem interna é garantir uma boa navegabilidade do visitante por todo seu site, e garantir com que ele venha a consumir todo o conteúdo, com a melhor fluidez possível.

Além de que, uma boa linkagem interna, fará com que o “juice” percorra por todo seu site.

  • Heading: Nesse momento estamos chegando no conteúdo, e as Headings (H1, H2, H3, H4, etc) são a hierarquização do conteúdo dentro da página.

Isso faz com que o conteúdo fique mais escaneável, e bem mais organizado hierarquicamente.

Como por exemplo: País, Estados, Municípios, Bairros. O H1 e o H2 são os que têm maior peso no ranqueamento, portanto, não se esqueça de colocar a palavra-chave neles.

  • Conteúdo: Um conteúdo rico e denso é aquele conteúdo que responde o que o usuário deseja saber, sem enrolações, o que pode deixar o seu conteúdo genérico ou o famoso conteúdo pra “encher linguiça”.

Claro que, conteúdos mais longos trazem melhores resultados, mas desde que esse conteúdo seja aprofundado e mais detalhado.

Conteúdos assim vão trazer mais engajamento e tempo de permanência no seu site, o que te deixa bem ranqueado perante os mecanismos de busca, diminuindo sua taxa de rejeição.

Pois bem, com todos esses itens otimizados, agora é fazer um bom acompanhamento do seu site, no próprio Google Analytics, Search Console ou em ferramentas como o Ahrefs, SEMRush, Moz, dentre outros.

Lembre-se de também estar sempre publicando novos conteúdos, deixando assim o site mais rico e com um bom volume de publicações.

Depois de ter executado todas as ações que falamos até aqui, agora sim é a hora de partir para o backlink, que é uma estratégia de SEO Off-Page.

Para que você entenda melhor clique aqui e saiba o que é backlink, conhecido também como linkbuilding.

Eu tenho certeza que se o site do seu negócio virtual estiver bem otimizado usando as dicas que eu te dei neste conteúdo, quando você partir para o Seo Off-Page, que irá exigir o tão desejado e famoso backlink, seus resultados serão absurdamente significantes.

Rod Lopes

Rod Lopes

Profissional Digital

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

1 comentário em “Backlink em 2020 é (mesmo) importante?”

  1. Pingback: Por que você NÃO deve tentar controlar tanto o texto âncora ao fazer link building * Profissional Digital em Campinas * RodLopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank
Começar Conversa
1
Estou aqui para te ajudar, ok?
Conte comigo para resolver seus problemas de Marketing Digital.
Desde Site/Loja Virtual até Tráfego Pago, Email Marketing, Logotipo, Identidade Visual.
O ideal é fazermos uma reunião.