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Marketing em 2030

Como será o Marketing em 2030. Veja 5 maneiras de sobreviver e prosperar nos próximos 10 anos

Já parou para imaginar como será o marketing em 2030, daqui 10 anos? Quando penso no início da minha carreira, havia muita preocupação com o ano 2000 e o impacto que isso teria em nossas vidas profissionais e pessoais.

O mundo assistiu com apreensão quando o ano 2000 chegou, mas, felizmente, os medos acabaram sendo praticamente infundados.

Avanço rápido de 20 anos e a tecnologia ainda está causando interrupções, embora de maneiras mais positivas. Agora, estamos aproveitando tecnologias cada vez mais inovadoras, como IA – Inteligência Artifical e Aprendizado de Máquina – Machine Learning.

É um momento emocionante para ser um profissional de marketing digital. A capacidade do marketing de afetar os resultados financeiros é maior do que nunca, e os profissionais de marketing digital podem se envolver com os clientes de maneiras que nunca fomos capazes de fazer antes.

Mas quais são as coisas que os profissionais de marketing devem pensar hoje para garantir que eles, juntamente com suas empresas, tenham um desempenho melhor do que nunca já pensando em como será o marketing em 2030, ou seja, pelos próximos 10 anos?

1. Aprofunde seus conhecimentos em tecnologias imersivas

Um estudo recente da The Future of Ecommerce procurou descobrir como será a experiência do cliente em 2030.

Algo que me impressionou com a pesquisa é o ritmo da inovação prevista e a adoção da tecnologia imersiva.

Como profissionais de marketing, estamos continuamente nos esforçando para acompanhar a tecnologia, seja ela qual for.

E o ritmo continuará a crescer mais rapidamente.

  • 80% das pessoas esperam aceitar a entrega de um produto por drone ou veículo autônomo até 2030;
  • 78% esperam usar aplicativos de AR (realidade aumentada) ou VR (realidade virtual) na próxima década para ver como será o produto em seu ambiente final, seja mobiliário para a casa ou equipamento para o local de trabalho.

Neste sentido, como você apresentará sua loja para o cliente? Se você é um profissional de marketing B2B, como apresentar seu software, soluções para seus clientes?

2. Seja eficiente, mas seja humano

A medida que inovamos, como garantimos que equilibramos as necessidades de todos os clientes? Segundo a pesquisa, as empresas esperam que dois terços do engajamento do cliente sejam tratados por máquinas inteligentes até 2030.

Essa é uma ótima oportunidade, mas também um grande risco. Devemos equilibrar eficiência com empatia. Processos automatizados como chatbots são um benefício para muitos, mas algumas pessoas gostam de interação pessoal. Equilíbrio é a chave.

Recentemente, introduzi um chatbot projetado especificamente para interagir com os visitantes de uma loja virtual com público jovem e que têm perguntas tarde da noite e geralmente preferem interações automatizadas.

No caso desse jovem grupo demográfico, o chatbot foi muito bem-sucedido, mas eu o lançaria se meu público fosse de pessoas mais velhas?

3. Seja obcecado por seus clientes (e sua privacidade)

A centralização no cliente é um tema recorrente e, como profissionais de marketing digital, devemos estar obcecados pelos clientes.

Existe montanhas de dados que podemos usar para entender os clientes e ajudar a oferecer experiências excepcionais.

Quando as pessoas depositam confiança em sua empresa fornecendo seus dados, devemos proteger como os usamos.

Uma das descobertas mais alarmantes da pesquisa foi que 73% acham que o uso de seus dados pessoais está “fora de controle”!

Isso deve interessar a todos nós já prevendo como será o marketing em 2030 porque 59% das marcas concordam firmemente que proteger as informações dos clientes é o fator mais importante para garantir uma experiência de cliente forte.

4. Seja uma empresa leal

Sabe aquele ditado – A primeira impressão é a que fica?

A percepção dos clientes em potencial sobre sua marca começa no momento em que ouvem o nome da marca. Isso é importante porque a percepção da marca ajuda a gerar lealdade.

Lealdade não é espontânea. Assim como em seus relacionamentos individuais, a lealdade é conquistada. E deve ser nutrida.

Quanto mais pontos de contato de lealdade você tiver em sua organização, mais forte será o seu relacionamento com seus clientes.

Observe a jornada do cliente hoje e identifique marcadores ao longo do caminho para surpreender e encantar seu cliente.

Seja sempre ativo e atualizando sua tecnologia voltada para o cliente para garantir que a descoberta e a experiência de compra é ágil e o mais eficiente possível.

5. Esteja sempre ativo

A necessidade de velocidade e agilidade é outro ponto que saltou da pesquisa.

Os principais fatores relacionados a tecnologia que beneficiarão o marketing em 2030, de acordo com o estudo, serão aplicativos móveis, acesso de alta velocidade e pedidos através de sistemas domésticos inteligentes.

Tudo isso indica que o consumidor do futuro desejará acesso e serviço “sempre ativos”.

Isto se traduzirá rapidamente em expectativas semelhantes no marketing B2B e colocará uma enorme pressão sobre as necessidades de tecnologia das organizações de marketing em 2030.

E não podemos fazer isso sozinhos. Vai levar toda a organização a ser centrada no cliente. Será necessário um forte alinhamento com outros grupos para ter sucesso.

O ritmo da mudança deve acelerar na próxima década. Para chegarem preparados e com boas estratégias de marketing em 2030 e mais além, os profissionais de marketing digital precisarão colocar os dados em funcionamento, reinventar modelos operacionais, alinhar-se a outros departamentos para obter a máxima eficiência e garantir que, ao longo da jornada do cliente, o Marketing esteja entregando uma experiência do cliente excepcional.

Rod Lopes

Rod Lopes

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