Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, transmitiu ao vivo em sua página uma notícia que vai deixar feliz muitos donos de negócios online como lojas virtuais e ecommerce: Compras em tempo real nas lives do Facebook e Instagram, e em breve, Messenger e Whatsapp.
Confira este vídeo, em inglês, do anúncio que o Tio Mark fez para milhares de seguidores.
“Espere, já não tínhamos lojas no Facebook e Instagram”, ouvi você dizendo!
Sim, é verdade. Até aqui, nenhuma novidade. Lojas de páginas do Facebook e as Lojas de perfis do Instagram já estão em uso há muito tempo por grandes, pequenas e médias empresas.
No entanto, o que há de novo é que as empresas poderão configurar uma única loja on-line que forneça uma presença unificada para que os clientes tenham uma experiência totalmente integrada nos anúncios do Facebook, Instagram, Stories e, em breve, também Messenger e WhatsApp.
Eu, particularmente, acredito que as compras pelo WhatsApp serão grandes nos países em desenvolvimento quando estes recursos forem lançados.
E, tenho certeza que o momento do Facebook para este novo produto de lojas tem uma certa conexão com o recente investimento de US $ 5,7 bilhões para comprar uma participação de 9,99% na Reliance Jio Platforms da Índia. O tempo vai dizer.
Compras em tempo real nas lives do Facebook e Instagram enquanto você transmite ao vivo
Além disso, o que mais vai impressionar serão as compras que permitirão que os espectadores comprem em tempo real enquanto você transmite ao vivo no Facebook ou Instagram.
No vídeo, Tio Mark fala sobre os Recursos de Compras em tempo real nas lives do Facebook e Instagram
“As pessoas usam lives (vídeo ao vivo) em nossos aplicativos para exibir produtos há anos, desde lojas de calçados anunciando novos tênis até influenciadores de beleza que experimentam batons diferentes.
Agora, estamos facilitando a compra de produtos em tempo real. Em breve, vendedores, marcas e criadores poderão marcar produtos de sua loja ou catálogo do Facebook antes de irem ao ar e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam tocar facilmente para saber mais e comprar.
Começamos a testar isso com empresas no Facebook e Instagram, e o divulgaremos de maneira mais abrangente nos próximos meses.“
Agora adivinha só uma coisa!
Este recurso de compras ao vivo foi testado em modo beta lá atrás, em 2017! Lembro que foi apresentado um exemplo real em uma das sessões do evento Social Media Marketing World em 2017.
Só não entendi por que o Facebook demorou tanto para trazer esse recurso incrível ao mercado.
As novas lojas do Facebook incluem Inteligência Artifical (IA) e Realidade Aumentada (AR)
- Os sistemas de IA identificarão e etiquetarão automaticamente os produtos nas fotos para que as pessoas possam clicar nas fotos do produto. A IA também personalizará sugestões de produtos para os usuários.
- A Realidade Aumentada permitirá que os clientes obtenham uma prévia dos itens, sem sair de casa, ou experimentem maquiagem, óculos de sol etc. (esse recurso já existe há um tempo com algumas das principais marcas que o testam.)
Interessante de tudo isso é que, recentemente eu publiquei um artigo “Como será o marketing em 2030” onde eu indico 5 maneiras de sobreviver e prosperar nos próximos 10 anos.
Dentre as dicas, eu digo que 78% das pessoas esperam usar aplicativos de AR (realidade aumentada) ou VR (realidade virtual) na próxima década para ver como será o produto em seu ambiente final, seja mobiliário para a casa ou equipamento para o local de trabalho.
O Facebook fechou parceria com Shopify, BigCommerce, WooCommerce e várias outras ferramentas de ecommerce.
- Se você já possui uma loja Shopify, por exemplo, poderá importar seu inventário para as Lojas do Facebook.
- Isto porque a experiência no Facebook Shops é nativa, rápida, fácil e os usuários já têm suas informações de cartão de crédito armazenadas na plataforma.
- Além disso, você poderá enviar atualizações instantâneas de pedidos, atendimento ao cliente e rastreamento de pacotes, etc. via Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp
E com relação aos Info Produtos?
A princípio, as compras em tempo real nas lives do Facebook e Instagram serão destinadas a empresas que vendem somente produtos físicos.
No entanto, de acordo com uma recente sessão de perguntas e respostas ao vivo com Layla Amjadi, líder de produto para compras no Instagram, ela afirmou que o Facebook está “trabalhando em um novo conjunto de ferramentas para todos os tipos de empresas”.
OBS: Sua loja no perfil do Instagram e / ou loja de páginas do Facebook serão convertidas automaticamente em uma loja. Você receberá um e-mail quando estiver pronto.
As compras em tempo real nas lives do Facebook e Instagram já começaram a ser lançadas em lojas do Facebook nos Estados Unidos e estão chegando ao Instagram ainda este ano.
E, como de praxe, o resto do mundo vai ter que esperar, incluindo o Brasil. Nem precisava mencionar isso né :))