Você já parou para pensar por que as pessoas compram? Preço baixo? Necessidade? Certeza de que o produto resolve o problema? Sim, tudo isso importa. Mas existe um segredo ainda mais profundo: a decisão de compra mora dentro do cliente.
- Valor percebido: o que importa é como eles enxergam o valor do seu produto.
- Dor específica: a dor que motiva a compra é a dor deles.
- Crença na solução: a crença de que seu produto resolve o problema precisa nascer dentro deles.
Percebe o padrão? A jornada de compra acontece na mente do cliente. E por que, então, as pessoas não compram?
A resposta é simples: porque muitas vezes, nossas campanhas de marketing falham em criar o ambiente certo para a compra.
Os clientes precisam se sentir seguros para dizer “sim”. Existem diversas maneiras de fazer isso, sem apelar para vendas agressivas ou falsas urgências como muito se vê por aí.
Adeus Objeções, Olá Vendas Conscientes
Ao invés de listar objeções como preço, receio de não ter resultados, ou falta de clareza sobre o produto, precisamos criar um cenário onde o cliente perceba essas soluções por conta própria.
Aqui está o grande problema: abordar objeções diretamente pode afastar o cliente. Imagine uma conversa onde você aponta o dedo para as inseguranças dele. Isso gera resistência e quebra a confiança.
Esses vídeos de “vendas falsas” nas redes sociais, onde o vendedor pressiona o cliente até a compra? Pura encenação. Vendas de verdade não funcionam assim.
O Poder das Histórias
Então, qual a melhor forma de conduzir o cliente à compra sem pressões? A resposta está em um elemento poderoso: histórias.
Contar histórias específicas permite que o cliente chegue à conclusão por si só, sem se sentir manipulado. É a única forma de evitar o arrependimento pós-compra.
Ao invés de pressionar, a história sutilmente apresenta soluções para as objeções do cliente. Ele termina a leitura enxergando o problema e a solução sob uma nova luz, permitindo uma compra tranquila e confiante.
É esse o método que uso há anos e que funciona em absolutamente todos os nichos. Sim, funciona até para o seu nicho, mesmo que você venda para “profissionais ocupados que não tem tempo para histórias”.
Todo mundo ama histórias
Na verdade, todo mundo ama boas histórias. O problema é que talvez eles ainda não tenham lido a sua história, da forma certa para capturar a atenção deles e, consequentemente, abrir a carteira.
Essa e outras habilidades técnicas e intelectuais podem ser aprendidas na imersaodigital.com.br, um treinamento presencial de 2 dias em Campinas onde você vai criar sua presença online a partir do zero e sair de lá com sua história pronta para ser apresentada ao seu público alvo.
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