É muito importante entender o conceito de nicho de mercado para que o negócio possa ocupar um espaço determinado em seu segmento e alcançar o sucesso.
Todavia, apesar de ser algo fundamental, pode ser um verdadeiro desafio para boa parte dos empreendedores.
Também existem aqueles que acreditam que encontraram um nicho, mas na verdade estão atuando no segmento incorreto.
Entretanto, é importante ser assertivo nesse ponto, visto que saber definir bem o nicho pode ajudar atrair novos clientes.
Quanto mais clientes uma empresa tem, maiores serão os seus lucros, o que garante saúde financeira e estabilidade.
Para aqueles que já sabem qual é o seu nicho de atuação, também é importante ter a capacidade de rever esse aspecto constantemente.
Isso é necessário porque o mercado muda com muita frequência e por conta disso novos nichos aparecem, o que pode ajudar a expandir suas soluções.
Mas, para alcançar novas possibilidades, é muito importante saber reconhecê-las, isso pode começar a partir do momento que você sabe qual é o seu nicho.
Pensando nisso, neste artigo, vou explicar o que é nicho, como você pode encontrá-lo e quais são as vantagens de saber defini-lo bem.
Qual é o conceito de nicho de mercado?
Chamamos de nicho de mercado uma parcela de consumidores que é pouco ou nada atendida pelas empresas, por isso, ele é considerado uma oportunidade de negócios.
Alguns empreendedores utilizam o nicho de mercado como se fosse um segmento, mas eles não dizem a mesma coisa.
Confundir essas duas determinações pode mudar muito a especificidade do seu negócio.
Por exemplo, um fabricante de copos personalizados formatura atende a um segmento de mercado formado por pessoas que possuem dores e interesses semelhantes.
Ele é um pouco maior e amplo do que o nicho porque este é mais diminuto e inexplorado.
Por conta disso, podemos dizer que o nicho é uma parcela ainda menor de um segmento.
Por exemplo, um restaurante se encaixa no segmento alimentício, mas se ele for vegano, então ele atende a uma parcela de consumidores mais específica.
O segmento representa o perfil de consumidor do negócio e abrange todas as características da persona da empresa, como:
- Necessidades;
- Problemas;
- Desejos;
- Desafios.
Dentro do segmento existe uma parcela ainda menor de pessoas que estão procurando por algo mais específico e por um preço acessível.
São consumidores que possuem características um pouco além da persona da marca e suas necessidades não estão sendo atendidas por completo por nenhuma organização.
Entretanto, um fabricante de caixa de papelão para mudança precisa descobrir um nicho em ascensão dentro do seu segmento, e assim oferecer um produto inovador que aumentará suas chances de sucesso.
Como encontrar um nicho de mercado
Assim como você sabe qual é a sua segmentação no mercado em que atua, precisa encontrar o seu nicho para ter acesso a oportunidades ainda melhores.
Identificar um problema específico
Se você conhece bem o mercado em que atua sabe bem o tipo de problema que precisa solucionar, a única coisa necessária é validá-lo.
Entretanto, se você ainda não descobriu um problema que o seu público talvez tenha, pode procurar essa informação em diversos canais, como fóruns ou até mesmo buscando termos relacionados ao seu segmento de mercado.
Outra dica é se atentar às dúvidas e feedbacks de seus clientes e de marcas conhecidas no mercado, pois isso traz ideias que podem passar despercebidas.
Analisar a demanda do mercado
O nicho de mercado só é válido quando ele se baseia em um problema real.
Se ele for resolvido, seu negócio será capaz de trazer mais qualidade de vida e soluções para as pessoas, por conta disso, sempre existirá alguém disposto a pagar pela sua solução.
Em outras palavras, trata-se de um segmento com demanda e podemos descobrir essa questão observando os comentários e as buscas que os usuários fazem na internet.
Um chaveiro para carros também pode identificar um segmento entrevistando seus clientes e potenciais clientes no que diz respeito às intenções de compra.
Agora, se você percebeu que ninguém compraria determinada solução, talvez o nicho que você queira atuar não seja tão importante.
Determinar o mercado em que você quer atuar
Podemos criar empreendimentos dos mais variados tipos, principalmente quando se trata de negócios digitais, mas você só consegue prosperar como empreendedor se você realmente conhecer o seu mercado e gostar de atuar nele.
Muitas pessoas cometem um erro de apostar em um segmento apenas por modismo, entretanto, a demanda muito alta e a cobrança podem prejudicar o negócio, uma vez que você não conhece bem o setor ou simplesmente não gosta de atuar com ele.
O ideal é que assim como um revendedor de cilindro de ar comprimido, você encontre um mercado que conheça bem e goste de atuar nele.
Avaliar seus conhecimentos
Se você já sabe qual é o seu mercado e reconhece um problema dentro dele, precisa ter os conhecimentos necessários para entregar uma boa solução.
O ideal é dominar um ramo de negócio e para isso, nada melhor do que estudar a fundo todas as propriedades que permeiam a atividade do seu negócio.
Além disso, é muito importante colocar em prática o que você fala a respeito da sua empresa.
Uma boa maneira de fazer isso é testar o seu próprio produto ou serviço e criar um case de sucesso a partir desse experimento.
Saber quem são seus concorrentes
Nenhum mercado é rentável se houver muitas empresas que tentam entregar a mesma solução, por conta disso, é fundamental saber se existem outros concorrentes.
Por exemplo, se você vai criar uma clínica de estética apenas para boca preenchimento, deve descobrir se já existem outros profissionais focados apenas nisso.
O ideal é que não exista concorrência, mas nem todos têm essa sorte, por conta disso você pode optar por atuar em um nicho com pouca competição.
Se você encontrou um problema que poucos oferecem uma solução, pode apostar que está investindo em um grande diferencial.
Por outro lado, se houver muita oferta, é melhor encontrar outro nicho.
Todo esse trabalho pode trazer muitas vantagens se você encontrar um lugar adequado para o seu negócio, e vamos mostrar algumas delas.
Vantagens de definir bem o seu nicho
Atuar em determinado nicho de mercado pode trazer muitas vantagens para as organizações, e dentre aquelas que mais se destacam estão:
Mais engajamento do público
Um fabricante de compressor de ar silencioso tem como vantagem um público mais engajado e que não precisa de tanta motivação para adquirir os produtos e serviços.
Todo o conteúdo produzido pela companhia, como no caso das publicações nas redes sociais ou blogs, pode ter uma audiência mais interessada em consumi-las.
A companhia mostra que entende as necessidades dessas pessoas e que nenhuma outra organização consegue compreender.
Consequentemente, seu público vai interagir e compartilhar seus materiais, o que aumenta consideravelmente o envolvimento dos consumidores.
Se o perfil de uma organização nas redes sociais tiver um bom engajamento por parte do público, ela produz prova social de maneira natural.
Aumenta o fortalecimento da marca
Se você tem um público mais engajado, então consegue melhorar a autoridade da sua marca.
Ademais, se um fabricante de andaime tubular fachadeiro atende uma dor específica, ele será lembrado por esse diferencial.
Existem muitos produtos no mercado que conquistam essa posição, por exemplo, quando falamos sobre máquina de costura, logo nos vem à mente determinada marca que conquistou sucesso e posicionamento em muitos lugares do mundo.
Em linhas gerais, é uma empresa que se tornou referência e passa a ser indicada toda vez que alguém precisa de uma solução produzida por ela.
Clientes mais fiéis
Empresas dos mais variados segmentos querem fidelizar os seus clientes, mas se não atuarem em um nicho específico, é muito mais difícil conseguir isso.
Por outro lado, atender uma demanda específica reduz a concorrência e isso faz com que as pessoas voltem a comprar com você.
No caso de um fabricante de crachá de identificação de funcionário, por exemplo, ele terá um público mais qualificado que atende sua oferta, já que é capaz de atender às exigências dessas pessoas.
Consequentemente, é muito mais fácil vender com frequência para os mesmos consumidores.
Você mesmo, como cliente, conhece alguma empresa ou marca que atende a uma necessidade específica e não abre mão dela.
Conclusão
Portanto, atuar em um nicho de mercado específico é a melhor maneira de se tornar uma empresa reconhecida por seu valor e ocupar um lugar especial na vida dos clientes.
Neste artigo, podemos entender um pouco mais sobre o conceito por trás de nicho e todas as vantagens que ele traz para empreendedores e negócios que saibam identificá-lo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.