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Marketing 4.0 o que é e como aplicar

Marketing 4.0: O Que é e Como Aplicar

Você sabe o que é marketing 4.0? Quando falamos sobre marketing, muitas pessoas já associam o termo à ideia de publicidade ou ações que promovem a venda de um serviço ou produto.

Mas, o marketing dentro do ambiente empresarial pode ser ainda maior, passando por várias mudanças ao longo dos anos.

Essas mudanças são positivas e podem trazer diversos benefícios para as empresas que decidem adotar essa estratégia, principalmente com a inclusão cada vez maior da tecnologia nessas práticas.

Ficou curioso para saber mais sobre esse tipo de marketing? Então, basta prosseguir a leitura.

O Caminho Até Chegar No Marketing 4.0

Antes de compreender sobre o marketing 4.0 é importante conhecer as fases do marketing.

No início, tínhamos o marketing 1.0 que era caracterizado por um modelo de produção em massa, baseado na velocidade exigida da Revolução Industrial e focada em mídias tidas como tradicionais.

Após essa era de produção em massa e com o cliente sem muita opção de escolha, surge o marketing 2.0, que é focado no cliente.

Nesse caso, o cliente é visto mais como um consumidor e começam a se desenvolver modelos de vendas mais direcionadas.

Nessa fase, existe também um desenvolvimento da área de comunicação entre a empresa e o cliente. O cliente é visto como uma etapa muito essencial no processo de venda, sendo bastante exigente.

Na fase do marketing 3.0, existe uma grande quantidade de empresas e ampla concorrência. Para obter um diferencial é necessário pensar em estratégias que fidelizem o cliente, por meio de uma prática humanizada.

Ou seja, na pauta da empresa não está somente a venda, mas a experiência que o cliente terá em relação à marca. O cliente não é somente um consumidor, mas uma pessoa que a marca pode desenvolver um relacionamento a longo prazo e criar identificação.

Mas, com todas essas mudanças, o que o marketing 4.0 pode oferecer?

O Que É O Marketing 4.0?

Agora que você já conhece as três fases anteriores do marketing, vamos falar do marketing 4.0.

Esse modelo é voltado para um bom relacionamento com o cliente e foco em sua experiência (como no marketing 3.0), mas com o reconhecimento da força do ambiente digital.

Com a expansão da internet e consolidação da era digital, as empresas precisaram migrar para esses espaços, criando sites e desenvolvendo redes sociais.

Neste aspecto, podemos citar conceitos como o do Inbound Marketing, que é o marketing direcionado para a atração dos clientes, focando-se em criar conteúdos interessantes, como:

  • Fotos;
  • E-books;
  • Textos chamativos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Newsletters.

Com esse conteúdo criado, ele é direcionado não mais para um público em massa, mas para um público segmentado. Para atingir o público-alvo, por exemplo, existem técnicas do Marketing de Conteúdo que são aplicadas.

Como o grande objetivo é envolver as pessoas e fazer com que elas se interessem pelo assunto, existem algumas formas de fazer com que isso aconteça.

Uma delas se dá pelas técnicas de otimização das palavras-chaves, conhecidas como SEO, além de ações no texto como uso de listas, subtítulos e até mesmo, a ação de negritar algumas palavras.

Portanto, conhecer as técnicas que envolvem o marketing 4.0 é importante para que a empresa não fique atrás da sua concorrência e nem desenvolva ações de comunicação que sejam consideradas ultrapassadas, perdendo espaço no mercado.

O Uso De Redes Sociais
Como falamos acima, o uso de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram são uma realidade no ambiente empresarial e fazem parte do marketing 4.0.

Nessas redes há um grande número de usuários que realizam milhões de visualizações por dia.

Por isso, muitas empresas têm apostado em investir na produção de conteúdo para redes sociais, com inovação, palavras-chaves corretas e, ainda, técnicas que variam da definição da persona e do acompanhamento dos resultados.

Dentro das redes sociais e do marketing 4.0, uma estratégia interessante pode ser realizar anúncios nas redes sociais, como no Twitter Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, para aumentar suas visualizações.

Além desse aumento, na criação do anúncio é possível definir qual é o tipo de atividade desejada.

Por exemplo, muitas vezes, a empresa quer direcionar o cliente das redes sociais para o seu site, ou para um contato no whatsapp, telefone ou para uma ligação.

Com os objetivos da campanha definidos, o empreendedor consegue verificar o melhor dia e horário para o anúncio e questões ligadas ao orçamento. Tudo de uma forma rápida e simples, e com muito resultado!

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Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

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