As vendas na internet se multiplicam em múltiplas plataformas e agentes responsáveis por atrair o cliente, uma tendência com fortes indícios de crescimento diante das múltiplas ferramentas que viabilizam estas operações, surgindo o marketing de afiliado.
A estrutura necessária para operar vendas, visível nos dias atuais, foi montada em décadas de desenvolvimento de tecnologia digital, que começou com os motores de busca e locais de criação de sites, as primeiras redes sociais até os produtos financeiros disponíveis hoje.
Cartões de crédito e débito virtuais, de uso único, carteiras digitais, plataformas para pagamento de boletos bancários e outros são exemplos da pavimentação do comércio digital, atraindo organizações e profissionais de todos os tipos.
O marketing de afiliados nasce neste cenário como um facilitador da entrada de novos agentes no mercado online.
Indivíduos que possuem pouco a investir na criação de um produto podem ter participação nos lucros de terceiros caso se torne um embaixador.
Para as empresas, o marketing de afiliados representa a expansão de seu alcance, otimizando a remuneração do setor de atendimento e vendas por uma troca de categoria. Diante de vantagens para ambos, não é difícil compreender sua rápida proliferação.
No decorrer deste artigo, o leitor compreenderá a importância do tema a partir da apresentação do marketing de afiliados nos seguintes termos:
- O que é?
- Quais são os entes envolvidos na prática?
- Como trabalhar o marketing de afiliados em todos os ângulos?
- Quais são as vantagens de trabalhar o marketing de afiliados?
Assim, o leitor terá todas as condições para julgar a importância desta abordagem para sua estratégia.
Vale mencionar que o marketing de afiliados se encaixa em qualquer produto, seja a prestação de serviços ou a venda de caneca personalizada aniversário marido.
Conhecendo o Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados consiste na criação de um ponto de venda em uma plataforma online qualquer, fundada por um vendedor ou fabricante do produto a ser oferecido. É importante notar que a plataforma deve ter opção de cadastro.
Uma pessoa pode se cadastrar no mesmo canal e disponibilizar seus serviços de divulgação do produto ofertado no ponto de venda do fabricante, ganhando uma comissão, calculada pela plataforma, a cada venda gerada pelo anunciante.
Este sistema está presente em muitas das grandes plataformas comerciais e um de seus grandes indicativos é a geração de links personalizados ou promocionais.
A prática é muito disseminada entre criadores de conteúdo para a internet, especialmente, em vídeo.
A criação de links personalizados é um modo simples de atestar a origem do tráfego gerado para o produto oferecido, um aspecto que garante a remuneração justa e o cumprimento dos acordos pré-estabelecidos entre o vendedor e o afiliado.
Apesar da confusão de palavras, uma vez que o afiliado também é responsável pela venda, diferenciar o termo vendedor de afiliado parte da ideia de detenção do produto.
O vendedor é detentor do bem e realiza a venda em si, desde o recebimento de valores até a entrega.
O afiliado, por sua vez, é apenas um divulgador do produto.
Ele não realiza a venda, não recebe valores, emite boletos ou documentos de compra por si, além de não ser responsável pela remessa e sua consequente entrega.
Como uma torre de iluminação móvel, o afiliado é o ente que exibe o produto e viabiliza que o anúncio encontre mais pessoas, expandindo a área de visualização da oferta no mercado consumidor. Nisto consiste a sua remuneração: os consumidores que atinge.
Portanto, os elementos que mensuram a remuneração do afiliado cadastrado, derivados das informações colhidas pelos links personalizados ou cupons, pertencem a duas categorias principais:
Cliques
A remuneração por cliques acontece sempre que um link vinculado a um afiliado é usado por um usuário, ainda que este não execute nenhuma ação na página de destino.
Um dos métodos de remuneração mais antigos, é muito usado para aumento de tráfego.
Se o objetivo da ação de marketing é popularizar uma página, exibindo conteúdo gratuito, o clique será usado como critério de remuneração do afiliado, uma vez que a finalidade foi alcançada. Cada clique geralmente custa em torno de alguns centavos.
A estratégia de remunerar cliques é derivada das plataformas de anúncio pago em sites de busca, onde o anunciante tem seu preço definido por meio do cálculo de cliques conquistados com a posição privilegiada na primeira página dos resultados de pesquisa.
A tática pode ser usada, no marketing de afiliados, para aumentar a relevância de uma recém-lançada landing page de serviços de trocar bateria carro, por exemplo, para empresas em fase de construção de uma imagem de marca ou realizando rebranding.
Ações e Vendas
Mais comumente visto nesta categoria de marketing, a remuneração por ações e vendas acontece quando um usuário não apenas acessa um link patrocinado, como também interage com a página em termos de cadastros e compras.
Inserir itens de um catálogo em um carrinho de compras virtual é um exemplo de ação dentro da página de destino.
Muitos criadores de conteúdo que são afiliados a determinada marca ou produtor oferecem cupons promocionais que viabilizam sua remuneração.
Assim, com um cupom associado a cada afiliado, é possível identificar com facilidade o volume de compras realizadas a partir da divulgação de cada um, otimizando a distribuição de lucros e comissões em sistemas de vistoria em moto.
Os cupons também são projetados para identificar ações de cadastro independente de compra.
A técnica, que já foi utilizada na expansão de redes sociais, auxilia o afiliado e o cliente, que insere o cupom para ganho de algum benefício, como brinde ou desconto.
Em todos os casos, os afiliados podem potencializar seu poder de divulgação e assim, conquistar melhores remunerações utilizando ferramentas do marketing digital e marketing de conteúdo, ao adicionar categoria A publicidade, como:
- Uso de palavras-chave para otimização de buscadores;
- Cadastro e publicações constantes em redes sociais;
- Segmentação de público;
- Criação de personas do produto.
Para os empreendedores que desejam ingressar nesta prática, conferir as plataformas que fornecem a infraestrutura necessária para remuneração de afiliados é fundamental, desde que sejam pesadas as vantagens de cada canal para cada tipo de produto.
Principais Benefícios do Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é uma solução de baixo custo e pouca burocracia para todas as entidades envolvidas, conferindo flexibilidade de atuação e boas expectativas de lucro para vendedor e afiliado.
Custo Proporcional à Receita
Muitas empresas e estabelecimentos comerciais exibem uma resistência na contratação de equipes de marketing tradicionais, um comportamento motivado pela percepção de que os custos com a equipe serão maiores que a receita que esta é capaz de gerar.
Com o marketing de afiliados, uma vez que a remuneração acontece de acordo com a geração de receita, o empreendedor se vê em uma relação totalmente proporcional.
Ele dispõe dos custos de uma equipe de afiliados que corresponde aos seus resultados.
A adesão de pequenos negócios ao marketing de afiliados cria consequências benéficas para o empreendimento, seus stakeholders e o mercado em geral.
Um gestor envolvido na prática pode desenvolver outras habilidades de marketing fundamentais para seu trabalho.
Alto Potencial de Alavancagem
Um serviço de geometria alinhamento e balanceamento pode alavancar seus acessos em uma página ao aderir a um programa de marketing de afiliados, direcionando seus conteúdos para um parceiro capaz de encontrar seu público correto.
Para o afiliado, o sucesso de sua campanha pode render uma remuneração acima da média, apesar da frequência incerta.
Em todos os casos, o marketing de afiliados se configura como uma chance de crescer rapidamente.
Efeito em Cadeia Sobre o Ranqueamento de Página
A otimização de motores de busca parte do princípio de como os algoritmos que indexam links nos resultados de pesquisa rastreiam e avaliam páginas.
Tal processo é chamado de ranqueamento e é o responsável pelo nível de relevância de um site.
A autoridade de uma marca ou site é definida de acordo com a qualidade de seus canais e as menções identificadas em outros canais de conteúdo, em especial, aqueles de maior destaque. O afiliado se torna, assim, um elemento positivo para a relevância de um site.
A lógica é simples: quanto mais se comenta sobre um assunto, maior é sua importância.
Se uma página de trocador de calor industrial é citada muitas vezes, por muitas fontes distintas, isso significa que ela está mobilizando o público.
Conclusão
Portanto, o marketing de afiliados é uma estratégia que ganha mais adesão conforme cresce o comércio na internet, um fenômeno impulsionado pela demanda das empresas em diferenciais para concorrer em um mercado acirrado.
No contexto online, manter-se em evidência é lei, uma tarefa difícil sem a ajuda de parceiros e entidades embaixadoras.
Com isso, o marketing de afiliados é uma solução fácil para este problema, reunindo muitas vozes e rostos em torno de um produto ou marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Leitura altamente recomendada