Profissional Digital

marketing-de-afiliado

Marketing de Afiliado: Como Trabalhar Este Recurso?

As vendas na internet se multiplicam em múltiplas plataformas e agentes responsáveis por atrair o cliente, uma tendência com fortes indícios de crescimento diante das múltiplas ferramentas que viabilizam estas operações, surgindo o marketing de afiliado.

A estrutura necessária para operar vendas, visível nos dias atuais, foi montada em décadas de desenvolvimento de tecnologia digital, que começou com os motores de busca e locais de criação de sites, as primeiras redes sociais até os produtos financeiros disponíveis hoje.

Cartões de crédito e débito virtuais, de uso único, carteiras digitais, plataformas para pagamento de boletos bancários e outros são exemplos da pavimentação do comércio digital, atraindo organizações e profissionais de todos os tipos.

O marketing de afiliados nasce neste cenário como um facilitador da entrada de novos agentes no mercado online.

Indivíduos que possuem pouco a investir na criação de um produto podem ter participação nos lucros de terceiros caso se torne um embaixador.

Para as empresas, o marketing de afiliados representa a expansão de seu alcance, otimizando a remuneração do setor de atendimento e vendas por uma troca de categoria. Diante de vantagens para ambos, não é difícil compreender sua rápida proliferação.

No decorrer deste artigo, o leitor compreenderá a importância do tema a partir da apresentação do marketing de afiliados nos seguintes termos:

  • O que é?
  • Quais são os entes envolvidos na prática?
  • Como trabalhar o marketing de afiliados em todos os ângulos?
  • Quais são as vantagens de trabalhar o marketing de afiliados?

Assim, o leitor terá todas as condições para julgar a importância desta abordagem para sua estratégia.

Vale mencionar que o marketing de afiliados se encaixa em qualquer produto, seja a prestação de serviços ou a venda de caneca personalizada aniversário marido.

Conhecendo o Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados consiste na criação de um ponto de venda em uma plataforma online qualquer, fundada por um vendedor ou fabricante do produto a ser oferecido. É importante notar que a plataforma deve ter opção de cadastro.

Uma pessoa pode se cadastrar no mesmo canal e disponibilizar seus serviços de divulgação do produto ofertado no ponto de venda do fabricante, ganhando uma comissão, calculada pela plataforma, a cada venda gerada pelo anunciante.

Este sistema está presente em muitas das grandes plataformas comerciais e um de seus grandes indicativos é a geração de links personalizados ou promocionais.

A prática é muito disseminada entre criadores de conteúdo para a internet, especialmente, em vídeo.

A criação de links personalizados é um modo simples de atestar a origem do tráfego gerado para o produto oferecido, um aspecto que garante a remuneração justa e o cumprimento dos acordos pré-estabelecidos entre o vendedor e o afiliado.

Apesar da confusão de palavras, uma vez que o afiliado também é responsável pela venda, diferenciar o termo vendedor de afiliado parte da ideia de detenção do produto.

O vendedor é detentor do bem e realiza a venda em si, desde o recebimento de valores até a entrega.

O afiliado, por sua vez, é apenas um divulgador do produto.

Ele não realiza a venda, não recebe valores, emite boletos ou documentos de compra por si, além de não ser responsável pela remessa e sua consequente entrega.

Como uma torre de iluminação móvel, o afiliado é o ente que exibe o produto e viabiliza que o anúncio encontre mais pessoas, expandindo a área de visualização da oferta no mercado consumidor. Nisto consiste a sua remuneração: os consumidores que atinge.

Portanto, os elementos que mensuram a remuneração do afiliado cadastrado, derivados das informações colhidas pelos links personalizados ou cupons, pertencem a duas categorias principais:

Cliques
A remuneração por cliques acontece sempre que um link vinculado a um afiliado é usado por um usuário, ainda que este não execute nenhuma ação na página de destino.

Um dos métodos de remuneração mais antigos, é muito usado para aumento de tráfego.

Se o objetivo da ação de marketing é popularizar uma página, exibindo conteúdo gratuito, o clique será usado como critério de remuneração do afiliado, uma vez que a finalidade foi alcançada. Cada clique geralmente custa em torno de alguns centavos.

A estratégia de remunerar cliques é derivada das plataformas de anúncio pago em sites de busca, onde o anunciante tem seu preço definido por meio do cálculo de cliques conquistados com a posição privilegiada na primeira página dos resultados de pesquisa.

A tática pode ser usada, no marketing de afiliados, para aumentar a relevância de uma recém-lançada landing page de serviços de trocar bateria carro, por exemplo, para empresas em fase de construção de uma imagem de marca ou realizando rebranding.

Ações e Vendas
Mais comumente visto nesta categoria de marketing, a remuneração por ações e vendas acontece quando um usuário não apenas acessa um link patrocinado, como também interage com a página em termos de cadastros e compras.

Inserir itens de um catálogo em um carrinho de compras virtual é um exemplo de ação dentro da página de destino.
Muitos criadores de conteúdo que são afiliados a determinada marca ou produtor oferecem cupons promocionais que viabilizam sua remuneração.

Assim, com um cupom associado a cada afiliado, é possível identificar com facilidade o volume de compras realizadas a partir da divulgação de cada um, otimizando a distribuição de lucros e comissões em sistemas de vistoria em moto.

Os cupons também são projetados para identificar ações de cadastro independente de compra.

A técnica, que já foi utilizada na expansão de redes sociais, auxilia o afiliado e o cliente, que insere o cupom para ganho de algum benefício, como brinde ou desconto.

Em todos os casos, os afiliados podem potencializar seu poder de divulgação e assim, conquistar melhores remunerações utilizando ferramentas do marketing digital e marketing de conteúdo, ao adicionar categoria A publicidade, como:

  • Uso de palavras-chave para otimização de buscadores;
  • Cadastro e publicações constantes em redes sociais;
  • Segmentação de público;
  • Criação de personas do produto.

Para os empreendedores que desejam ingressar nesta prática, conferir as plataformas que fornecem a infraestrutura necessária para remuneração de afiliados é fundamental, desde que sejam pesadas as vantagens de cada canal para cada tipo de produto.

Principais Benefícios do Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma solução de baixo custo e pouca burocracia para todas as entidades envolvidas, conferindo flexibilidade de atuação e boas expectativas de lucro para vendedor e afiliado.

Custo Proporcional à Receita

Muitas empresas e estabelecimentos comerciais exibem uma resistência na contratação de equipes de marketing tradicionais, um comportamento motivado pela percepção de que os custos com a equipe serão maiores que a receita que esta é capaz de gerar.

Com o marketing de afiliados, uma vez que a remuneração acontece de acordo com a geração de receita, o empreendedor se vê em uma relação totalmente proporcional.

Ele dispõe dos custos de uma equipe de afiliados que corresponde aos seus resultados.

A adesão de pequenos negócios ao marketing de afiliados cria consequências benéficas para o empreendimento, seus stakeholders e o mercado em geral.

Um gestor envolvido na prática pode desenvolver outras habilidades de marketing fundamentais para seu trabalho.

Alto Potencial de Alavancagem

Um serviço de geometria alinhamento e balanceamento pode alavancar seus acessos em uma página ao aderir a um programa de marketing de afiliados, direcionando seus conteúdos para um parceiro capaz de encontrar seu público correto.

Para o afiliado, o sucesso de sua campanha pode render uma remuneração acima da média, apesar da frequência incerta.

Em todos os casos, o marketing de afiliados se configura como uma chance de crescer rapidamente.

Efeito em Cadeia Sobre o Ranqueamento de Página

A otimização de motores de busca parte do princípio de como os algoritmos que indexam links nos resultados de pesquisa rastreiam e avaliam páginas.

Tal processo é chamado de ranqueamento e é o responsável pelo nível de relevância de um site.

A autoridade de uma marca ou site é definida de acordo com a qualidade de seus canais e as menções identificadas em outros canais de conteúdo, em especial, aqueles de maior destaque. O afiliado se torna, assim, um elemento positivo para a relevância de um site.

A lógica é simples: quanto mais se comenta sobre um assunto, maior é sua importância.

Se uma página de trocador de calor industrial é citada muitas vezes, por muitas fontes distintas, isso significa que ela está mobilizando o público.

Conclusão

Portanto, o marketing de afiliados é uma estratégia que ganha mais adesão conforme cresce o comércio na internet, um fenômeno impulsionado pela demanda das empresas em diferenciais para concorrer em um mercado acirrado.

No contexto online, manter-se em evidência é lei, uma tarefa difícil sem a ajuda de parceiros e entidades embaixadoras.

Com isso, o marketing de afiliados é uma solução fácil para este problema, reunindo muitas vozes e rostos em torno de um produto ou marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leitura altamente recomendada

Últimos livros que li e recomendo

Rod Lopes

Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish
5 tipos de conteudo para seu blog voar ainda este ano_
blank
Começar Conversa
1
Estou aqui para te ajudar, ok?
Ajudo pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online para que possam vender mais. Se é disso que você precisa, comece uma conversa comigo.