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lives por que investir nessa modalidade

Lives: Por que investir nesta modalidade?

As transmissões ao vivo, ou lives, representam uma modalidade de comunicação que ganha novos adeptos a cada dia, marcadas pela reunião de recursos de áudio e vídeo em chamadas que permitem a correspondência instantânea entre as partes.

Os avanços nas ferramentas da telecomunicação são sempre bem recebidos pela audiência.

As mensagens de texto nos celulares e smartphones atraíram o público dos celulares, e as lives, hoje, prometem superar ambos em termos de velocidade e experiência.

Empregadas em ambientes empresariais, escolares e residenciais, as lives são uma preferência crescente para conversas formais ou informais, também motivadas pelo maior número de integrantes permitidos em uma única chamada.

As razões para a popularidade das transmissões ao vivo, em quais contextos ela é geralmente empregada e quais os benefícios vinculados ao seu uso são tópicos abordados neste artigo, além das plataformas mais indicadas para essa ferramenta.

O crescimento das lives

As lives surgiram com os primeiros sites de comunicação via mensagem instantânea, na primeira metade dos anos 2000. As plataformas do período eram moldadas para desktop, com chamadas de vídeo realizadas por webcams portáteis.

Esses acessórios eram adquiridos fora dos componentes básicos do computador, as câmeras apresentavam uma resolução de até 2 megapixels e suas versões mais completas continham um microfone acoplado.

A qualidade da transmissão era baixa e instável, as dimensões da imagem na tela eram pequenas, aspectos que dificultaram a popularização do recurso na época. As transmissões tornaram-se uma febre com a infraestrutura de plataformas online especializadas em vídeo.

O crescimento do conteúdo em formato de fotografia e vídeo nas redes sociais desenvolveu toda a transmissão audiovisual neste segmento. Logo, lives caseiras de festa infantil menino puderam ser exibidas com maior qualidade por qualquer pessoa, gratuitamente.

Smartphones e chamadas de vídeo

A substituição dos celulares comuns pelos smartphones foi um ponto de virada para a popularização das lives. A demanda por câmeras e dispositivos de maior qualidade acompanhou a melhoria do sinal de internet, em termos de cobertura e velocidade.

Ao mesmo tempo, o padrão de consumo mudou com o novo aparelho. As grandes telas dos computadores foram substituídas pelas pequenas telas dos celulares, os endereços no navegador substituídos por aplicativos, e o clique foi substituído pelo toque.

A experiência da internet deixa de ser um momento do lazer diário, como a televisão e outros aparelhos das telecomunicações e de nobreak bateria externa, para engolir todos os aspectos da vida, convertendo-se em uma realidade própria.

O consumo de conteúdo na internet aumentou, os recursos de transação financeira se tornaram mais eficientes e seguros, o número de empresas anunciando na rede aumentou, e a nova maturidade digital transformou ciclos de trabalho.

O paradigma da informação integrada digitalizou todos os documentos, assinaturas, emissões de notas fiscais e sincronizou esses dados com indicadores de desempenho, ferramentas de rastreio de encomendas e centrais de suporte online.

A contratação remota foi o desdobramento natural da consolidação dessas novas tecnologias. As lives deixaram de ser informais para cumprir metas profissionais, estratégias de marketing, realizar aulas e estabelecer um canal de comunicação corporativa.

SaaS e computação em nuvem

Um desafio para as transmissões ao vivo é a demanda por armazenamento interno. Em outros tempos, o produtor de conteúdo, para realizar uma chamada, precisava instalar programas e componentes de apoio em sua máquina.

A computação em nuvem abriu espaço para a proposta SaaS, sigla para Software as a Service, ou “software como um serviço”, onde o acesso a programas é viabilizado por uma senha de cadastro na web, dispensando qualquer necessidade de download.

Um software do tipo SaaS pode ser usado por qualquer máquina acessada por um usuário cadastrado em um chaveiro chave codificada virtual, com recursos, configurações de uso e capacidade de armazenamento salvos na rede.

A iniciativa SaaS viabilizou a inserção das transmissões ao vivo no cenário empresarial. A criação de salas privadas com facilidade, incluindo uma dezena de usuários e com comunicação em tempo real popularizou as lives corporativas.

A partir de então, reuniões, treinamentos e conferências encontraram, nas plataformas online, uma excelente oportunidade para redução de custos. A prática também viabilizou a contratação e gerenciamento de equipes trabalhando na modalidade remota.

A importância das lives no cotidiano

As transmissões ao vivo elevaram a comunicação remota a níveis inéditos de realismo. A união entre ferramentas de áudio e vídeo abriram um leque para a realização de diversos eventos online, como shows, aulas e congressos.

Atuando no campo do entretenimento, da educação, administração e indústria, as lives são mais um passo no caminho da digitalização de processos, um fenômeno com efeitos positivos na produtividade e custo do produto.

Para o consumidor, as lives são um canal de transparência entre empresa e cliente. Um estabelecimento especializado em açaí para revenda pode investir nas transmissões para demonstração do serviço e da infraestrutura.

Além disso, a capacidade de interagir com o que está na tela é o que separa esta categoria de criação de conteúdo das demais.

Em sessões de comentários, microfones e outros recursos, a audiência pode gerar feedback imediato, aumentando o engajamento da postagem.

Para marketing digital, a modalidade é excelente para manter os usuários de uma rede social ou página da organização ativos.

Assim, uma produtora de pão funcional pode realizar eventos de perguntas e respostas por meio de lives em seu perfil profissional.

Razões para aderir às transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo já fazem parte da realidade, visto que seu uso em múltiplas situações foi difundido nos últimos dois anos.

Seja uma empresa ou produtor de conteúdo independente, aderir à modalidade pode gerar benefícios para sua proposta, como:

Maior aproximação com seu público-alvo
A palavra de ordem para a retenção de uma audiência é o relacionamento com o usuário.

Construir uma percepção de troca de benefícios é essencial para manter o interesse e o engajamento de seu público-alvo nos canais da marca.

Realizar lives periodicamente pode ser excelente para alcançar tal objetivo.

As transmissões ao vivo tornam o produtor de conteúdo, ou a imagem de marca, mais realistas, mais próximos da experiência de seus ouvintes.

Um escritório de consultoria pode gerar valor ao promover eventos para a solução de dúvidas quanto a renovação cnh idoso e outras questões frequentes, por exemplo.

Mais barata e informal que campanhas comuns
Se o objetivo é exibir uma identidade de marca mais descontraída, organizar uma live é uma ótima oportunidade para “quebrar o gelo”. A proposta informal das transmissões reduz, naturalmente, os custos que envolvem uma campanha audiovisual.

Investir nas lives periódicas é um método de aumentar a frequência de produção de conteúdo sobre bateria heliar 60 em uma rede social, sem com isso aumentar custos com publicidade e tudo o que a envolve, como design gráfico, filmagem e edição.

As lives também podem atuar como uma ponte entre aquisição e retenção do cliente por meio de eventos de suporte. Neste contexto, a audiência é convidada a registrar insatisfações e anseios sobre o setor onde a empresa está inserida.

Estímulo à publicidade orgânica
A publicidade orgânica acontece quando usuários e consumidores que já entraram em contato com sua marca recomendam a empresa para outras pessoas, como amigos e familiares. Tal comportamento é poderoso para a autoridade de marca.

Realizar transmissões ao vivo torna o espaço mais interessante e acolhedor para o público, o que cria um ambiente propício para a publicidade orgânica. Uma loja de decoração pode impulsionar promoções de persiana rolô preta com um único recurso.

Um desdobramento da geração de tráfego orgânico também provocado por essa modalidade de comunicação. Grandes companhias usam o recurso para a comunicação de novidades ou para entrevistas com especialistas no setor.

Qualificação efetiva de leads
Lead é o termo usado para denominar o perfil de usuário que cede informações de contato para uma empresa que provocou seu interesse. Esse processo é possível apenas com a criação de conteúdo relevante, frequente e de qualidade, por meio de:

  • Artigos informacionais;
  • Newsletters em e-mail marketing;
  • Vídeos periódicos em canais da marca;
  • Cursos, webinars e feiras de exposição.

As transmissões ao vivo podem ser inseridas na estratégia de captação e qualificação de leads, em outras palavras, para educar o consumidor já interessado quanto a importância da empresa e do produto para o bem-estar do indivíduo.

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Conclusão

As transmissões sob a forma de lives são importantes para a criação de meios alternativos para a comunicação com o público. Com múltiplas plataformas e propostas de apresentação, elas podem ser aplicadas no contexto interno e externo da empresa.

Usadas para a qualificação de potenciais clientes ou de colaboradores, as lives ainda são veículos de compartilhamento de informações e criação de feedbacks, melhorando a percepção geral sobre o negócio e seu grau de confiabilidade.

Se você tem interesse em fazer uma live comigo no meu canal do youtube para contar sua história até chegar no mundo dos negócios online, entre em contato pelo Whatsapp e vamos bater um papo!

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rod Lopes

Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

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