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Por que adotar uma estratégia de co-marketing

Por que adotar uma estratégia de co-marketing?

Co-Marketing é uma estratégia em que duas empresas se unem para criar e promover conteúdos, dos mais variados tipos.

Ele é vantajoso porque possibilita alcance maior, melhora o reconhecimento da marca e tem custo reduzido.

Muitas empresas desejam criar uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida porque ela é capaz de trazer resultados surpreendentes, mas, para muitos, conseguir este feito é um desafio.

Só que não basta atingir o sucesso com uma estratégia de marketing bem elaborada, é necessário se manter no topo, e para isso a empresa deve estar sempre atualizada e encontrar maneiras de inovar.

Para isso, é necessário inovar, descobrir soluções e investir em conceitos diferentes do mercado em que atua.

Uma maneira de inovar é fazer parcerias com empresas que possuem o mesmo público-alvo que o seu negócio.

Entretanto, veja, estamos falando de marcas que têm o mesmo público, mas que não são seus concorrentes, a exemplo de uma academia e uma loja de roupas de ginástica.

Dessa parceria pode surgir uma excelente estratégia de co-marketing.

Por isso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, por que utilizá-lo e de que maneira ele pode ajudar a sua empresa.

Entenda o que é co-marketing

Co-marketing é uma estratégia em que duas empresas se unem para criar e divulgar conteúdos e produtos para um público-alvo.

Além disso, elas também compartilham os resultados dessa união.

Podemos citar o mesmo exemplo acima, entre uma academia e uma loja de roupas de ginástica, que se juntam para lançar um e-book sobre treinos, recomendando as melhores roupas para isso.

Uma empresa de higienização de estofados também pode formar uma parceria com um fabricante de produtos de limpeza, um restaurante pode fazer parceria com uma marca de refrigerantes e assim por diante.

Existem muitas possibilidades e com certeza o seu negócio também pode encontrar o parceiro ideal nessa empreitada.

Mas, é importante saber que existe uma diferença entre co-marketing e co-branding.

Isso porque todos já vimos um caso de co-branding bem-sucedido, mas ele é diferente do que estamos falando aqui.

O co-branding é a colaboração entre duas empresas, a fim de criar um produto para unir suas forças.

Um exemplo disso é uma marca de iogurte que lança um produto com a embalagem de um personagem infantil.

O co-marketing, por sua vez, pode envolver tanto a criação de um produto quanto campanhas, no entanto, a promoção é por conta das duas empresas envolvidas, que da mesma forma vão compartilhar seus resultados e até leads gerados.

Com base na explicação de seu conceito, é fácil imaginar por que uma empresa deve investir nessa prática. Vamos ver um pouco mais sobre isso.

Por que você deve investir nessa prática?

Co-marketing é muito mais do que ter uma boa relação com outros negócios, pois seu principal objetivo é aumentar os lucros.

Por meio dele, uma empresa de limpeza de estofados consegue:

  • Mais reconhecimento de mercado;
  • Redução de custos;
  • Menos trabalho;
  • Maior alcance.

Uma boa maneira de conquistar o respeito dos consumidores é formar parcerias com empresas que já são respeitadas.

Seu negócio será mais ativo, produzindo e promovendo conteúdos, o que melhora seu reconhecimento.

Uma vez que você une forças com outras organizações, se torna parte de um grupo influente e que inspira o mercado.

A companhia conquista esse reconhecimento, sem que para isso precise gastar muito.

Aliás, o co-marketing é indicado para os negócios que estão com o orçamento apertado.

Todos os custos com criação de conteúdo e aquisição de ferramentas são divididos entre as empresas e existem até mesmo aqueles que são poupados pela mão de obra interna.

Assim como você e seu parceiro dividem os custos, também dividem os trabalhos, desde que isso seja justo para os dois.

Por exemplo, se uma confecção de uniformes profissionais fez parceria com uma empresa pequena, vai produzir a maior parte dos materiais.

Também pode ser o contrário, quando uma organização menor assume a maior parte do trabalho para convencer uma organização maior a firmar o projeto com ela.

Entretanto, o ideal é dividir igualmente para que ninguém se sobrecarregue, principalmente quando as duas corporações têm o mesmo porte.

Por fim, mas não menos importante, produzir e promover conteúdos de qualidade são estratégias de Inbound Marketing muito importantes.

Mas, quando você tem ajuda de alguém para fazer isso, os resultados são ainda melhores.

Isso porque o alcance é muito maior do que se apenas a sua marca tivesse produzido.

Em outras palavras, é a chance que você tem de conquistar uma nova audiência, formada por pessoas que talvez não dariam atenção para o seu negócio.

Como o co-marketing ajuda uma empresa?

O co-marketing ajuda uma empresa de instalação de sistema de combate a incêndios por água, com base nas estratégias que ela vai colocar em prática, que são:

Encontrar um bom parceiro
O primeiro passo é encontrar um parceiro que ofereça um produto ou serviço complementar ao seu.

Além disso, ele precisa ser uma referência no que faz, possuir um público semelhante ou mesmo que o seu e ter bons conteúdos publicados.

Não se esqueça de verificar se a empresa candidata conta com uma boa audiência e conhecimento suficiente para valorizar o seu projeto.

Se você analisou o mercado com calma e encontrou uma marca que preencha todos esses requisitos, pode propor a parceria.

Além de melhorar suas estratégias de marketing, é a oportunidade perfeita de aumentar seus contatos.

Planejar a estratégia
Se uma empresa de limpeza predial já tem o parceiro, chegou o momento de elaborar a estratégia e cada uma de suas fases.

Tenha em mente que cada fase deve ser aprovada pelas duas organizações, assim sendo, é muito importante definir prazos e pensar em cada detalhe.

Por falar nisso, um bom planejamento deve envolver os objetivos do projeto, o tópico a ser elaborado e o tipo de material usado, sem se esquecer dos prazos e das tarefas.

Para não ter problemas no futuro, o ideal é documentar por escrito tudo o que foi decidido, assim, ninguém esquece o que deve ser feito.

Dividir os afazeres
Na hora de dividir as tarefas de cada um, os conhecimentos e experiências profissionais das duas empresas são essenciais.

É necessário determinar os pontos fortes e fracos na hora de fazer isso porque ajuda a garantir a qualidade dos materiais.

Além disso, um fabricante de Porta Caneta Acrílico consegue produzir mais em menos tempo com seu parceiro.

Mensurar os resultados
Por fim, é fundamental avaliar os resultados da parceira, mas, para isso, é necessário definir as métricas e KPIs do seu negócio.

Eles precisam ser bem avaliados porque é assim que você obtém informações valiosas e que são muito difíceis de obter antes que tudo seja finalizado.

Além de ajudar a melhorar o que está em andamento, a mensuração vai ensinar muita coisa para suas próximas parcerias, garantindo resultados cada vez melhores.

Dicas de materiais para o seu co-marketing

As empresas investem em todo tipo de estratégia para promover sua marca, por exemplo, ao distribuir mochila promocional aos seus clientes. E uma das ações mais inteligentes é o co-marketing.

Isso porque ele também permite que as marcas criem diferentes tipos de conteúdos, como os e-books.

Inclusive, eles são a opção mais usada pelas empresas porque viraliza rapidamente e ajuda a gerar leads.

Por ser um material que se aprofunda no conteúdo, pode ser usado entre os consumidores que estão evoluindo dentro do funil de vendas.

Sem falar no fato de que ele ajuda a construir a credibilidade das duas marcas.

Outro excelente formato que sua empresa pode trabalhar são os vídeos.

Esse tipo de conteúdo é o futuro do marketing digital e deve estar em seu planejamento de co-marketing.

Uma empresa de entrega de medicamentos pode usar os vídeos de diversas formas, por exemplo, para criar tutoriais, entrevistas, fazer demonstrações, dentre outras possibilidades.

Por falar em vídeo, outro formato semelhante e que agrada muito qualquer público é o webinar.

Ele ajuda a gerar um grande número de leads porque o público se identifica com o palestrante e se sente próximo a ele.

Inclusive, é muito rápido e simples criar um webinar do que qualquer tipo de material escrito e com certeza vai interessar ao seu parceiro.

Conclusão

Unir forças é uma ótima opção para vencer o mercado e sua concorrência.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar o parceiro ideal e pensar em estratégias inteligentes para serem trabalhadas juntas.

O co-marketing é a estratégia ideal nesse sentido e neste artigo, você descobriu um pouco mais sobre ele e por meio de quais ações ele ajuda a sua marca e a de seu parceiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rod Lopes

Rod Lopes

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.

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