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Marketing Institucional: O que é e como aplicá-lo

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Rod Lopes

Marketing institucional é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar a identidade da organização e conquistar o público. Seu foco não é a venda de produtos e serviços, por isso não se encaixa nas técnicas de vendas.

O grande propósito por trás do marketing é fazer com que a marca seja reconhecida por seus valores, sua visão de empresa e sua missão. É uma forma de usar a estratégia para formar, manter ou mudar o pensamento do mercado em relação à organização.

O foco é a preservação da imagem da marca ou a sua melhoria, mas ele também pode ser definido como uma estratégia de identidade, independentemente do público que se pretende atingir.

Os principais objetivos dizem respeito à persona e, também, à transmissão da ideia de que a empresa é mais do que uma simples ofertadora de produtos e serviços. Este último objetiva a exibição de todas as ações que englobam o negócio.

Um exemplo disso são as corporações que criam programas de inclusão para grupos minoritários em seu quadro de funcionários, porque primam pela diversidade e igualdade.

Neste artigo, poderá ser entendida a importância do marketing institucional, compreendidas as principais estratégias por trás desse método e, também, descobrir os motivos por que investir nessa modalidade.

Importância do marketing institucional

O marketing institucional ajuda a construir a imagem da empresa e suas marcas, além de alinhar seu relacionamento com a sociedade.

O consumidor moderno é muito mais informado e recorre a pesquisas sobre a organização, notícias relacionadas à companhia, entre outras informações determinantes dentro da jornada de compra.

Ele aumenta o reconhecimento da marca e da instituição por parte do público por meio de canais que levam a mensagem diretamente para as pessoas, principalmente mensagens que têm relação com a sua missão, os seus valores,  a sua visão e a sua cultura.

Ao analisar essas características em uma escola de curso operador de caminhão munck, o consumidor vai definir se deseja ou não contratar seus serviços.

É uma ação que também ajuda a fortalecer a organização e a posicioná-la no mercado. Quando a marca é bem estruturada e fortalecida, consegue ganhar espaço no mercado e melhorar sua comunicação.

É imprescindível diferenciar a comunicação em relação a outras empresas do mesmo segmento, inclusive de companhias que possuem culturas semelhantes e segmentos diferentes.

Estabelecer uma comunicação assertiva com o mercado e o público também é papel da metodologia. Porque as recomendações e o reconhecimento acerca da marca são importantes, é essencial criar ações com o público interno.

Principais estratégias de marketing institucional

Muitas empresas alcançaram o sucesso por meio do marketing institucional, visto que ele é voltado não apenas para os consumidores externos, mas também para o público interno do negócio, ou seja, seus colaboradores.

Esse tipo de marketing lida diretamente com os valores da corporação, por isso precisa ser reforçado internamente e transmitido para o público interno. Suas estratégias são:

Employer branding

Um fabricante de persiana blackout infantil deve investir em employer branding para melhorar continuadamente sua reputação como marca empregadora.

Uma organização que tem um bom employer branding se torna o objetivo de carreira de muitos profissionais, pois isso significa que o local oferece boas condições de trabalho, benefícios e incentivo ao crescimento individual.

Se a empresa tem uma marca empregadora forte, será disputada pelos melhores talentos, portanto vai atrair pessoas preparadas e dispostas para a rotina de trabalho.

São companhias que apresentam inovação em seus processos internos e baixos índices de rotatividade, sendo esses dois elementos fundamentais para o crescimento da corporação.

Uma das empresas mais conhecidas por seu employer branding é o Google graças à maneira como os funcionários falam de suas experiências. Dentre seus benefícios estão:

  • Salas com jogos eletrônicos;
  • Máquinas de doces;
  • Horários flexíveis;
  • Liberdade de vestimentas.

Mais do que isso, sua cultura organizacional é formada por desafios e reconhecimentos, mas o employer branding não é a única estratégia de marketing institucional.

Marketing interno

Quando uma empresa de vistoria cautelar automotiva investe em marketing interno, ela aprimora a sua comunicação, focando o relacionamento interpessoal e o fluxo de informações.

É por meio do marketing interno que os colaboradores ficam sabendo o que acontece na empresa, quais são suas inovações e parcerias. Além disso, ela oferece espaço para esclarecer dúvidas, em que as pessoas podem, também, fazer sugestões.

Os funcionários são tratados como colaboradores e valorizados como ativos importantes para o crescimento da corporação.

Endomarketing

O endomarketing forma um conjunto de ações que visam a valorização da empresa aos funcionários. Ele enfoca a promoção de engajamento e, faz, também, com que os profissionais vistam a camisa da corporação defendendo os propósitos e produtos dela.

Nessa estratégia, o funcionário é visto como um cliente interno, e por isso cuida do relacionamento entre a organização e seus funcionários, o que ajuda a melhorar os produtos e serviços e a reduzir as taxas de rotatividade.

Para implementá-lo, uma distribuidora de sorvete deve criar uma cultura organizacional forte e difundi-la entre seus colaboradores fazendo com que se sintam parte importante da colaboração.

Por que investir em marketing institucional?

Um bom plano de marketing institucional é bem articulado e integrado a outras estratégias de marketing focadas no crescimento da empresa. Existem muitas razões para investir nele, tais como:

Fortalece a marca

Essa vertente do marketing mostra que o negócio é um fornecedor de soluções, benefícios e status. É capaz de se conectar com o cliente e melhorar a prática do branding.

Por meio de sua abordagem, a empresa se transforma em uma pessoa, capaz de criar laços com os consumidores e, além disso, gera repercussão positiva melhorando o posicionamento da companhia como uma instituição forte e bem-vista.

O fortalecimento é algo fundamental para a fidelização, para melhorar o marketing de relacionamento e para garantir o sucesso de várias outras ações, inclusive de marketing digital.

É assim que uma empresa de lavagem de uniforme de frentista se torna referência em termos de inovação, conhecimento e experiência.

Traz mais oportunidades

Como falado anteriormente, o marketing institucional favorece a relação de confiança entre o público e a organização. Isso é importante, porque é muito mais confortável e seguro comprar com uma empresa confiável e de boa reputação.

É justamente por isso que as velhas estratégias de marketing com foco exclusivamente em apresentar os produtos e falar sobre preços já não são capazes de despertar a percepção do cliente.

Compartilha as conquistas da empresa

Manter o foco apenas na abordagem em vendas faz com que a imagem da corporação fique voltada exclusivamente para os produtos e seu preço. Mas é indispensável falar sobre as conquistas de valor humano.

Mais do que isso, uma empresa terceirizada copeira deve mostrar sua expertise e sua atuação na sociedade. Isso é necessário, porque o público consumidor precisa ser abastecido com informações sobre a realidade do negócio.

Ele precisa saber do viés organizacional, agente social e cultural, e o marketing institucional é capaz de atender a essa demanda, pois mostra de que modo a corporação se estrutura, quais são os seus valores e dentre outros atributos importantes.

Aproxima a marca do público

Essa metodologia também favorece a aproximação entre o público e as organizações. De modo geral, por meio do levantamento de dados e mensuração, isso fica ainda mais evidente.

O negócio consegue impactar diretamente as pessoas que podem se interessar por seus produtos e serviços, mas sem falar apenas sobre as soluções que oferece.

É o caso da Dra. Marina Rigobello que é Terapeuta de Mulheres em Campinas, e que faz um excelente trabalho de marketing institucional do seu negócio e hoje ela colhe os frutos.

Reduz os custos

Uma barraquinha de alimentação pode investir em marketing institucional até mesmo pela internet, aliás fazer isso é uma forma de reduzir os custos com as ações de marketing.

Dessa forma, a corporação consegue ter acesso a dados concretos, e a sua atuação no ambiente digital vai depender de orçamentos e taxas muito mais baixos e conquistar espaço maior no mercado em que atua.

Excelente retorno sobre os investimentos

Trabalhar com marketing é fazer investimentos, por isso as empresas desejam obter retornos. Justamente por essa razão, existe uma métrica conhecida como ROI (retorno sobre os investimentos), e ela mostra os lucros obtidos com uma estratégia.

Assim como acontece com qualquer outra ação, um fabricante de tinta para forro de gesso consegue entender como está o retorno sobre os investimentos das estratégias de marketing institucional, principalmente se forem realizadas na internet.

Considerações finais

Em um mercado concorrido em que os consumidores podem comprar os mesmos produtos e serviços com marcas diferentes, e tendo em vista o alto padrão de exigência e conhecimento das pessoas, é necessário se destacar.

Mas, além de se destacar, a corporação precisa mostrar uma imagem positiva transparecendo sua missão, visão e valores, e o marketing institucional é a melhor forma de fazer isso.

Ele mostra a clientes, a fornecedores, a colaboradores e a outras pessoas envolvidas com a empresa, que ela possui credibilidade e condições para oferecer o melhor a todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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