Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Como Incorporar O Growth Hacking Para Crescer Um Canal No YouTube?

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Rod Lopes

O Growth Hacking é uma estratégia que tem como objetivo encontrar oportunidades de crescimento rápido e sem a necessidade de investir muito.

A maneira como as organizações divulgam seus produtos e serviços tem passado por muitas mudanças ao longo do tempo, isso se deve a outros fatores, como a presença constante da internet, a tecnologia, e assim por diante.

São ações que objetivam atrair os consumidores e aumentar as vendas, no entanto, o caminho pode ser mais longo sem aplicar o growth hacking.

O objetivo de qualquer empresa é crescer, principalmente aquelas que estão começando agora.

Elas precisam trabalhar com diferentes recursos de marketing, e no meio delas está a produção de conteúdo.

Esses materiais podem assumir diferentes formatos, como no caso dos vídeos, e eles são transmitidos, principalmente, pelo YouTube.

Mas, para que eles realmente façam a diferença e colaborem com o crescimento do negócio, é necessário aplicar as estratégias de growth hacking.

E é exatamente sobre isso que vou falar neste artigo.

Você vai entender o conceito de growth hacking, se é possível aplicá-lo no YouTube e aprender algumas maneiras de fazer isso.

O que é growth hacking?

Chamamos de growth hacking um conjunto de estratégias que tem como objetivo ajudar uma empresa a crescer rapidamente, identificando seus pontos críticos.

Esse processo acontece por meio de experimentos, ou seja, a equipe elabora algumas hipóteses, verifica a validade delas, realiza alguns testes e a partir disso descobre quais são as oportunidades de crescimento acelerado.

Essa tática pode ser usada por qualquer tipo de empresa, como no caso de uma especializada em lavagem de estofados automotivos.

Também por conta de suas características, o growth hacking passou a ser conhecido como marketing orientado a experimentos.

Esse nome foi atribuído por Sean Ellis, que usou a estratégia para acelerar o crescimento de startups, o que mais tarde se tornaram gigantes do mercado em que atuam.

Os pontos críticos são identificados por meio dos KPIs, medindo informações como nível de sucesso, vendas, tráfego e leads.

Supondo que o ponto crítico de uma organização é o tráfego, o growth hacking transforma esse indicador-chave em experimentos que ajudam a desenvolver maneiras de atrair mais visitantes.

Mas, veja, a definição dos KPIs vai depender do que a empresa entende como sucesso, tendo em vista que para algumas são as vendas enquanto para outras é o tráfego no site.

Para entender a diferença entre o growth hacking e as demais estratégias de marketing, é importante lembrar que nem todas as técnicas são focadas nos KPIs.

Por essa razão, muitas marcas perdem tempo e dinheiro com ações que não chegam aos resultados almejados.

Mas, o growth hacking apresenta a possibilidade de mirar exatamente nos objetivos do negócio.

Para uma empresa de restauração de tapete ou qualquer outra, a grande diferença está no fato de que tudo isso é feito de maneira muito mais rápida e barata, uma vez que a técnica valida hipóteses, por meio de experimentos.

Contudo, é um erro acreditar que essa estratégia faz milagres, pelo contrário, a corporação precisa investir em ferramentas que façam esses experimentos e automações, além de montar uma equipe que consiga encontrar as soluções.

Para colocar o growth hacking em prática, é necessário seguir suas partes fundamentais, que são constituídas por:

  • Objetivo;
  • Hipótese;
  • Experimentos;
  • Ferramentas.

O objetivo diz respeito àquilo que se pretende alcançar por meio da técnica; a hipótese é elaborada por meio da intuição dos profissionais e de seu know-how.

Quanto aos experimentos, são a realização de testes que visam comprovar a eficiência das hipóteses, já as ferramentas são aquelas voltadas para testes e automação.

É possível aplicar o growth hacking no YouTube?

O growth hacking pode ser aplicado em qualquer canal usado por um fabricante de produtos para pisos, ou seja, pode estar presente no site, blog, e-mail, e claro, no canal do YouTube.
Isso acontece porque uma estratégia importante de sua implementação se dá no marketing de conteúdo, uma das principais estratégias de crescimento de tráfego.

Os conteúdos produzidos são focados nas necessidades e assuntos de interesse do público-alvo da marca, e esses materiais podem ser criados em diversos formatos, tais como textos, imagens e vídeos.

No entanto, investir em marketing de conteúdo não é suficiente para fazer o negócio crescer, mesmo que os materiais sejam vídeos publicados no YouTube.

Para conquistar mais audiência é necessário trabalhar com todas as estratégias dentro do marketing de conteúdo.

Nesse contexto, para aplicar o growth hacking, a companhia deve lançar mão de outras práticas, como o SEO.

Essa sigla para Search Engine Optimization reúne estratégias que otimizam os conteúdos para que eles sejam visualizados por mais pessoas e façam com que uma empresa de serviço de impermeabilização de sofá cresça continuamente.

Outra prática muito importante é o guest post, uma parceria de produção de conteúdos que ajuda a aumentar a audiência.

A marca estabelece um trabalho em conjunto com uma empresa que tenha um público-alvo semelhante ao seu, mas que não seja seu concorrente.

Com isso, elas não esperam que os usuários cheguem por um acaso aos seus canais do YouTube.

Os vídeos também podem ajudar a conquistar leads, e o growth hacking pode ser aplicado por meio de elementos de captura.

No caso das publicações no YouTube, uma das mais comuns é o uso de CTA (chamada para ação), que leva o usuário a realizar uma ação estipulada pela empresa.

Como aplicar o growth hacking no YouTube

Até aqui, ficou claro que uma empresa de serviços de limpeza pode implementar o growth hacking em seu canal, e algumas das estratégias para fazer isso são:

Divulgar os vídeos por meio de sites e redes sociais

Todos os materiais produzidos para o YouTube devem ser divulgados em outros canais, como o site do negócio e seus perfis nas redes sociais.

É uma ação simples mas que faz muita diferença, visto que é capaz de levar os conteúdos para uma quantidade maior de pessoas.

Consequentemente, impulsiona o tráfego na plataforma.

Ao promover seus vídeos dessa maneira, a empresa consegue transmitir sua mensagem e construir sua audiência.

Ao final do conteúdo, é muito importante convidar os usuários a se inscreverem no canal e curtir os vídeos.

Educar o público

Uma empresa deve publicar vídeos no YouTube apenas com o objetivo de vender.

Assim como no caso de uma empresa de instalação de compressor de ar, o propósito deve ser educar as pessoas.

Para isso, a companhia pode compartilhar suas experiências com os clientes e se mostrar aberta à opinião deles.

Quanto mais qualidade o vídeo tiver, melhor, pois os usuários vão recompensar a empresa por meio de comentários e ações.

Criar conteúdos consistentes

Os conteúdos publicados precisam ser consistentes, aliás, o próprio fluxo de publicação precisa seguir um cronograma que mantenha um ritmo.

Uma dica é investir em uma abordagem experimental para o assunto que a empresa está tentando distribuir.

No entanto, é muito importante que a distribuição seja coerente com os interesses do público.

É dessa forma que um restaurante de marmita fit personalizada vai aumentar sua audiência e o número de inscritos em seu canal.

Além disso, vai criar o hábito de produzir conteúdos de qualidade.

Trabalhar com e-mail marketing

O e-mail marketing também pode ajudar a aumentar a quantidade de assinantes de seu canal no YouTube.

Para fazer isso, basta incluir benefícios para quem visualizar o material, se inscrever e curtir as publicações.

Também é interessante encontrar maneiras de fazer com que os contatos compartilhem os vídeos com seus amigos e conhecidos.

Para agilizar o processo, é muito importante incluir um link que direcione o usuário para a plataforma para que ele possa se inscrever no canal.

Conhecer o algoritmo do YouTube

O YouTube quer que um fabricante de letra caixa ACM crie conteúdos que façam com que as pessoas assistam a mais vídeos, pois isso significa que mais usuários vão visualizar os anúncios.

Por conta disso, a plataforma recompensa canais mais assistidos e que sabem criar conteúdos viciantes.

Assim sendo, é recomendável remover links externos de seu canal no YouTube, pois isso ajuda a construir uma boa base de inscritos.

Conclusão

Sendo assim, o growth hacking foi criado para potencializar o crescimento das empresas por meio de suas estratégias de marketing, independentemente de seu segmento ou porte.
Ele também otimiza os investimentos e reduz o tempo de trabalho com essas ações. Pelo fato de poder ser aplicado em qualquer estratégia e canal, também é uma ótima solução para os vídeos da marca no YouTube.

Por meio de ações simples, é possível implementar essa técnica na maior plataforma de vídeos do mundo e obter excelentes resultados para o crescimento da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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