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SEO: Entenda o que é conheça 5 técnicas!

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Rod Lopes

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), sendo um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma página no Google e outros buscadores.

Com isso, é capaz de gerar tráfego orgânico e qualificado, ele é importante porque qualquer empresa que tenha um site na internet tem como objetivo fazer com que mais pessoas visitem a plataforma.

Atualmente, o site institucional é a porta de entrada para oportunidades de vendas, além de ser a base de todas as estratégias de marketing digital. Mas, todos os dias, milhares de páginas são publicadas e elas competem entre si.

Existe uma disputa acirrada pela atenção dos usuários e quem não investe em SEO perde muitas oportunidades.

Embora as estratégias de mídia paga tragam resultados imediatos, os consumidores preferem empresas que conquistam um bom posicionamento de maneira orgânica. O Google sinaliza quando se trata de anúncio, portanto, é fundamental se atentar.

O SEO agrada os algoritmos dos motores de busca, pensando nisso, neste artigo, vou mostrar quais são 5 das principais técnicas de SEO, explicar um pouco mais sobre sua importância e como essa ferramenta funciona. Confira.

5 Principais técnicas de SEO

Agora que você já sabe o que é SEO, está pronto para conhecer suas principais estratégias. Dentre elas estão:

1. Criar conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de SEO e tem como objetivo atrair, reter e fidelizar clientes, por meio de conteúdo útil e relevante, que falam sobre assuntos do interesse da audiência.

O consumidor moderno está ávido por informação, e quando pesquisa sobre qualquer assunto, como plotagem veicular, não quer saber apenas o preço do serviço, mas muitas outras informações também.

Tanto é que materiais com mais de 1000 palavras são aqueles que ranqueiam melhor, por oferecerem informações mais completas. Vale mencionar que, há quem diga que o número de palavras é irrelevante para um bom posicionamento.

Eu, particularmente, discordo. Sou daqueles que cria conteúdo com no mínimo 500 palavras e tenho tido ótimos resultados com isso.

Além disso, os buscadores analisam conteúdos relevantes por vários motivos, como:

  • Escaneabilidade;
  • Tempo de permanência na página;
  • Palavras de cauda longa;
  • Originalidade;
  • Conteúdos ricos.

Por outro lado, não adianta nada escrever um texto muito grande, mas que seja pobre de informações, assim sendo, faça muitas pesquisas para garantir que o seu material seja realmente relevante e utilize fontes que comprovem o que está sendo dito.

Para que o conteúdo fique ainda mais rico, é indispensável inserir imagens e diversificar o formato, que pode ser texto, vídeo, imagem, infográfico, dentre outros.

2. Pesquisar palavras-chave

A relevância do material também depende da palavra-chave utilizada, sendo esta os termos pesquisados pelos usuários na hora de fazer uma pesquisa.

Para encontrar os termos usados pelo seu público, uma boa dica é usar uma ferramenta criada pelo próprio Google, conhecida como Keyword Planner.

Por meio dela, uma oficina de serviço de suspensão automotiva procura sugestões de termos e grupos de anúncios, digitando as palavras que vai segmentar.

Com base naquilo que os usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta mostra uma lista de sugestões de palavras-chave que podem ser usadas.

Outra maneira simples de pesquisar é digitando no Google alguns termos que o negócio gostaria de usar e verificar as sugestões que aparecem nas pesquisas.

Se preferir, pode rolar a página até o fim dos resultados para ver outros termos relacionados, mas independentemente de qual método você vai usar, é fundamental usar duas ou mais palavras.

3. Usar URL amigável

A URL da página precisa ser amigável, ou seja, explicar para os visitantes o tipo de conteúdo que eles vão encontrar. Os buscadores favorecem esse tipo de URL justamente porque ela informa o tema do artigo.

Para isso, é melhor usar apenas letras e evitar números e símbolos que podem atrapalhar a compreensão do endereço.

4. Usar sitemap

O site mapa é um tipo de mapa que contém todos os links para todas as páginas da plataforma, pois ele ajuda a rastrear facilmente as páginas e a indexar o conteúdo.

Se o site de um fabricante de faixa impressão digital for hospedado pelo WordPress, o sitemap pode ser gerado por meio de um plugin.

Agora, se a sua plataforma estiver usando um CMS personalizado, pode utilizar um gerador de sitemap XML para criar um mapa e apenas carregá-lo no site.

5. Inserir links internos

Essa estratégia se refere à inserção de links em uma página que apontam para outras dentro do site. Supondo que a empresa já escreveu sobre outro assunto mencionado em um conteúdo, ele deve ser vinculado para a página em questão.

Isso é importante para fortalecer os termos utilizados e ainda faz com que os visitantes permaneçam mais tempo navegando no site.

Só que é fundamental que esses outros links sejam relevantes para a leitura em questão e que o texto de âncora seja claro e objetivo. É uma forma de reduzir as taxas de rejeição e evitar que o visitante abandone a leitura sem realizar uma ação.

Como o SEO funciona?

Quando uma pessoa pesquisa qualquer informação, como preço aluguel de telão, obtém entre os primeiros resultados apenas os melhores links que respondem à sua dúvida.

Para que isso aconteça, os buscadores verificam vários critérios para eleger o posicionamento dos resultados, e é com base nisso que eles verificam os sites e páginas que se aproximam da pesquisa.

Eles também levam em conta a qualidade da plataforma, de seus conteúdos, das informações fornecidas e até mesmo número de rejeição que o resultado apresentou em pesquisas anteriores.

A maneira como as palavras-chaves são trabalhadas é muito avaliada pelo Google e demais mecanismos de busca. Os termos escolhidos precisam fazer sentido dentro do texto e não apenas aparecer inúmeras vezes.

Outro ponto avaliado é a autoridade do site, pois quanto mais relevante ele for, mais será acessado pelas pessoas.

As páginas de uma empresa de retirada de entulho residencial contam com uma série de links internos e externos, e o que determina o sucesso dessa estratégia é a qualidade deles.

A qualidade do conteúdo também é fundamental, pois se ele é capaz de esclarecer completamente a dúvida do usuário, melhora o posicionamento da plataforma.

Por outro lado, se for copiado de outro site ou muito repetitivo, não vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Só que além de criar um bom material, é fundamental inserir imagens, vídeos, áudios e links para enriquecê-lo e torná-lo mais atraente para o público.

Importância do SEO

Sabendo como funciona o SEO, não é difícil compreender sua importância para os negócios. O principal objetivo é fazer com que o site da empresa seja visto por um número maior de pessoas e no momento em que elas precisam de uma solução.

Quando isso acontece, fica muito mais fácil para um fabricante de pulseira de papel personalizada vender seus produtos. 

Além disso, nenhuma estratégia consegue trazer tantos visitantes qualificados quanto esta.

Quando é bem planejada e executada, faz com que apenas pessoas realmente interessadas nos conteúdos visitem o site.

Mesmo que isso pareça um pouco óbvio, é muito mais comum do que você imagina que alguns visitantes cliquem em uma página com expectativas diferentes daquilo que ela pode oferecer.

Ter visitantes qualificados ajuda a melhorar a comunicação na internet, algo fundamental para melhorar o relacionamento com o público.

Se você sabe o que as pessoas precisam, naturalmente elas vão voltar para a plataforma pesquisando outras informações, afinal, os materiais atendem suas necessidades.

Ao aplicar as estratégias de SEO, uma oficina auto elétrica não tem como objetivo vender os seus serviços, mas acaba conseguindo isso porque as pessoas percebem que seus conteúdos se encaixam às suas necessidades e passam a confiar nela.

Quando precisarem de uma solução, vão procurar a oficina em questão ao invés de outra. É nesse ponto que o SEO consegue aproximar a marca de seu público.

A companhia vai receber visitantes qualificados, que são atraídos por seus conteúdos e pelo fato de superarem suas necessidades. Consequentemente, a organização terá um relacionamento mais próximo com essas pessoas.

Quanto maior for a aproximação entre empresa e a audiência, mais informações ela vai conseguir sobre seus potenciais clientes, algo fundamental para atraí-los e fidelizar quem já compra com ela.

Por exemplo, uma loja de pedras decorativas para parede de sala pode ensinar como utilizá-las em uma decoração e dar algumas dicas criativas.

Isso mostra que ela entende muito bem sobre os produtos que fabrica e de que maneira eles podem ser usados, provando, então, seu domínio no mercado. Isso conquista a confiança do consumidor e influencia a decisão de compra.

Considerações finais

Sendo assim, o SEO é uma estratégia de marketing digital muito importante para qualquer negócio que queira se destacar na internet e criar uma presença forte e sólida, de maneira totalmente orgânica.

As estratégias que mostramos aqui são apenas algumas opções que a empresa tem de utilizar essa ferramenta, mas existem muitas outras que podem ser trabalhadas.

Elas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos do negócio e as características de seu público, pois certamente isso vai fazer com que a marca apareça entre os primeiros resultados de pesquisa e crie uma presença ampla na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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