Estar presente no ambiente digital é, em grande medida, estar disponível para uma parcela significativa do público. Entender, portanto, quais são os tipos e como implementar os websites acaba sendo fundamental.
Estar disponível quando uma pessoa identifica alguma falta é primordial para qualquer relação comercial nos dias atuais.
Em outros tempos, apostava-se na memória do público referente aos anúncios efetuados nos mais diversos tipos de mídias.
Esses aspectos, em grande medida, sempre obtiveram ótimos resultados e há uma diversidade muito significativa de cases de sucessos nesse sentido.
No entanto, com o passar do tempo, novas técnicas de impacto passaram a fazer parte dos horizontes empresariais.
O que, antigamente, poderia ser representado pelo anúncio de um curso para piscineiro em uma revista especializada, agora, é, em grande medida, fundamentada em uma relação que parte do próprio consumidor.
Isso se dá por causa do aprofundamento que o ambiente digital propiciou para a relação de consumo. Nesse caso, não há mais uma perspectiva tão passiva de impacto de mídia e de produção de necessidade e desejo.
Na verdade, inverteu-se um pouco essa lógica, uma vez que o cliente tem muito mais autonomia de escolha nos tempos atuais.
Não há espaço, então, mais para alguns tipos de linguagem que desconsidere o fator digital como uma mudança de paradigma.
Por essa razão, algumas novas estratégias de marketing têm sido cada vez mais acionadas por parte das empresas.
Se um usuário estiver precisando de um cuidador de pessoas idosas e dependentes, raramente ele irá buscar em sua memória algo nesse sentido.
Há, nesse caso, uma grande chance dele jogar essas palavras em algum mecanismo de busca à espera de resultados.
Diante disso, uma série de possibilidades irá se materializar em poucos segundos perante seus olhos.
Sendo assim, essa pessoa terá muito mais chances de identificar aquela empresa que ela achar que melhor se enquadra em seus critérios.
Há, nesse sentido, um agravante, uma vez que esse é um tipo de serviço que, de fato, precisa de muito cuidado ao ser contratado.
Isso, portanto, vai se realizar sob uma perspectiva muito parecida com a contratação de um serviço de monitoramento cameras.
Diante de tudo isso, uma estratégia bem fundamentada de marketing de conteúdo a partir do inbound marketing pode trazer algumas vantagens. Algumas delas são:
- Atração de cliques;
- Qualificação de leads;
- Visibilidade;
- Aumento de vendas.
Esses são alguns aspectos externos aos sites que podem trazer uma série de benefícios internos a ele.
Detalhar esses aspectos pode fornecer algumas ferramentas importantes para adotar ou não essa estratégia.
O primeiro ponto que se realiza é a atração de clique que essa plataforma pode ter por conta de sua publicação. Isso é importante, uma vez que, sem essa etapa, não há a possibilidade para que um site realize a sua razão de ser.
Seja para a manutenção de conteúdos ou até mesmo para a venda, é preciso que haja acessos.
Se um cliente pesquisar por curso para limpeza de piscinas em um mecanismo de busca, os sites que aparecerem estarão ali por causa de suas práticas nesse sentido.
Há, nesse aspecto, também, uma realização de qualificação de leads, uma vez que eles são atraídos a partir de uma necessidade própria.
Essa categoria de mercado está relacionada, nesse caso, aos usuários que entram em uma plataforma, mas, em grande medida, ainda não teve nenhuma orientação de ação para sua conversão.
Em outras palavras, trazendo para o ambiente analógico, é como aqueles clientes de loja que estão só “dando uma olhadinha”.
Com isso, é papel do vendedor orientá-lo cada vez mais para uma ação de compra para consolidar aquele contato.
No ambiente digital, essa lógica permanece basicamente intacta e, por isso, é preciso considerá-la.
Uma clínica de acupuntura em cães com cinomose pode gerar uma série de conteúdos para atrair ainda mais aquele lead para a contração.
Outro ponto que se realiza a partir dessa postura, está relacionado a visibilidade que uma marca passa a ter.
Isso se dá por causa da capacidade que as plataformas onlines têm de colocar uma marca diante de seu público exato.
Por fim, tudo isso tem uma grande incidência em um dos elementos mais importantes para qualquer empresa: o aumento das vendas.
Fica claro, dessa forma, que ter um bom site significa, também, trazer alguns elementos de publicação para ele.
O que é um website?
Desde os anos 90, muito se fala sobre os websites. O que antes era uma projeção, agora, é uma realidade constante na vida das pessoas.
Fundamentais para as empresas e, também, para o contato social no geral, essas plataformas são elementos essenciais da vida cotidiana.
Apesar de sua importância tão vívida, nem todos compreendem do que realmente eles se tratam. Os sites, nesse caso, são espaços eletrônicos que são destinados a algum fim e podem ser acessados a partir de seus domínios.
Esse ponto, por sua vez, está relacionado ao endereço que aqueles sites possuem para que os usuários consigam entrar.
O conjunto de todas essas plataformas acessíveis são o que compõem a World Wide Web, mais conhecida pela sigla WWW.
Suas possibilidades trouxeram uma série de revoluções para a vida cotidiana e que, em grande medida, incide em novidades até os dias de hoje.
Afinal de contas, foi por causa de seu desenvolvimento que possibilitou-se o surgimento das redes sociais e, também, das plataformas de e-commerce.
Seja como for, os websites são partes fundamentais de todo ecossistema que rege a sociedade moderna.
Quais os tipos de website?
Diante disso, há uma série de desdobramentos que essa perspectiva obteve com o passar dos anos.
Apontar, então, para alguns dos elementos principais que fundamentam a presença dos sites é essencial.
Hotsite
Esses sites são mais simples e visam uma atuação temporária dentro da web de uma forma geral.
Na verdade, ele corresponde a um destino específico para campanhas que, em um curto espaço de tempo, será descontinuada.
Seu nome, inclusive, deriva disso, uma vez que ele faz referência a uma atuação “quente” sobre determinados assuntos.
Landing page
As landing pages correspondem ao destino que um cliente terá ao clicar em um link fornecido através de uma pesquisa.
Se ele pesquisar por cuidador de deficiente mental, ao entrar em um site, ele estará nesse ambiente. A importância dela reside, justamente, na capacidade de atrair e qualificar ainda mais um lead.
E-commerce e marketplace
Embora não seja a mesma coisa, é importante tratá-lo no mesmo tópico por conta de seus fins parecidos.
No caso do e-commerce, materializa-se uma plataforma destinada à vendas por parte de uma empresa específica.
Já o marketplace é a adoção de plataformas parceiras para a efetivação dessa mesma finalidade.
Nesse caso, não há melhor nem pior, mas, sim, perspectivas distintas e, se porventura, uma empresa que vende guarda corpo para piscina quiser adotar uma das duas, é crucial ter uma consolidação estratégica coerente.
Por que adotá-los?
Para esclarecer ainda mais a importância desses elementos para a vida de uma empresa, é imprescindível apontar alguns benefícios que eles podem trazer. São eles:
Otimizar vendas
A otimização de vendas é um dos pontos centrais para que as empresas busquem assumir uma postura de adoção de um website.
Afinal de contas, é a partir deles que há a possibilidade de se estabelecer de forma digital para um cliente.
Se bem executada, uma estratégia baseada nesse aspecto pode trazer uma série de benefícios para a empresa.
Competitividade
Há uma máxima dentro do mercado que diz: se uma empresa não adota uma estratégia, a sua concorrente vai.
Esse é um dos pontos principais para se criar sites. Afinal, se há uma ampla opção no ambiente digital, raramente o cliente irá buscar efetuar alguma contratação no ambiente analógico.
Uma enfermeira para idoso que consegue se sustentar de forma digital, por exemplo, pode sair em vantagem dentro de seu mercado.
Como implementá-los?
Consolidada as perspectivas mais importantes referentes a um website, torna-se imperativo entender como efetuar a sua implementação.
Registrar um domínio
O domínio, nesse caso, é o endereço que se utiliza para que o site apareça para um usuário. Registrá-lo significa qualificar um endereço fixo para que as pessoas consigam encontrar a empresa.
Hospedar
Estar no ambiente digital significa permanecer em algum espaço. Para os sites, a hospedagem é essencial.
Esse ponto representa uma consolidação digital de uma espécie de “logradouro” para o site de uma empresa.
Para efetuar esse aspecto, é necessário avaliar qual o tipo de serviço que se procura e, também, verificar os valores de cada um deles.
Definir objetivo
Como dito anteriormente, há uma infinidade de modalidades de site e cada uma delas diz respeito a um aspecto diferente.
Entender, nesse sentido, qual o objetivo daquela plataforma pode ajudar na hora de escolher qual modelo melhor se encaixa.
Procurar um desenvolvedor
Hoje em dia, há uma diversidade bastante grande de construtores de sites que servem para auxiliar em seu desenvolvimento. A Representação Digital, por exemplo, é uma Agência De Marketing Digital de criação de websites profissionais, eu recomendo.
Entretanto, nem sempre o que se procura efetuar consegue ser feito com tanta facilidade assim. Por esse motivo, ter em mente a contratação de um desenvolvedor pode ser essencial para essa relação.
Considerações finais
Diante dos avanços das tecnologias digitais, fundamentar um site tornou-se um dos elementos centrais para as estratégias comerciais.
Saber, frente a diversidade de possibilidades, qual o tipo de perspectiva a se adotar acaba sendo um elemento primordial.
Sendo assim, analisar suas vantagens e suas aplicações acaba sendo essencial para qualquer relação.
Partindo desses pontos, qualquer empresa pode começar a colher os grandes frutos de uma boa estratégia digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.