O copy pode ajudar as empresas de muitas formas, inclusive a aumentar as vendas. Trata-se de um elemento essencial para chamar a atenção do cliente, uma vez que o público só vai se envolver com a marca, por meio de chamadas que prendem a atenção.
Empresas de grande sucesso utilizam essa técnica com maestria e fazem o número de consumidores aumentar, por essa razão, qualquer negócio que queira se destacar não pode deixar essa ação de fora.
Na era da informação, é essencial saber se comunicar com o público e utilizar argumentos que envolvem as pessoas e são capazes de persuadi-la. Isso porque os usuários são bombardeados por conteúdos o tempo todo.
Companhias dos mais variados segmentos falam sobre assuntos interessantes para a audiência e tentam se posicionar como a melhor opção do mercado. Mas existe toda uma técnica por trás para fazer isso.
Em outras palavras, não basta apenas escrever um texto, é necessário saber como fazer isso do jeito certo.
Neste artigo, será abordado como usar o copy do jeito certo, quais são os benefícios dessa ação para as vendas e quais são as principais estratégias de copy.
Como usar o copy?
Para usar do jeito certo essa estratégia e impulsionar as vendas, é necessário usar alguns elementos. Além disso, existem algumas regras no processo de vendas que precisam ser consideradas.
Por exemplo, a marca não pode deixar as pessoas perceberem que existe uma tentativa de convencê-la a tomar uma decisão. Também é importante lembrar que as pessoas costumam comprar pela emoção e envolvimento.
Por fim, depois que a compra é finalizada, o que o cliente mais quer é resolver um problema ou atender a um desejo, portanto, quer se sentir satisfeito,
Quando uma clínica de consulta em veterinários 24 horas estiver montando uma copy, precisa pensar nesses elementos. As palavras usadas para convencer as pessoas não podem ser agressivas, pelo contrário, é necessário usar os gatilhos mentais.
São termos e palavras que ajudam o público a comprar, mas não porque as pessoas se sentiram pressionadas, mas porque estão envolvidas com a companhia.
Existe emoção e envolvimento e o indivíduo percebe que o negócio consegue solucionar seus problemas. A melhor forma de fazer isso é pensando na satisfação do cliente e garantindo uma estratégia eficiente por completo.
Outro ponto muito importante é entender alguns elementos que fazem parte do universo que permeia a corporação, sendo:
- Mercado;
- Público;
- Solução;
- Necessidades.
É crucial ter pleno conhecimento sobre o público, identificar as dores e necessidades das pessoas e ter certeza de que a corporação possui a solução necessária para os problemas de seus clientes e potenciais clientes.
Uma clínica de reabilitação de drogas também deve mostrar que sua solução é única e estudar sua concorrência, além de fazer tudo o que for possível para chamar a atenção do público.
Benefícios de uma boa copy de vendas
Investir em uma boa copy traz uma série de benefícios para a empresa e seu público, e um deles é a melhoria na qualidade dos textos.
Independentemente do formato do material, os textos continuam sendo a melhor opção de comunicação dentro do marketing digital.
O copywriting surgiu para melhorar a qualidade e o impacto desses conteúdos, de modo a prevenir erros gramaticais, independentemente do canal usado.
A empresa pode enviar mensagens por e-mail, anúncios, publicações nas redes sociais, vídeos e páginas online como um todo.
A escrita persuasiva tem capacidade de tocar os sentimentos das pessoas, por isso, antes de escrever uma copy, o profissional precisa ter habilidade de transformar textos comuns em conteúdos persuasivos.
Isso só é possível por meio de uma pesquisa detalhada sobre a persona, que também ajuda a descobrir os problemas que o público enfrenta, os desejos e anseios dessas pessoas e os problemas que podem impedir a compra.
Ao ter essas informações em mãos, uma companhia de atendimentos de resgate de fauna vai criar conteúdos de acordo com os anseios do público e explorar temas interessantes para as pessoas, dentro de seu mercado.
Como resultado, os textos vão se conectar totalmente com a audiência e gerar proximidade com clientes e potenciais clientes.
Uma das coisas que as empresas hoje em dia tentam fazer a todo momento é gerar engajamento. Curtidas, comentários e compartilhamentos não são o suficiente para a empresa se destacar, mesmo sendo importantes indicadores.
Agora, um negócio que é capaz de se conectar com sua audiência, também será campeão no engajamento, independentemente da plataforma usada.
O copywriting faz isso porque possui diversos recursos para construir títulos atraentes, criar narrativas que prendem o leitor e ainda criar chamadas para ação que induzem uma ação na audiência.
Muitas agências e profissionais de marketing digital tem dificuldades em usar as melhores estratégias de copy com o auxílio dos gatilhos mentais. Por isso, eu criei mais de 350 modelos de copy com os gatilhos mentais mais poderosos da face da terra.
Por fim, um fabricante de janelas de vidro deve investir nessa prática porque ela é capaz de aumentar as vendas, aliás, foi criada para sistematizar uma escrita vendável.
Seus vários elementos, como no caso dos gatilhos mentais, ajudam a quebrar objeções e favorecem as negociações.
Por meio de uma comunicação persuasiva, fica mais fácil conduzir o receptor da mensagem a tomar uma decisão imediata, como comprar a solução ou se cadastrar em um formulário.
No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental saber colocar essa estratégia em ação.
Principais estratégias do copy de vendas
Para fazer um bom trabalho de copywriting, é necessário investir em algumas ações, dentre as quais se destacam:
Ter a persona em mente
É indispensável pensar na persona para garantir uma copy bem trabalhada, pois assim o indivíduo terá a impressão de que determinado material foi feito exclusivamente para ele.
Uma organização especializada em habilitação para lanchas deve se apegar aos detalhes de sua persona e trabalhar com a segmentação de leads, visto que dessa forma os materiais serão mais personalizados e com o tom de voz ideal.
É indispensável olhar dados demográficos dos clientes, fazer uma entrevista com alguns deles e com isso criar uma campanha com tudo o que interessa para essas pessoas.
Escolher boas palavras-chave
Saber usar adequadamente as palavras-chave é essencial para atrair o público de maneira totalmente orgânica ou potencializar os anúncios pagos.
Sabendo o termo que será usado na campanha, fica mais fácil atender a intenção de busca do público, depois, é só usar essas palavras nas estratégias.
Elas podem estar presentes em publicações no blog, aparecendo algumas vezes ao longo do texto, nos intertítulos, no título e na própria URL.
Os termos também devem ser usados na landing page, visto que ajudam a destacar a página, assim como no caso dos anúncios de mídia paga, por meio de títulos e descrições que melhoram a experiência do leitor.
Um fabricante de suspensões hidráulicas também pode usar as palavras nas redes sociais para compreender quais são as dores e necessidades do público, de modo a transformá-las em hashtags que facilitam o encontro da publicação.
Instigar a pessoa a resolver um problema
O fato de alguém fazer buscas na internet para encontrar alguma coisa não significa necessariamente que essa pessoa está querendo comprar. Muitas vezes, os usuários querem esclarecer dúvidas ou conhecer um pouco mais sobre o seu problema.
É justamente por isso que a copy da marca precisa ter empatia e se colocar no lugar do público. Lembre-se de que existe uma persona que procura por uma solução e é necessário pensar na dor que desencadeia essa atitude.
No caso de um fabricante de sancas fechadas de gesso, pode ser necessário ter que adaptar o texto de acordo com as características da persona do serviço, mas a ideia sempre permanece com o propósito de solucionar um problema.
Transmitir sinceridade
O vendedor utiliza argumentos que ressaltam os pontos positivos de uma solução, fazendo com que a persona questione o que pode acontecer, caso ela não compre o que está sendo oferecido.
Quando se trata de conteúdos voltados para o fundo do funil ou até mesmo o desenvolvimento de uma página de produto, esse processo deve ser seguido.
Em outras palavras, é imprescindível mostrar as vantagens do produto ou serviço e até mesmo trazer depoimentos de quem já é cliente da marca.
Usar voz ativa
Uma empresa de licenciamentos ambientais deve usar a voz ativa para trazer mais clareza para mensagem, além disso, ela confere uma estrutura mais complexa e que pode ser compreendida de primeira.
É assim que a corporação vai garantir que o sujeito da frase é quem realmente está realizando a ação, uma excelente forma de fazer o potencial cliente que se imaginar em determinada situação.
Considerações finais
É muito importante saber se comunicar com as pessoas para mostrar todo o potencial das soluções oferecidas pela marca, e uma das melhores estratégias para fazer isso é o copywriting.
Neste artigo, foi possível compreender um pouco mais sobre o assunto e de que maneira trabalhar essa estratégia inteligente e que ajuda a vender.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.