Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Copywriting: O que é e seus benefícios e 6 dicas!

copywriting
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Atrair clientes tem sido, cada vez mais, a tônica corrente dentro do mercado. Nesse sentido, entender o que é e quais os benefícios do copywriting pode ajudar no esclarecimento de certas ferramentas para a obtenção desses resultados.

Uma boa escrita sempre permeou as relações do marketing desde seu início. Contudo, seja para roteiros de comerciais ou, até mesmo, materiais pagos em revistas, a perspectiva era outra.

A busca pela ruptura com as virtudes do outbound tem sido uma das orientações mais importantes quanto a implementação de ferramentas de crescimento para as marcas em seus segmentos específicos.

Essa estratégia, na verdade, está ligada ao marketing de interrupção. Sendo assim, ela pode ser exemplificada a partir de algumas adoções tradicionais da propaganda.

Quando um programa de televisão é interrompido por algum comercial, é o outbound marketing exercendo as suas funcionalidades da forma mais especificada.

Outros pontos acabam sendo importantes quanto a essa consolidação. Uma revista especializada, por exemplo, pode se munir de um anúncio sobre fornecedor de fechamento de sacadas.

Tudo isso vai depender do aporte financeiro para fazer a compra de espaços em mídia, uma vez que essa perspectiva é mais cara.

Foi buscando modificar alguns paradigmas relacionados ao encarecimento e a amplitude do marketing tradicional que a perspectiva digital passou a oferecer respostas mais assertivas.

Nesse caso, essas novas abordagens têm a capacidade de mitigar alguns investimentos que, via de regra, acabam atingindo um grande número de pessoas, mas não as qualificando para a compra.

Por essa razão, o inbound marketing tem sido um dos grandes motores da obtenção de bons resultados dentro dessas novas dinâmicas.

Em contraposição ao outbound, essa perspectiva traz para a empresa a possibilidade de se aprimorar em mecanismos de atração para que o cliente que tome a iniciativa de ir atrás da empresa dentro de seus ambientes digitais.

Isso se dá por meio de conteúdos e, também, algumas novidades que podem viralizar dentro das redes sociais.

As possibilidades são infinitas e, se bem adotado, o inbound marketing pode trazer uma série de benefícios fundamentais para a empresa. Alguns deles são:

  • Atração de lead;
  • Qualificação de lead;
  • Reconhecimento da marca;
  • Aumento de vendas.

Há, é claro, uma série de outras questões importantes que esse tipo de postura pode trazer para a realização dos objetivos de uma marca. 

No entanto, é importante ter em mente alguns desses aspectos citados para ilustrar melhor a capacidade que o inbound marketing tem.

O primeiro ponto diz respeito ao objetivo central desse tipo de relação: a atração de leads para uma plataforma empresarial.

Essa categoria do mercado representa uma série de pessoas que estão em contato com a plataforma, mas ainda não se consolidaram como clientes.

Em outras palavras, é um público que pesquisou e clicou, só que ainda não obteve nenhuma ação de compra e contratação.

Atraí-los é importante, porque são eles que irão incidir no crescimento exponencial dos clientes de uma marca.

No caso de uma assistência que faz manutenção de chiller, ao trabalhar bem seus leads, haverá uma capacidade maior de estabelecê-los como clientes.

Além disso, o inbound tem a capacidade de trazê-los já qualificados para dentro de um site, uma vez que essa atração é feita através de uma pesquisa que partiu do próprio usuário.

Nesse sentido, não tê-lo como epicentro das relações comerciais pode representar um fracasso muito grande na hora de se obter os objetivos de uma estratégia.

Um outro ponto essencial é o reconhecimento que a marca vai ganhando dentro de um mercado a partir dessas iniciativas que partem dos clientes.

Isso é importante e sempre norteou, dentre outras coisas, as campanhas de outbound marketing, também.

Uma boa consolidação nesse sentido pode trazer uma série de vantagens para uma empresa frente às suas concorrentes.

A primeira delas pode ser entendida a partir de um exemplo sobre uma pesquisa em um mecanismo de busca.

Uma pesquisa sobre uma empresa pode ser feita em termos genéricos ou, se bem posicionada, a busca pode ser feita de forma a mencionar a empresa da preferência do usuário.

Por fim, esse tipo de perspectiva tem uma série de convergência a um dos objetivos mais importantes para as empresas: o aumento de vendas.

O que é copywriting?

Diariamente, as empresas estão buscando se consolidar dentro do ambiente digital. O inbound marketing, nesse sentido, acaba sendo uma das ferramentas mais utilizadas.

Dentro dessa perspectiva, há ainda uma outra ferramenta muito utilizada: o marketing de conteúdo.

Esse é um tipo de abordagem que pode trazer uma série de leads para uma empresa por conta de sua capacidade de gerar mecanismos de atração.

Uma oficina que faz consertos de tv, por exemplo, ao criar um blog sobre dicas de manutenção desses equipamentos pode, em grande medida, atrair uma série de leitores e fixar sua marca.

Tudo isso vai depender de uma série de fatores importantes, mas, o mais relevante é a capacidade daquele conteúdo de ser relevante.

Isso não passa apenas pela consolidação temática do texto, mas, também, pela fluidez da escrita e outras estratégias aplicadas.

Nesse sentido, o copywriting surge para auxiliar nesse tipo de abordagem e, via de regra, fornece algumas ferramentas.

Essa perspectiva tem a capacidade de criar uma série de gatilhos dentro do texto para conduzir o lead para sua conversão em cliente.

Portanto, o copywriting é a implementação de recursos de persuasão para levar o leitor a consolidar alguma ação. Po exemplo, com uso correto de copywriting para dentistas, um consultório odontológico pode consquistar mais clientes.

Outro exemplo é a construção de um conteúdo sobre manutencao de instrumento de corte pode levar os leitores a se tornarem assíduos naquele ambiente e proporcionar à empresa a possibilidade de instaurar uma série de vendas.

Por que implementar o copywriting?

Uma perspectiva como essa, para ser implementada, precisa de algumas ilustrações a respeito de suas funcionalidades.

É fundamental pensar como essa postura pode ajudar na construção de um texto para o conteúdo da empresa.

Conversão de lead

Como dito anteriormente, um dos aspectos mais importantes para a consolidação de uma empresa dentro de seu segmento é o lead.

Contudo, por mais qualificado que ele apareça na plataforma, é preciso ir além e consolidá-lo como cliente.

Esse tipo de abordagem textual tem a capacidade de trazê-los cada vez mais a comungar dos valores mencionados naquele conteúdo.

Uma clínica para tratamentos de alcoolismo que faz conteúdo com a intenção de auxiliar esses dependentes pode, em grande medida, ter os seus serviços contratados.

Criação de empatia

Gerar empatia pode ser um dos grandes trunfos de uma marca dentro de seu mercado, uma vez que esse ponto tem a capacidade 

Esse tipo de abordagem tem essa capacidade, uma vez que é uma escrita direcionada para a produção de novos sentimentos a respeito do tema.

Apostar no copywriting pode ser uma solução, por exemplo, para uma distribuidora de produtos marca, já que seus leitores terão contato com seu conteúdo e, também, com suas ofertas de venda.

Como aplicar copywriting?

Para implementar esse tipo de recurso é preciso, sobretudo, entender quais são os elementos chaves para a sua aplicação.

A partir desse tipo de estratégia, o inbound marketing consegue se realizar de uma forma relevante o suficiente para justificar esse tipo de abordagem.

Um site de negócios que trata, por exemplo, sobre hub de inovações pode garantir uma série de acesso das gerências. No entanto, é preciso que o copywriting esteja bem fundamentado, uma vez que esses acessos precisam gerar frutos.

Foco no público

O primeiro aspecto, como em toda campanha de marketing, está profundamente relacionado com o reconhecimento do público.

Entendendo as suas dinâmicas comunicacionais, torna-se mais simples a consolidação de elementos de atração no texto.

Nesse sentido, o redator precisará ter uma relação íntima com esses assuntos para que, assim, seja possível extrair deles as principais demandas.

Evitar exageros

Um ponto muito comum quando se fala de textos para empresas ou marcas é o tom superlativo que eles acabam assumindo.

Logicamente, isso é uma estratégia importante, mas nem sempre funciona da forma que deveria, por exemplo, em casos muitos específicos como clínica tratamentos de alcoolismo.

Isso se dá por conta da desconfiança que esse tipo de postura pode gerar dentro do público a partir de um entusiasmo desenfreado.

Tendo em mente, portanto, a dosagem certa entre o superlativo e o informativo pode ser essencial na hora de consolidar essa estratégia.

Usar gatilhos em copywriting

Uma redação sem gatilhos não, necessariamente, pode ser considerada um conteúdo de copywriting.

Na verdade, assumir alguns gatilhos pode ajudar, inclusive, a conduzir a leitura de uma forma mais fluida e potencializar uma tomada de ação no seu site, na sua loja virtual, na sua landing page ou qualquer outra página de destino que seu negócio online tenha.

Esses mecanismos podem ser traduzidos em uma facilitação da leitura e, também, em chamadas para ação (CTA).

Eu desenvolvi mais de 350 modelos de copywriting utilizando diversos gatilhos mentais que podem ser aplicados para qualquer negócio. Basta copiar, colar e editar para a sua necessidade.

Considerações finais

Diante das atuais conjunturas impostas pelas dinâmicas digitais, o inbound marketing acabou se tornando imprescindível.

Dentro de seus aspectos, uma tem ganhado cada vez mais destaque na atração de leads: o marketing de conteúdo.

Para consolidar esse tipo de perspectiva, acaba sendo fundamental compreender alguns aspectos importantes, como é o caso do copywriting.

Esse tipo de estratégia acaba sendo essencial para fundamentar um texto que tenha a capacidade de converter um lead em cliente.

Considerá-la, portanto, pode ser a garantia de bons resultados obtidos por uma empresa que busca ter essa postura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!