Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Copy de anúncios: O que é e como fazer

copy para anúncios
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Rod Lopes

As práticas digitais têm trazido uma série de inovações em relação às dinâmicas já consolidadas dentro do mercado. Nesse sentido, entender como efetuar um bom copy de anúncios é essencial.

Essa perspectiva tem, sobretudo, a capacidade de aglutinar alguns pontos elementares tradicionais e transformá-los em alguns aspectos de inovação.

Aspectos de mídia que, em outros tempos, estavam fundamentados em departamentos inteiros e agora podem ser resumidos em análises de documentos fornecidos pelas próprias plataformas.

Não há mais a necessidade de se solicitar um mídia kit de um veículo para analisar se há ou não a perspectiva de anunciar neste ponto.

Uma empresa de nicho que, por exemplo, fornece medalha esportiva personalizada para escola, em outros tempos, não teria a possibilidade de anunciar em grandes mídias.

Contudo, a partir dessas ferramentas atuais, todos conseguem tentar obter um lugar ao sol comprando alguns espaços no meio digital.

Nesse caso, há um exemplo muito claro do que aconteceu com as tradições de mídia dentro do mercado da publicidade e propaganda.

Entretanto, apesar da grande possibilidade que há nesse meio, engana-se quem pensa que há alguma facilidade quanto a esses pontos.

Na verdade, esses ambientes trouxeram algumas novas complexidades que precisam de muita atenção na hora de investir.

Uma empresa que trabalha com reabilitação para viciados em álcool que, antes, entregava panfletos de porta em porta, agora pode se beneficiar do inbound marketing.

Essa estratégia está relacionada com a perspectiva de gerar alguns mecanismos de atração para que novos clientes cheguem ao ambiente da empresa.

Ele pode se manifestar em uma série de perspectivas. Inclusive, a mais importante se dá através do marketing de conteúdo.

Sendo assim, é possível perceber que as dinâmicas que fundamentam a publicidade de dez anos atrás não são as mesmas da atualidade.

Por isso, ter um perfil dinâmico e ávido por novos aprendizados acaba fazendo parte desse segmento profissional.

Afinal de contas, ninguém sai pela rua procurando plaquinha referente a algum serviço, mas, sim, pesquisa em um mecanismo de busca algo referente ao que precisa.

Se o caso for a busca por revelar fotos perto de mim, a empresa que melhor se posicionar nesse meio conseguirá obter uma boa relação com seu público.

É importante ter em mente que se uma empresa não fizer o investimento correto em uma área, a concorrência vai. E possivelmente, ela terá a capacidade de capturar um mercado que poderia ser o primeiro.

Por essa razão, é necessário lembrar de alguns pontos essenciais referente aos benefícios que a manutenção de boas práticas digitais podem trazer. Alguns deles são:

  • Atração de lead;
  • Qualificação de lead;
  • Aumento de relevância;
  • Aumento de vendas.

É claro que esses são alguns dos aspectos mais importantes que esse tipo de postura tem a capacidade de proporcionar.

Contudo, é importante tê-los em mente para que seja possível seguir com algumas práticas nesse sentido.

A atração de leads é um dos pontos essenciais desse tipo de relação, uma vez que são eles que vão poder ser convertidos em clientes.

Inclusive, é importante denominá-los, uma vez que nem sempre os seus aspectos ficam esclarecidos de forma ampla.

Essa categoria de mercado diz respeito aos usuários que entram em uma plataforma ou no ambiente digital da empresa, mas ainda não cometeram alguma ação de compra.

Ou seja, são possíveis clientes que precisam ser cada vez mais qualificados para que eles virem consumidores de fato.

O inbound marketing, dentro da perspectiva digital, tem a capacidade de criar meios para que essa qualificação se realize de forma bastante ampla. 

Ao chegar na plataforma, um lead qualificado já terá em mente o que ele quer e possivelmente vai avançar rumo à compra.

Caso contrário, é preciso ter em mente uma série de maneiras que pode estimulá-lo a chegar ao ápice dessa relação comercial.

Além disso, alguns outros fatores externos à essa dinâmica do lead podem ser fundamentados.

Por exemplo, um veterinário oftalmo que possui um bom investimento em marketing digital pode, de forma aprofundada, consolidar uma relevância no mercado.

Isso não representa apenas um aumento de relações com clientes, mas também todo um ecossistema de investimentos pode aparecer.

Esse caráter empresarial promissor, é, inclusive, um grande promotor de oportunidades dentro dos mercados possíveis.

Por fim, o elemento central de qualquer relação de marketing digital é, justamente, a elevação das vendas ou contratações.

E esses pontos acabam convergindo para que essa relação aconteça da forma mais ampla possível.

Nesse sentido, uma empresa pode, em uma simples pesquisa sobre grafica rapida perto de mim, obter um crescimento exemplificado.

O que significa copywriting na prática?

Todo dia, novas terminologias vão ganhando o mundo dos negócios e vão carecendo de certas denominações.

O copywriting é mais uma dessas fundamentações que tem ganhado destaque por conta de sua grande potencialidade.

Nesse sentido, essa estratégia é uma evolução natural da tradicional redação publicitária para as mídias digitais.

O copy, como também é conhecido, tem a capacidade de atribuir alguns elementos centrais para o marketing em um texto de uma marca.

Isso vai desde produções curtas até, de forma mais frequente, em conteúdos longos em blogs e sites corporativos.

Seu objetivo principal é fundamentar a adoção de alguns elementos persuasivos dentro do texto para que, assim, seja possível avançar rumo ao convencimento dos leitores.

Um copy bem fundamentado em um conteúdo de cozinha planejada em U, por exemplo, pode levar uma série de leads a se tornarem clientes.

Copy em anúncios

Como dito anteriormente, essa perspectiva é mais uma técnica do que um formato específico de texto.

Nesse sentido, é possível adotá-la em diversas instâncias, e com os anúncios isso não é diferente.

O copy em anúncios tem a capacidade de transformar um texto que já tem um caráter publicitário em algo ainda mais atraente.

Um uso de elementos de gatilhos mentais em um busdoor criativo tem a capacidade de prender ainda mais a atenção dos consumidores dessa mídia.

Por falar em gatilhos mentais, eu criei mais de 350 modelos de copy com diversos gatilhos mentais que você pode aplicar ainda hoje no seu negócio. Basta copiar, colar, editar e ajustar para seu produto ou serviço.

Por que aplicar o copy?

Uma estratégia como essa precisa, antes de qualquer coisa, de um mapeamento a respeito de suas potencialidades.

Só assim, é possível entender o quanto um copy para anúncios bem fundamentado pode ajudar uma empresa.

Aproximação com o lead

Saber utilizar as dinâmicas textuais certas pode gerar uma empatia imediata com o lead e, em grande medida, levá-lo a considerar a marca.

Esse é um aspecto essencial e que não pode ser ignorado na hora de fundamentar uma estratégia de copy.

Orientação para ação

Seja onde for que esses elementos estiverem dispostos, há a possibilidade de se orientar uma ação por parte do lead.

Nesse sentido, uma das consequências mais importantes é a manutenção de uma ação de compra recorrente.

Como começar a implementar?

Fundamentar algo tão subjetivo em uma dinâmica objetiva de mercado parece ser um elemento um pouco nebuloso.

Contudo, como toda a dinâmica de marketing, essa não consegue fugir de alguns imperativos importantes, como:

Conhecer o público e definir persona

Conhecer o público que se está comunicando sempre foi um dos elementos centrais para qualquer relação de marketing.

No entanto, é preciso se munir de uma série de ferramentas que consiga orientar quem são essas pessoas de fato.

Hoje em dia, há uma série de mecanismos que podem ajudar nesse tipo de avaliação de mercado.

Seja utilizando ferramentas atuais ou a partir das pesquisas tradicionais. Aqui, o importante é ter em mente quais são os dados mais relevantes de um público.

A partir dessa fundamentação, será possível definir uma persona para a marca ter um bom desempenho em seu segmento.

Essa categoria, na verdade, é a especificação dos dados do público em um interlocutor específico.

Como se todos aqueles elementos tivessem sido traduzidos em uma pessoa real com nome e biografia.

Definir linguagem

Ter em mente quais são as linguagens mais utilizadas por um público pode ser uma ótima maneira de gerar empatia.

A partir de seus memes e dinâmicas de comunicação, por exemplo, uma empresa que faz aluguel escritório compartilhado pode consolidar um bom copy.

Essa definição tem que ser objetiva e, também, não pode incidir em erros que acabam ofendendo ou não estando alinhados com aquele público.

Definir a linguagem é também estar atento à forma que esse conteúdo irá se manifestar. Sendo assim, entender as dinâmicas das mídias é essencial.

Orientar o texto

Se apoiar em alguns aspectos textuais pode, de certa forma, fundamentar um bom texto para anúncios.

Nesse sentido, apostar em chamadas para ação (CTAs) pode ser uma forma de criar um vínculo com o leitor.

Além disso, evitar linguagens superlativas em que o exagero passa a ser motivo de desconfiança também é importante.

Existem uma série de pequenas orientações que um texto precisa ter que, nesse sentido, tem a capacidade de fundamentar um bom copy.

Considerações finais

Como todos os aspectos do marketing digital, o copy tem sido cada vez mais utilizado para auxiliar em certas posturas.

Portanto, considerá-lo na hora de estabelecer uma marca dentro de um mercado pode ser essencial e precisa de atenção.

Seus aspectos mais generalistas e, também, específicos têm uma grande capacidade de orientar tudo isso.

Por essa razão, ter em mente algumas dicas para efetuar um bom copy para anúncios pode enriquecer a presença da empresa em um segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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