Veja agora 4 dicas que você deve avaliar antes de comprar um domínio de internet
Entenda, de uma vez por todas, que o domínio de um negócio online pode afetar seu desempenho em SEO.
Quando você escolhe um domínio para seu negócio, esse será sua identidade, seu cartão de visitas na web.
Afinal de contas, você está escolhendo o nome da sua empresa na internet e isso deve ser feito com muita atenção.
Você não apenas deseja garantir que seu nome de domínio seja adequado ao seu negócio, mas também que ele atenda aos seus objetivos de SEO.
É importante considerar também que o domínio seja fácil de encontrar, de ser lembrado e que possa ser promovido por meio do marketing na internet.
Outros fatores que você deve avaliar antes de comprar um domínio de internet são:
- O domínio terá palavras-chave amplas ou específicas?
- Você vai usar esse domínio para um projeto de SEO local?
- Você vai usar esse domínio para um projeto de negócios em nível nacional?
- Ou, você pretende usar o domínio para um blog?
Seja lá o que for o objetivo, é importante criar seu domínio de forma que as pessoas o associem diretamente à sua empresa, ok?
Agora vamos lá, pega um cafe e leia até o final as 4 dicas de SEO que você deve avaliar antes de comprar um domínio de internet.
1 – Como escolher um domínio pensando em SEO
Facilite a digitação! Seu domínio de internet deve ser curto, fácil de digitar e fácil de ler para que possa aparecer em todos os tipos de mídia como impressão, camisetas, canecas, email, banners, etc.
Esqueça domínios longos. Acredite em mim, é furada. Considere um domínio curto entre 6 a 15 caracteres.
Evite usar gírias pois torna mais difícil para as pessoas entenderem seu domínio e o que precisa acontecer para que elas o encontrem nas pesquisas do Google.
Números e hífens também devem ser evitados pois tendem a ser considerados como spam.
Pense em um domínio gostoso de pronunciar e ouvir. Isto fará com que o nome do seu negócio na internet seja fácil de ser lembrado.
2 – Faça uma pesquisa para verificar o histórico, a reputação e a qualidade do domínio desejado
Ao comprar um domínio, você não sabe se ele já fazia parte de táticas maliciosas (Black Hat) de criação de links, outras táticas de SEO com spam ou se havia sido usado como parte de uma rede de blogs privados (PBN).
É por isso que é importante que você faça uma investigação usando ferramentas como Majestic, Ahrefs e SEMrush.
Se você conectar seu domínio ao SEMrush, por exemplo, e identificar que ele não tem nenhum tráfego, nenhum link, então você poderá considerar a compra do domínio sem nenhum problema maior no futuro.
Apenas para garantir que você não tenha nenhum problema grave com esse domínio, pesquise por ele em archive.org.
Isso mostrará um histórico do domínio de 10 anos, ou mais, que te ajudará a garantir que você tem um domínio limpo.
Além disso, não se esqueça de pesquisar no Google assim: site:dominio.com.br apenas para garantir que você não terá surpresas lá na frente.
3 – Palavra chave no domínio
Olha só, embora isso não seja mais um fator de classificação no ranking de resultados das pesquisas do Google, ainda pode valer a pena verificar ao criar um novo website.
No passado, ter um domínio com a palavra-chave exata que você desejava usar era um fator de classificação pesado.
Em 2012 houve uma atualização com o objetivo de impedir que sites de baixa qualidade tivessem classificações mais altas apenas porque tinham nomes de domínio que correspondiam às suas principais palavras-chave.
Os sites que têm um domínio de correspondência exato, mas são de qualidade superior, provavelmente terão um benefício com isso.
Contudo, saiba que não é algo que terá um impacto negativo sobre seu domínio.
4 – Tempo de expiração do registro do domínio
Domínios valiosos geralmente são pagos com vários anos de antecedência, enquanto domínios de entrada raramente são usados por mais de um ano.
Portanto, os dados de quando um domínio vai expirar podem ser usados como um fator na previsão da legitimidade de um domínio.
Embora essa não seja uma prova conclusiva de que o tempo de registro de um domínio seja usado como fator de classificação, é uma verificação rápida que permite examinar o estado da concorrência em seu setor e permite que você ajuste sua estratégia de SEO.
Para verificar o tempo de registro de um domínio, use o “WHOIS” do GoDaddy ou Registro.BR
Considerações
Se você realmente quer começar um novo negócio na internet, verifique se o domínio está disponível.
Já vi muita gente queimando a largada abrindo uma empresa com CNPJ, endereço fixo, etc e ao se atentar para a internet se depararam com o nome do seu negócio já existente com domínio e mídias sociais.
É frustrante ver que não pode usar o nome da empresa que você acabou de criar pelo simples fato de não ter feito uma pesquisa antes.