Fazer link building é uma prática incerta porque você não sabe ao certo se receberá backlinks e nem poderá garantir que eles estarão nos sites que você deseja, com o status do-follow e o texto âncora que está tentando rakear.
A notícia boa é que, neste mundo complexo que é o SEO, há um fator com o qual você pode parar de se preocupar: é o texto âncora.
Esqueça todas aquelas formas antigas de usar o texto âncora.
Houve um tempo em que o texto âncora foi um dos principais fatores para determinar o valor de um backlink. Os profissionais de SEO desejavam, e ainda deseja, obter links com texto âncora que correspondessem exatamente ao termo de destino da página à qual estava vinculado.
Por exemplo, uma loja que vende moto elétrica pode criar uma página em seu site listando a melhor moto elétrica. A palavra-chave de destino para a página seria “melhor moto elétrica do Brasil”. A loja tentaria obter links em outros sites que apontam para sua página e tentaria obter backlinks para usar o texto âncora “a melhor moto elétrica do Brasil”.
Essa é uma prática antiga e incerta, é uma coisa do passado.
Mas por que você não deve controlar o texto âncora?
Bom, existem várias razões pelas quais você deve parar de tentar controlar o texto âncora ao criar o link.
Do ponto de vista técnico, o texto âncora exato está se tornando cada vez menos importante pois os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais sofisticados e não dependem mais de palavras-chave de correspondência exata para fazer conexões entre tópicos.
Os algoritmos do Google agora identificam termos semelhantes, sinônimos, em vez de palavras-chave específicas, isto é, o Google usa tanto o que as palavras significam quanto o que realmente são.
Os motores de busca podem facilmente dizer que “a melhor moto elétrica do Brasil” está diretamente relacionada ao termo “lista das melhores motos elétricas do Brasil”, mesmo que não seja uma correspondência exata.
Embora o texto exato da âncora da correspondência possa ajudar, ele importa menos do que costumava e continuará se tornando ainda menos relevante no futuro à medida que o Google melhora o uso da semântica.
Perfis de links orgânicos e variados podem aumentar o SEO
O Google muda e aprimora continuamente seus algoritmos para dificultar o jogo do sistema de SEO.
As diretrizes do Google para webmasters afirmam que você deve “evitar truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa.”.
O Google quer que as experiências de site e pesquisa sejam o mais orgânicas e naturais possível.
Não focar no texto âncora permite que os profissionais de marketing sigam essa melhor prática que levará a mais links orgânicos naturalmente.
Um portfólio de links ideal (uma lista de links que levam a um site) tem uma variedade de tipos de links e texto âncora. Parece que os links foram ganhos espontaneamente, e não fabricados estrategicamente por meio de campanhas segmentadas.
É isso que o Google quer ver! Links naturais podem levar a maiores classificações e visibilidade na rede de pesquisa.
Não restrinja a liberdade editorial dos editores ajuda a proteger os links
Menos restrições no texto âncora agradam aos mecanismos de pesquisa e também aos editores.
Tentar controlar o texto âncora usado pelos editores pode ser difícil e complicado. Isso torna o processo de criação de links mais complicado e pode até resultar em editores não desejarem vincular ao seu conteúdo.
Permitir que o editor vincule ao seu conteúdo como ele deseja, oferece mais liberdade editorial. Eles podem determinar a maneira mais relevante e natural de compartilhar o conteúdo com seu público.
Dizer exatamente como eles precisam se referir ao seu conteúdo pode causar um certo desentendimento e esta história poderá terminar com eles decidindo não vincular.
Além disso, dar mais controle ao editor faz com que o relacionamento pareça menos transacional. Os editores sabem que muitos profissionais de SEO estão executando estratégias para benefício próprio para obter links em vez de compartilhar conteúdo valioso.
Ditar como o texto âncora deve aparecer só confirma este sentimento e faz com que o relacionamento pareça ainda mais unilateral, o que poderia fazer com que o editor evitasse publicar seu conteúdo.
De qualquer maneira, você não tem muito controle sobre o texto âncora
Mesmo que você diga aos editores para usar um texto âncora específico (e eles concordarem), não há como garantir que isso aconteça.
Os escritores têm a palavra final sobre o que publicam em seu site; e mesmo que concordem com um determinado texto âncora, eles podem mudar de idéia a qualquer momento e alterar o texto âncora quando publicam, ou até mesmo depois de publicar.
Você não controla o conteúdo em outros sites, e tentar fazê-lo pode ser um desperdício de recursos, tempo, energia e até relacionamentos.
Voltar e pressionar os editores a mudar o texto âncora pode criar tensão e arruinar os relacionamentos impedirá futuras oportunidades de vinculação do seu conteúdo.
Em vez de usar o tempo tentando garantir o texto exato da âncora de correspondência, você pode trabalhar em outras estratégias que podem realmente aumentar sua visibilidade nas redes de pesquisa, como estas:
- Obtenha links em sites de alta autoridade. Poucos links de alta qualidade com uma variedade de textos âncora são melhores do que muitos links de baixa qualidade com texto âncora de correspondência exata.
- Crie conteúdo valioso para ser desejadamente vinculável. Gaste mais tempo criando conteúdo digno de link levará a mais backlinks.
- Trate o link building como se fosse um “relações públicas digital”. Mude sua mentalidade para pensar na criação de links como um profissional de relações públicas digital e poderá conquistar parcerias mais naturais e relevantes.
- Reconheça o valor em todos os links e menções. Sim, os links dofollow com um texto âncora ideal são ótimos. Mas, mesmo que seus esforços de link building levem a uma menção não vinculada a um site de alta autoridade e tráfego, ele ainda poderá beneficiar sua marca e gerar links de outros sites.
A criação de links sempre será desafiadora e incerta, mas pelo menos agora há um fator a menos para se concentrar. Você pode parar de fixar o texto âncora e começar a se concentrar na criação de um portfólio de links mais natural e eficaz.