As dinâmicas sociais têm sido cada vez mais influenciadas pelas redes. Por isso, entender como uma empresa pode agir dentro desse ambiente com criatividade acaba se tornando essencial.
Não há momento em que as redes sociais não sejam tratadas como uma possibilidade para estender aspectos da vida cotidiana.
Seja na hora de procurar um estabelecimento comercial ou para ver um amigo de infância que a pessoa não conversa há anos, elas vieram para facilitar o dia a dia.
O comportamento dinâmico e, por vezes, divertido o suficiente para manter os usuários imersos por horas, acaba fundamentando, dentro outras coisas, as relações comerciais.
Essa necessidade pode ser resumida a partir de uma máxima: a empresa deve ir onde o cliente está. Nesse sentido, se há um fluxo grande de pessoas em uma determinada plataforma, esse é o momento de agir.
Há aí uma maneira de transpor uma dinâmica analógica para o ambiente digital de forma muito clara.
Por exemplo, um ambulante de água, sempre que começa a chover, passa a vender capas de chuva. Isso se dá, sobretudo, por causa do aumento de demanda que aquela circunstância acaba propiciando.
No ambiente das redes sociais não é diferente. Se há um número alto de pessoas com o perfil relacionado à contratação do serviço de homotoxicologia heel, esse é o momento de agir.
Logicamente, não é sempre que um produto de alta complexidade irá encontrar o seu público de forma facilitada.
É nesse momento que as empresas passam a constituir estratégias que têm o objetivo de gerar atração.
Essa perspectiva pode ser chamada, de forma mais sucinta, pelo seu nome técnico: inbound marketing.
Estratégias como essa possuem o objetivo de gerar atração em um público determinado a partir de uma série de ações. Nesse sentido, é importante apontar algumas vantagens que ela pode trazer para uma empresa:
- Atração de leads;
- Reconhecimento da marca;
- Aumento de vendas;
- Posicionamento.
É certo que há uma variedade gigantesca a respeito das estratégias de inbound marketing, mas é preciso pormenorizar um pouco essas vantagens citadas.
A atração de leads é, em grande medida, a razão de ser desse tipo de implementação dentro do mercado.
Como dito anteriormente, às vezes, a demanda estabelecida está um pouco difusa. Nesse sentido, uma empresa de carga expressa conseguirá aglutinar esses clientes.
A primeiro momento, isso pode ser um ponto que vai, via de regra, colocar aquela marca diante de uma perspectiva de reconhecimento.
Essa é uma perspectiva de muito valor para qualquer empresa que está buscando se consolidar dentro de um segmento específico.
Além disso, há uma incidência maior no número de vendas que aquele site conseguirá fazer, uma vez que esses leads estão vindo qualificados.
Se uma pessoa procura em um mecanismo de busca por tratamento para falta de libido, uma clínica responsável por esse tipo de abordagem já pode considerá-la um lead.
Por fim, a partir do reconhecimento daquela marca naquele segmento, é possível compreender que há, em grande medida, um posicionamento.
O que é marketing de conteúdo?
Diante dos mais variados temas utilizados dentro do mercado, um tem se destacado cada vez mais: o conteúdo.
Todos buscam produzir algum horizonte que, em certa medida, tem a capacidade de gerar algum tipo de engajamento. Mas nem sempre essa postura pode ser considerada como uma perspectiva de marketing de conteúdo.
Essa estratégia diz respeito a uma série de adoções que estão debaixo do guarda-chuva do inbound marketing. Ela visa estabelecer através de mecanismos distintos algumas postagens de conteúdos para atrair os seus clientes.
Uma empresa de zeladoria e portaria, por exemplo, pode criar um blog com dicas jurídicas para condôminos.
Essa é uma maneira de gerar proximidade entre empresa e cliente sem que isso passe, a primeiro momento, direto para compra.
Logicamente, esse é um objetivo que a empresa tem, mas não é sempre que ela deverá ir direto ao ponto.
Muitas vezes, a construção de uma relação de longo prazo pode trazer benefícios muito maiores do que essa compra direta.
Criatividade: um panorama geral
É certo que nenhuma dessas estratégias de marketing é feita a partir de uma compreensão robótica da realidade. Na verdade, as potencialidades que a criatividade traz para esse tipo de relação é fundamental.
Essa é a razão de ser de toda história da humanidade. Desde que as pessoas passaram a entender suas necessidades, elas precisaram ser criativas para resolver os problemas.
Sem esse tipo de recurso, não teríamos sequer como efetuar um projeto muro de arrimo bloco de concreto.
Ou seja, o horizonte das cidades seriam todos vazios, uma vez que não haveria nenhuma interferência humana.
Além disso, só a criatividade é quem consegue formular as questões certas para a obtenção de respostas complexas.
Se não fosse por isso, jamais teriam sido criadas as ferramentas que o mercado possui hoje para vender, por exemplo, o serviço de uma carteira CNH PCD.
Como utilizá-la no marketing?
Não é todo dia que uma boa ideia vem parar na cabeça. Na verdade, é muito raro que um insight venha do nada.
Sendo assim, é fundamental estimular que essas perspectivas apareçam de forma natural no dia a dia de um profissional de marketing.
Existem diversos estímulos possíveis, mas não é sempre que eles são implementados e, por isso mesmo, é preciso destrinchá-los.
Só assim que uma empresa de rosca transportadora tubular conseguirá vender algo tão complexo de forma tão fluida.
Tenha referências
Uma das grandes realidades do mundo da publicidade é que de onde a pessoa menos espera é que vem uma ideia.
Por isso, munir-se de referências das mais diversas pode ajudar nesse tipo de consolidação estratégica.
Seja lendo livros, vendo filmes, ouvindo músicas ou, até mesmo, pelos memes, o profissional dessa área conseguirá ter uma série de ferramentas para trabalhar.
Brainstorming
Muito incentivado em todas as agências, o brainstorming nada mais é que uma tempestade de ideias de forma indiscriminada.
Por mais ingênuas que possam parecer, na hora de se estruturar um projeto de marketing elas podem ganhar uma complexidade gigantesca.
Por essa razão, não se deve negligenciar a capacidade de um bom brainstorming feito por uma equipe de marketing.
Consuma conteúdos
Todo produtor de conteúdo deve, acima de tudo, ser um apaixonado por esse tipo de relação.
Só consumindo diariamente esse tipo de formato é que aqueles profissionais conseguirão ter uma dimensão importante do que fazer.
Nesse sentido, é fundamental que essa não seja apenas uma ferramenta de trabalho, mas que gere paixão.
Como unir criatividade, conteúdo e redes sociais
Dado um panorama geral de como agir dentro da perspectiva de conteúdo com criatividade, é possível seguir algumas orientações dessa aplicação nas redes sociais.
Conheça o público
A primeira forma de lidar com a linguagem criativa, mas de maneira correta, é conhecendo o público. Não há como buscar uma forma de se comunicar sem que se conheça as suas principais dinâmicas dentro das redes sociais.
O fato é que há uma série de ferramentas que possibilita segmentar esse público para que, assim, seja possível analisar todos os seus hábitos de consumo por essas mídias.
Assim, se o caso for anunciar um calendário 2021 folha A4, é possível avançar dentro de seu espectro comunicacional.
Defina objetivos
Sabendo quais são as dinâmicas do público, é possível interagir com objetivos sólidos dentro do mercado.
Por isso, esse é o momento em que a marca começará a ter uma cara dentro das redes sociais para o público.
Se o objetivo for criar uma empatia, ações com cunho mais emocional podem ajudar. No entanto, isso vai depender da compreensão da receptividade daquele público com essa comunicação.
Identidade e eixo temático
Uma das questões mais latentes quando se fala de ações criativas é que as pessoas querem abraçar o mundo.
No entanto, é preciso ir com cautela, uma vez que não cabe tudo dentro das redes sociais e, além disso, é possível saturar o público.
Por isso, entender quais são os assuntos do momento e agir de acordo com uma identidade e um eixo temático pré-estabelecido acaba sendo essencial.
Considerações finais
Entender como consolidar uma comunicação que vá, em grande medida, gerar atração, pode ser fundamental para qualquer empresa.
Sendo assim, a criatividade pode ser uma ferramenta de grande valia na hora de produzir um conteúdo que tem essa intenção.
Só a partir dela que será possível se diferenciar de forma precisa das comunicações dos concorrentes.
Por isso mesmo, entender o público que se está comunicando, definir objetivos sólidos e garantir um eixo temático consistente acabam sendo fundamentações importantes.
Para fazer valer a máxima “a empresa deve estar onde o cliente está”, é preciso que esses aspectos sejam todos considerados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.