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Qual o valor necessário para investir em uma estratégia de marketing? Confira 3 passos!

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Rod Lopes

Investir em estratégias de marketing é cada vez mais necessário para empresas que querem se destacar ou simplesmente sobreviver em um mercado cada vez mais dinâmico.

Mas, errar em pontos fundamentais para a estratégia como o investimento pode ser extremamente prejudicial. O sucesso da estratégia escolhida irá depender da direção e gestão do montante investido. 

Adotar a postura de franco atirador e disparar campanhas sem pensá-las em conjunto ou de forma individual é se afastar dos métodos mais eficientes e isso quase sempre significa gastar dinheiro. 

O marketing, em especial o marketing digital fez com que promover seu trabalho seja uma questão muito acessível, seja para multinacionais ou um autônomo marido de aluguel, acertar na campanha de divulgação pode alavancar os ganhos e a demanda. 

Mas, ao errar no investimento ele pode se tornar um ralo de dinheiro. É possível mensurar o sucesso da estratégia por meio de indicativos relevantes. 

A partir deles os gestores da empresa compreendem o ROI, sigla em inglês para Return On Investiment, ou seja retorno do investimento dentro de uma estratégia. 

A métrica de ROI é a responsável por avaliar os pontos positivos de ações dentro de um negócio, além de verificar o real crescimento conquistado a partir do valor investido.

Com campanhas que levam em conta o retorno do investimento realizado pode-se focar nas estratégias que mais deram certo em momentos anteriores e até redefinir as que não apresentaram resultados por erros ou outras situações. 

Essa visão de estratégia é muito popular no meio de vendas e marketing, mas não se aplica apenas a essas áreas. 

Quando uma empresa de reforma de fachada residencial amplia o seu quadro de funcionários, é importante verificar se a partir disso o aumento da capacidade vai gerar o retorno necessário para validar esse investimento. 

Entendendo o retorno de um investimento

É preciso deixar claro que o ROI, Return On Investiment, é uma conta real, utilizada para calcular exatamente o investimento financeiro obtido. 

A partir desse conceito pode-se abstrair para outras questões como o ROIT, ou seja, retorno do tempo investido, ou ROIE, que calcula o investimento de energia. 

Mas, quando o assunto é finanças, é preciso sair do abstrato e colocar a calculadora para funcionar. O resultado dessa operação coloca em números o quanto a empresa investiu contra o resultado obtido. 

Se o resultado for positivo, houve um crescimento da empresa. Se o número for negativo, parte do investimento foi desperdiçado. Em geral, o segundo caso ocorre por conta de erros nas estratégias. 

Esse levantamento não deve ser feito apenas no final de um planejamento de uma estratégia, acompanhar o montante investido em um empreendimento durante a aplicação pode gerar benefícios em dois cenários. 

Em caso de sucesso das estratégias é possível reforçar o investimento para alavancar os resultados.

Já em situações adversas é possível reduzir os custos para evitar prejuízos, essa percepção em tempo real pode salvar a campanha de crescimento de qualquer empresa. 

Em marketing, durante as reuniões a palavra ROI provavelmente é a palavra que mais se fala na sala por hora, isso por que é esse conceito que garante a rentabilidade de investimento para os clientes. 

Além disso, é a partir do retorno do investimento que podem ocorrer ajustes no projeto. 

Como calcular o ROI?

Falando em termos técnicos, calcular o ROI pode parecer complicado, afinal um dado tão importante para um negócio deve demandar uma operação complexa e talvez até o apoio de uma empresa de consultoria tributária e societária. 

A verdade é que o cálculo é bastante simples e pode ser aplicado por qualquer empreendedor. A fórmula é subtrair os custos da receita bruta e depois dividir esse valor novamente pelo custo. 

Uma empresa de limpeza de carpete residencial investe teve um retorno de 12 mil reais na última campanha que custou 4 mil. Utilizando a fórmula de ROI, o resultado é 2. Isso significa que o retorno rendeu o dobro do valor investido. 

Esse valor vai ditar em quantas vezes o valor inicial investido foi retornado em resultado. Isso significa que o resultado vai definir quantos reais foram gerados para cada real gasto. 

O investimento mínimo de um projeto pode ser descoberto ao fazer o cálculo oposto. Qual o custo necessário para que o resultado do ROI seja positivo? Esse é o valor do seu investimento mínimo.

Por que utilizar o ROI?

A maior vantagem de se compreender o retorno de um investimento é a possibilidade de valorizar os investimentos e otimizar os resultados. Evitar custos desnecessários é o primeiro passo para chegar ao lucro. 

Isso não significa investir pouco, mas sim investir de forma inteligente, tendo noção do que está dando certo e do que precisa de melhorias antes de receber mais verba. Levando isso em conta, as margens de retorno só aumentam. 

Uma empresa de terceirização de recepção pode utilizar o ROI para a campanha de divulgação e investir corretamente, a mesma lógica pode ser aplicada para o investimento em equipe e estrutura para aumentar a capacidade e atender mais clientes. 

O que fazer para valorizar o investimento da estratégia?

Nem sempre as empresas podem contar com grandes aportes para suas campanhas de crescimento então não se pode sentar em uma poltrona para auditório assento rebatível e só assistir os resultados chegando. 

Existem muitas possibilidades de ações que podem reduzir a necessidade de investimento de uma empresa. 

Algumas dessas iniciativas são: 

  • Desenvolver um produto mais atrativo; 
  • Analisar as variações de mercado; 
  • Criar uma marca mais forte; 
  • Atender à mais dores dos clientes; 
  • Promover a marca organicamente. 

Uma empresa de impermeabilização de sofá não inflamável pode ter custos vindo de duas origens, produção e promoção. 

O primeiro é relacionado ao processo que produz o serviço oferecido, mas o segundo se refere a divulgação e promoção da marca. 

Boa parte dos custos de uma promoção de marca se trata do custo de aquisição de lead, simplificando, o valor investido para que uma pessoa se interesse por seu produto ou o custo de conversão que segue a mesma lógica mas para compras concretizadas. 

Um produto mais acessível e atrativo garante mais vendas por si só, o clássico produto que “vende fácil” demanda menos investimento em divulgação tanto em criativo quanto em tráfego pago e outras campanhas. 

Um produto de qualidade e competitivo também vai interferir na satisfação de consumidores que tendem a comprar novamente e até sugerir o seu serviço para conhecidos, reduzindo drasticamente o custo em promoção dentro de uma estratégia. 

Isso sem contar que um produto de qualidade leva à uma percepção de valor maior, ou seja, você poderá cobrar mais caro por ele. 

Antes, durante e depois de estruturar o ROI olhando para a sua empresa é preciso ter um olho no quintal dos vizinhos. Analisando as ações da audiência e os dados disponíveis sobre o desempenho deles, pode-se tomar melhores decisões para o próprio negócio. 

Quem empreende entende muito bem a necessidade do foco e para investir em estratégia de marketing isso se faz ainda mais necessário. 

Hoje existem ferramentas que segmentam suas ações para uma audiência específica, saber reconhecer o público-alvo de sua marca pode ser o ponto que vai gerar um melhor resultado. 

Fortalecer a sua marca é uma das formas de aumentar a valorização do seu produto percebida pela a audiência e o conjunto de estratégias que visa esse resultado se chama branding. 

Por meio da marca o público pode criar um laço afetivo com o produto, essa conexão garante o retorno desse comprador e a divulgação espontânea. 

O branding possibilita o reforço de quesitos como qualidade, credibilidade, confiança e identidade. Se atualizar é fundamental para que uma campanha de crescimento tenha sucesso. 

Todo dia surgem novas plataformas com possibilidades inovadoras, hoje em dia acertar nas ações de impulsionamento de redes sociais é fundamental para reduzir custos de crescimento. 

Mais do que qualquer índice, é necessário ouvir as demandas do público e refinar o produto incluindo as soluções para essas dores. 

Quando a sua produção resolve todos os problemas da audiência é mais provável que seja necessário menos recursos para a aquisição de público e para a conversão.

Considerações finais 

Sendo assim, para entender qual o valor necessário para investir em uma estratégia de marketing é preciso conhecer o conceito de ROI, retorno por investimento. 

A partir da compreensão desse conceito é possível saber quanto se pode investir para colher os resultados. 

Monitorar essas e outras métricas relevantes pode valorizar o seu investimento uma vez que você pode modular a quantia investida de acordo com os resultados obtidos. 

Além de ficar de olho nas métricas, refinar processos e tornar o produto mais competitivo pode reduzir a necessidade de verba em ações de marketing. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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