O seu primeiro cliente é o mais importante. Não estou falando que os demais não sejam importantes.
Não estou falando que ele é fácil. E não estou falando do cliente não remunerado.
Quer saber por que considero o primeiro cliente remunerado o mais importante?
Pois bem, é ele que faz você materializar a sua nova função, seja uma nova carreira ou seja uma transição.
O primeiro cliente remunerado é a prova que os cursos, as horas de estudo e tudo que você investiu nessa jornada valeram a pena, ou pelo menos que deram algum resultado.
Não importa se a remuneração foi de 100 ou de 1.000 reais. Importa que alguém acreditou no seu trabalho e pagou por ele.
A força que essa primeira venda de serviço tem, muda a forma que você mesmo se enxerga. Te dá prova social, te dá pontos de melhoria e o melhor, te oferece um caminho de como funcionou com esse primeiro cliente para que você siga replicando esse modelo de abordagem e ajustando conforme você evolui.
O primeiro cliente é a primeira sensação positiva que temos nessa caminhada árdua de prospecção e de encontro – seja você um copywriter, gestor de tráfego, social media, desenvolvedor de websites, lojas virtuais, estrategista digital – com o mercado.
Ninguém começa uma empresa do tamanho de uma multinacional, ninguém começa com milhões de seguidores e ninguém começa com contratos milionários.
Mas a certeza que eu tenho nesse processo é que, o que você entrega e constrói com o primeiro cliente ou contrato, te leva para mais perto do seu sonho de se realizar profissionalmente.
Vou repetir, para que você entenda, não é fácil, e justamente por ser tão difícil e cansativo a conquista desse primeiro cliente, depois dele, você ganha superpoderes.
Quando eu fechei meu primeiro contrato, não foi amigo, familiar ou colega de trabalho. O primeiro cliente foi fruto da minha coragem em responder uma proposta de serviço que por instinto eu senti que eu tinha o potencial.
Essa parte é importante, responder e se aplicar as vagas com intenção e com foco, pode ser a solução para que um cliente te enxergue e te dê a oportunidade que você merece.
Você nunca estará 100% pronto, você nunca estará 100% seguro, mas no fundo, você sabe do seu potencial e o quanto seu trabalho pode somar na vida e no negócio de alguém.
Faz o teu e Boa sorte!