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4 razões pelas quais seu site pode perder posições no Google

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Rod Lopes

Já faz um bom tempo que o algoritmo do Google tem causado pavor e frustração para quem estava se classificando nas primeiras posições do Google e de repente viram seus números desabarem

Esses dias alguém me perguntou por que seu site, que foi bem-sucedido por sete anos, perdeu a classificação nas primeiras posições no resultado de pesquisa do Google.

Confesso que eu precisei de uns dias para refletir e responder de uma maneira cautelosa para não piorar ainda mais a situação.

Foi então que eu cheguei a 4 razões pelas quais seu site pode perder posições no Google.

Importante saber que esta explicação é a minha visão geral e não necessariamente uma regra ou uma lei, ok?

A pessoa que fez a pergunta relatou que eles rankearam bem por sete ou oito anos.

Eles analisaram vários aspectos de SEO tanto On Page quanto Off Page e não conseguiram encontrar o problema.

Três sites foram impactados. Todos os três sites usaram as mesmas palavras-chave porque vendem produtos semelhantes mas de marcas diferentes.

É claro que não há informações suficientes neste cenário para que haja uma resposta específica.

Então este é somente meu ponto de vista.

1. A ordem das classificações na primeira página do Google são temporárias

Você concorda comigo que há uma certa sensação de que, uma vez que seu site começa a aparecer no topo das pesquisas, ele continuará nessa classificação para sempre?

Pois é, deixa eu te falar uma coisa, agora estas classificações são temporárias.

Só porque o site estava aparecendo no topo da primeira página por vários anos, não significa que ele continuará a aparecer bem nos resultados de pesquisa no futuro.

Esse tipo de comportamento já é esperado a um bom tempo por ser um ambiente muito dinâmico onde os termos de pesquisa e intenção do usuário mudam constantemente.

2. Entenda uma coisa: a Internet muda o tempo todo

Quase tudo na web está mudando constantemente mas a gente nem percebe.

Quando você publica seu artigo de blog, por mais que você tenha caprichado no tema e no conteúdo, levado dias para finalizar, tenha feito um excelente trabalho de SEO analisando as palavras chave, pesquisando os concorrentes, etc, ainda assim você pode ser impactado com esta volatilidade dos resultados de pesquisa.

Coisas do tipo:

  • links para um site que desaparecem;
  • concorrentes que fazem um bom trabalho de linkbuilding e conquistam links com mais autoridade;
  • mudanças de conteúdo;
  • novos sites que aparecem todo dia, ainda mais agora em tempos de pandemia, etc.

Esses e muitos outros fatores afetam a relevância das páginas da web e, com isso, seu site pode ser impactado.

Mas lembre, não é só você. São milhões de sites, milhões de negócios online – pequenos, médios e grandes – que lucram muito dinheiro pelo simples fato de estar aparecendo nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.

3. Mudanças no algoritmo do Google

Esta é uma das principais razões para explicar as mudanças dramáticas no rankeamento dos sites.

Eu não estou falando aqui dos fatores de classificação ou das melhores práticas de SEO para um bom posicionamento orgânico.

O que eu quero dizer é que quando o algoritmo muda, quer dizer que o Google também está mudando a forma como entende as páginas da web.

Vários anos atrás, era comum ver poucas páginas, umas cinco, dominando as classificações da rede de pesquisa.

Isso pode ter acontecido devido a forma como o Google entendia as páginas da web naquela época.

Mas isso não está mais acontecendo porque os algoritmos mudaram.

Um erro comum que os produtores de conteúdo – blogueiros – cometem após uma atualização do algoritmo é investir horas e horas do seu tempo tentando verificar dentro do site para descobrir o que estão fazendo de errado.

Outro erro é pensar que o Google está “mirando” um tipo de site.

A maioria dos algoritmos, que por sinal são objetos de trabalhos de pesquisa, não tem como objetivo “mirar” tipos de sites ou tentar encontrar sites que estão fazendo coisas erradas.

Temos que entender que, hoje em dia, muitos dos algoritmos relacionados à pesquisa são para satisfazer e entender a intenção dos usuários e ao mesmo tempo entender as páginas da web.

4. O comportamento das pessoas mudam

Este último motivo pelo qual seu site pode perder posições no Google é muito importante

Como e por que as pessoas pesquisam e visitam sites podem mudar.

O que as pessoas procuram também pode mudar.

Se um tipo de produto se tornar menos popular, o tráfego para sites sobre esse produto também irá diminuir na mesma proporção.

Esse tipo de diminuição do tráfego acontece o tempo todo. Basta olhar seus gráficos no Search Console ou Google Analytics.

A gráfico terá uma forma de declínio longo e gradual.

É importante estar sempre atualizado sobre as tendências do usuário.

As expectativas do usuário quando estão pesquisando sobre um determinado assunto, produto, serviço, etc, mudam com o tempo.

Portanto, só porque seu site teve um bom desempenho no passado não significa que continuará a ter um bom desempenho nas pesquisas no futuro.

Minha dica é: Esteja sempre atualizado

Uma característica comum de sites de sucesso, que possuem alto volume de tráfego, é que eles estão em constante movimento e sempre atentos a intenção dos usuários.

Estou falando de:

  • melhorias técnicas do site;
  • foco na pesquisa e intenção do usuário;
  • melhorias na experiência do usuário;
  • inovar para estabelecer uma relação próxima com os visitantes do site e muito mais.

Nos dias de hoje, somente publicar conteúdos não é o suficiente e não garante as primeiras posições na primeira página dos motores de busca.

Na minha opinião, também é super importante ficar de olho no público e nas tendências relacionadas ao que eles estão fazendo.

Isso pode revelar novas oportunidades e ajudar a evitar o enfraquecimento do tráfego do seu negócio online.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

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- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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