Quem atua no marketing digital ou nos meios tradicionais, hoje em dia, com certeza já ouviu falar nos conceitos de outbound e inbound de marketing. Ambas as estratégias estão no dia a dia desse mercado e compreendê-las é fundamental para gerar resultados.
O outbound marketing é conhecido e reconhecido como um modelo mais tradicional de marketing presente tanto na mídia física, quanto na digital. De forma geral, é aquilo que pode facilmente ser identificado como uma propaganda com um discurso de venda.
Com essa estratégia, a empresa realiza uma busca ativa e direta de clientes com um discurso de vendas e com o foco de concluir a venda de forma rápida e assertiva. Apesar de eficiente, essa estratégia nem sempre garante as melhores taxas de conversão.
Por sua vez, o inbound marketing é um mecanismo mais moderno e criado para o meio digital. Essa estratégia direciona o público para iniciar um contato com uma empresa de perfis de drywall a partir do conteúdo.
Seu funcionamento vai desde a criação de conteúdos focados no seu mercado, até uma distribuição eficiente dessa informação ou peça de entretenimento. Este produto não gera um discurso de venda direto, mas convence a partir do valor e da credibilidade gerada.
Dificilmente uma estratégia de vendas vai se desenvolver sem a presença do conceito de outbound marketing, mas nem todas as empresas já percebem e garantes os benefícios oferecidos pelas estratégias de inbound marketing.
Visto isso, o inbound marketing é entendido no dia a dia das marcas de marketing como um dos conceito mais importantes de ser dominado e aplicado pelas empresas, para atrair novos clientes e quebrar objeções do público consumidor.
Esses dois conceitos ainda podem atuar em conjunto. Com essa abordagem mais dinâmica, as empresas podem associar a propaganda tradicional junto com a criação de conteúdo de valor. Esse processo enriquece o funil de vendas e aumenta a taxa de conversão.
A importância das duas estratégias
As tendências são muito relevantes e quando se fala em marketing, e essa forma de ver as ferramentas do momento, se observa também nas formas como os profissionais do marketing observam os próprios conceitos.
Com esse comportamento, é fácil ver no dia a dia da área que o outbound marketing é um mecanismo ultrapassado, e o inbound marketing como o mecanismo do futuro e do presente por apresentar os melhores resultados no mercado atual.
Essa ideia ignora que ambos os conceitos podem ser explorados igualmente e, quando utilizados em conjunto, podem otimizar seus resultados para grandes empresas e também para pequenos empreendimentos de vidros temperados, por exemplo.
As duas estratégias não só não excluem o funcionamento uma da outra como também se potencializam mutuamente. Enquanto uma empresa investe em inbound marketing para ter mais visibilidade, os mecanismos de outbound garantem o fechamento de negócio.
Para o funcionamento dos dois sistemas, é necessário que uma marca de saunas entenda a função de cada investimento e mantenha ambas as frentes equilibradas, seja para não lotar os meios de conclusão de compra ou oferecer uma proposta de valor incorreta.
Esse entendimento conjunto do inbound e do outbound marketing compreende também uma maior complexidade do funil de vendas, que começa com a captação de visitantes através do conteúdo desenvolvido pelo inbound marketing, até a conclusão das vendas.
Nesse meio tempo, além de simplesmente apresentar o produto, essa empresa pode construir uma identificação, credibilidade, respeito e até mais desejo em concluir o processo de venda, gerando mais retorno e também enriquecendo o valor da marca a longo prazo.
As vantagens do inbound e do outbound marketing
Para colher os benefícios tanto do inbound marketing, quanto do outbound marketing, é preciso dominar esses conceitos e aplicá-los da forma correta nas empresas.
Cada um desses mecanismos agrega diferentes benefícios complementares. No caso do outbound marketing, os benefícios possíveis são:
- Retorno rápido de investimento;
- Facilidade da mensuração dos resultados;
- Validação rápida e testagem eficiente;
- Assertividade no contato com o cliente.
Uma empresa que vende peças para empilhadeira Hyster pode vender mais, com um retorno mais rápido, quando tem uma estratégia de marketing que prioriza o discurso de venda direto e incisivo.
É através também do outbound marketing que marcas conseguem mensurar dados e informações como sazonalidade e o fluxo de vendas da empresa a partir do comportamento do cliente.
Com essa assertividade nas vendas proposta pelo inbound marketing é possível realizar testes rápidos e validar premissas com base no volume de vendas obtido. Quanto mais assertivos e personalizados forem, maiores são os resultados.
Já quando se trata de uma empresa de compensado naval 25mm que utiliza a estratégia de inbound marketing, o foco dessa estratégia está no direcionamento de foco para a construção de uma base de consumidores forte e engajada a partir de uma troca.
O chamariz da estratégia de inbound marketing é sempre um conteúdo, seja ele informativo, prático ou uma peça de entretenimento. Seu foco está em aproximar o consumidor da marca sem um discurso de venda, mas a partir de interesses e demandas.
Sobretudo, o inbound marketing é uma ferramenta de criação de autoridade e relevância dentro de um mercado e também de geração de experiências. Com essa técnica, a base de consumidores em potencial aumenta e como consequência as vendas também.
Como atuar em cada uma das estratégias
Seja para a implementação integrada de inbound marketing e outbound marketing, ou para a colaboração entre os dois conceitos, é preciso entender as potencialidades e diferenças entre ambas as estratégias.
Uma empresa que vende papelões ondulados deve, além do conceito, entender como essas duas estratégias de marketing digital operam na prática. A comunicação, os processos internos e externos, assim como as etapas são diferentes.
A comunicação de uma estratégia de inbound marketing deve ser formulada de forma indireta ao discurso de vendas, e seu objetivo deve ser entregar o valor pretendido de maneira satisfatória para no final apresentar uma chamada para ação.
Em contraposição, o outbound marketing tem menos espaço para maturação da decisão de compra. Nessa estratégia, a empresa apresenta o seu produto e desenvolve sua proposta de venda, sem espaço para mais conexões além da possível conversão.
Alguns elementos de redação podem ser identificados e servir de referencial para basear a diferenciação entre os dois modelos.
Enquanto o inbound marketing apresenta forte teor de criação de conteúdo, o outbound marketing desenvolve seu discurso de venda com o copywriting.
Para uma empresa de serra fita Brey, que deseja adotar uma das modalidades de marketing, é essencial uma certa base de conhecimento sobre seu mercado, em especial no que tange à necessidade de encontrar os consumidores ou aumentar suas vendas.
É preciso entender qual é o fluxo de mercado, se as companhias são procuradas pelos consumidores de forma ativa, e afiar seu discurso de venda é o mais necessário. Já empresas que desejam chegar a mais pessoas, podem utilizar o inbound marketing.
Ambos os modelos têm a sua aplicação prática e, como toda iniciativa de marketing digital, podem ser validados a partir de resultados mensuráveis. Ao colocar esse planejamento em ação, checar o resultado prático e realizar otimizações é essencial.
Considerações finais
Entendendo quais são os métodos e resultados que podem ser obtidos tanto pelo inbound marketing, quanto pelo outbound marketing, é preciso compreender também a melhor forma de colocar esses dois conceitos em prática.
Ambos os conceitos fazem parte do marketing em momentos diferentes, mas que ainda demonstram seu valor para negócios de diversos nichos e diferentes portes, desde um empreendedor digital até uma indústria de motores para portão.
O outbound marketing surge junto com uma ideia de marketing mais tradicional com peças publicitárias diretas presentes tanto de forma física em banners, panfletos e outdoors ou nos meios digitais, como e-mail marketing e postagens promocionais em redes sociais.
Já o inbound marketing também foca na obtenção de atenção e destaque de uma marca a partir da criação de conteúdos relevantes e chamativos.
As duas metodologias têm o seu resultado e podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto em um planejamento de marketing mais completo.
Dentro do marketing digital, existe uma necessidade que sempre esteve presente em qualquer processo de venda: garantir um fluxo de clientes efetivo. Dentro do mercado atual, o termo comumente utilizado é tráfego.
O inbound marketing é capaz de oferecer informações interessantes para o público e enriquecer o primeiro contato entre a empresa e o consumidor. A partir disso, as ações de outbound marketing são melhor aceitas para apresentar a proposta de valor da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.