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Marketing de Influência: O Que Devemos Saber

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Rod Lopes

O marketing de influência, há até alguns anos, era restrito apenas para pessoas que saíam em jornais, revistas ou que apareciam na televisão.

Através das mídias tradicionais era normal ver atores, cantores e apresentadores em propagandas indicando produtos e marcas.

Mas, com a popularização das redes sociais, dos celulares e do acesso à Internet, que está cada vez mais fácil de ser utilizada, o mundo online passou a ser um lugar de descoberta para novos talentos.

Os “influencers” como são chamados, são pessoas que produzem conteúdos independentes de nichos variados que podem ser desde dicas de moda, até conteúdos explicando como funcionam motores de partida.

Compartilhando esses conteúdos com as pessoas, juntaram um grupo de fãs que os acompanham em cada um dos seus trabalhos na Internet.

Com isso, as estratégias de marketing tradicional já conhecidas se misturaram com as novas possibilidades que o marketing de influência trouxe para os negócios.

E o artigo a seguir vai te ajudar a entender tudo sobre o marketing de influência, desde sua importância, até como aplicá-lo no seu negócio.

Importância do marketing de influência

marketing de influencia

Se levar em conta que a maioria dos influenciadores digitais estão nas redes sociais, é normal que o marketing de influência seja usado em estratégias nesses ambientes.

Além disso, esse grande espaço online conta com milhares de brasileiros e brasileiras que estão neles todos os dias e a todo momento.

Não é à toa que as estratégias sociais em e-commerce vêm ganhando cada vez mais força justamente por usarem redes sociais como o Facebook e o Instagram nelas.

Isso é feito porque é muito mais fácil para uma empresa vendedora de guarda corpo de vidro fumê alcançar seu público em plataformas que eles estão sempre.

E é por isso que o marketing de influência vem se tornando cada dia mais importante para o sucesso de todos os negócios.

Um bom planejamento em campanhas de marketing de influência só traz vantagens para uma empresa, independente do ramo em que ela atua.

Aplicando estratégias de marketing de influência

A seguir, serão apresentadas algumas estratégias e dicas a respeito do marketing de influência, assim, será possível filtrar melhor os candidatos a influenciadores da sua marca.

1. Tenha os seus objetivos definidos

Este é o passo inicial é colocar no papel o que a empresa deseja com essa estratégia, se ela quer divulgar produtos, gerar mais leads, reforçar o branding, entre outras coisas.

O que importa é que os objetivos descritos sejam claros, pense em como a campanha com um influencer aproximaria a marca do seu objetivo.

Descreva também outras informações, como o orçamento disponível, como a empresa deseja trabalhar a parceria, qual o nicho do mercado quer atingir, entre outros.

É necessário saber que, como já mencionado, os influencers podem ter ligação com uma infinidade de nichos, de muitos tipos e tamanhos. Além disso, eles normalmente trabalham com muitas maneiras de parcerias e de monetização dos conteúdos que produzem.

Por isso, é preciso deixar muito claro cada um dos objetivos da empresa de perícias ambientais quando fecha uma parceria com o influencer.

2. Conheça muito bem o seu público

O segundo passo essencial é ter a sua persona muito bem definida, além disso, é bom conhecer os seus hábitos e o tipo de conteúdo que ela gosta de consumir.

Se a empresa ainda não tem uma persona bem definida, ela precisa entender que essa é uma peça-chave para criar uma estratégia de qualquer marketing no mundo digital.

Aprenda tudo o que é necessário sobre o conceito de persona, faça pesquisas para se aprofundar mais e entender exatamente como criar uma com as seguintes informações:

  • Nome;
  • Idade;
  • Ocupação;
  • Interesses;
  • Dores.

Quando a personalidade desta persona está bem definida, só é preciso se concentrar nos conhecimentos adquiridos sobre o comportamento dela.

É possível fazer isso conversando com o público da empresa de sistemas de direção hidráulica para saber quais são os seus canais digitais mais usados, e os influenciadores que eles mais acompanham.

Conhecer o público é essencial para saber como alcançá-lo, nutri-lo e também para saber como criar uma boa relação entre eles e a marca, usando os influencers certos.

3. Encontre os influenciadores para a campanha

Trabalhar com um influencer só porque ele tem milhares ou milhões de seguidores é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer.

Sabendo quem a marca deseja atingir, o passo seguinte é fazer a busca por criadores de conteúdo que tenham um público que se pareça com o que a marca está atrás.

Além disso, é essencial se atentar a detalhes como a maneira que essa pessoa se comunica, a impressão que ela passa é se o que ela cobra está dentro do orçamento.

É importante também considerar os canais de comunicação que ele usa, e ver se eles são os mesmos em que o seu público está.

Hoje em dia, já existem ferramentas que ajudam a buscar influenciadores que tem a ver com o público que a marca quer alcançar, através de palavras-chave.

4. Planeje as ações com os influenciadores

Quando a empresa fabricante de beer truck kombi acha a parceria perfeita para sua estátua, só é preciso entrar em contato com o influencer para definir os detalhes.

Caso ele aceite de cara trabalhar com a marca, é essencial garantir a formalização de acordo com um contrato que tenha toda a estrutura da parceria.

As expectativas de ambos devem ser colocadas, todos os detalhes são relevantes, desde o tempo da parceria, até as exigências de exclusividade, por exemplo.

5. Não escolha o influenciador pelo número de seguidores

É fácil contratar influencers com milhões de seguidores, e é mais fácil ainda que as pessoas consumam o que eles recomendam.

Porém, é preciso avaliar se o seu público confia nessa pessoa. Por isso, busque saber como ela é vista pelo público e quais grupos ela influencia.

Uma análise das postagens é uma ótima maneira para começar a determinar se o público dessa pessoa está alinhado com a persona da sua marca.

E não são apenas as celebridades que rendem resultados efetivos, afinal, fazer parcerias com elas é muito mais concorrido e muito mais caro.

Por isso, às vezes, a melhor opção é focar em uma parceria com menos seguidores, mas que tenha o seu público mais segmentado.

Muitas marcas já aderiram a esse pensamento e estão fazendo parcerias com influenciadores menores, que possuem foco em um nicho de mercado específico.

Assim, é possível chegar nos clientes que realmente têm interesse nos serviços que a empresa de manutenção preventiva de empilhadeiras oferece.

6. Defina uma boa estrutura para essa parceria

Tenha um tempo para falar com o influencer e mostrar cada um dos objetivos da marca e o que precisa ser feito para alcançá-los.

Escute o que ele tem para falar sobre a marca e se ele tiver ideias para agregar na campanha é possível usá-las, assim, tanto a abordagem, quanto as suas expectativas se alinharão.

É importante definir a forma de pagamento e falar sobre os direitos do conteúdo e imagem que serão produzidos pela marca. Além disso, os posts devem sempre indicar se estão se tratando de publicidade ou não.

Os consumidores não gostam de serem enganados por acharem que algo era orgânico, mas, na verdade, era uma publicidade escondida.

Isso pode mudar a relação de confiança que a empresa construiu, afetando a imagem da marca, pois o marketing de influência lida com a autenticidade.

7. Respeite a criatividade do influenciador

Quanto mais natural for a maneira que o influencer indica a marca, mais bem sucedida a campanha de incentivo de endoscopia para cachorro será.

Por isso, o influenciador deve produzir o conteúdo de forma que tenha a ver com a sua identidade e com o que ele faz para ser bem visto pelas pessoas.

É possível criar uma direção, mas a parte criativa do conteúdo deve ser dele, para que a sua autenticidade não se perca no meio do processo.

Ele nunca deve ser visto apenas como um veículo usado para passar uma mensagem pronta, mas sim como uma parceria que tem opiniões próprias e deve passá-las adiante.

A marca deve ter a ver com o produtor de conteúdo escolhido, pois se isso não acontecer, será nítido que a parceria é algo forçado e comercial.

Considerações finais 

O investimento em marketing de influência pode ajudar muito uma autoescola a obter sucesso nas suas estratégias de venda de simulado de provas práticas, por exemplo.

Levando em conta que ela poderá transmitir os valores da marca e divulgar o que ela vende através de uma voz conhecida que é admirada por muitas pessoas.

Isso ajuda a atrair mais clientes para a empresa, tendo sucesso nas campanhas e aumentando o número de vendas da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em marpceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

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