Ter um bom tráfego é necessário para qualquer marca que queira se destacar na internet. Contudo, existem dois tipos de visitas, sendo as pagas e as orgânicas, e muitos empreendedores têm dúvidas quanto à melhor opção.
Ambos são importantes, afinal, enquanto um trabalha de maneira estratégica e atrai visitantes para o site ou blog a longo prazo, o outro atua rapidamente e destaca a marca imediatamente.
É fundamental entender o tipo de tráfego porque esse recurso diz muito sobre os investimentos necessários e a mídia que será trabalhada na internet. Empresas que decidem investir apenas na opção paga acabam gastando o dobro.
Ao mesmo tempo, investir apenas nas estratégias orgânicas requer muito mais tempo e paciência, o que pode demorar para trazer clientes.
A união entre essas duas estratégias equilibra o orçamento e traz benefícios para os negócios. Enquanto uma constrói a imagem e a presença da companhia, a outra leva os produtos e serviços ao conhecimento dos consumidores instantaneamente.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de tráfego pago e orgânico e mostrar qual deles vale mais a pena. Confira!
Entenda o que é tráfego orgânico
Antes de mais nada, é essencial dizer que todas as visitas recebidas são chamadas de tráfego, seja em um site ou no blog da empresa.
O tráfego orgânico diz respeito às visitas recebidas de maneira espontânea, sem que para isso a marca precise investir em anúncios.
Por exemplo, quando alguém pesquisa sobre disk bateria em algum buscador, como o Google, e visita o site de uma das empresas que apareceram nos resultados, podemos dizer que esse usuário é uma visita orgânica.
Apesar de ser uma opção mais barata, não se pode afirmar que ela é gratuita. Isso porque todo tipo de estratégia exige algum investimento.
Porém, seus principais diferenciais são que os gastos acontecem apenas uma vez, e os resultados aparecem por muito mais tempo.
É o caso de uma empresa que publica um conteúdo em um blog. Ele vai levar um tempo para ser produzido e depende de um investimento, mas os resultados podem ser aproveitados mesmo depois de muito tempo.
Além disso, a principal estratégia para atrair tráfego pago é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de materiais ricos e relevantes, que podem ser de diferentes formatos, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Imagens;
- Infográficos.
Embora o tráfego orgânico seja crucial para o sucesso de um negócio na web, ele demora um pouco mais de tempo para surtir efeito e, por essa razão, o tráfego pago deve fazer parte do planejamento de marketing.
Do que se trata o tráfego pago?
Trata-se de uma estratégia em que os visitantes chegam até a página do negócio por meio de anúncios veiculados em diferentes plataformas, como sites de busca e redes sociais.
Assim, tanto um fabricante de etiqueta de validade personalizada como uma multinacional podem e devem investir em tráfego pago.
Ao contrário do que acontece com o tráfego orgânico, ele precisa de muito investimento de capital para trazer bons resultados. Em outras palavras, a empresa paga para aumentar sua visibilidade na internet.
Dentre as opções mais utilizadas está o Google Ads, que faz com que uma empresa apareça entre os primeiros resultados de pesquisa por meio dos anúncios.
Os links são identificados como anúncios, e vão aparecer toda vez que o usuário fizer uma pesquisa relacionada com a palavra-chave inserida.
Se a pessoa clicar no link, será direcionada para a página de destino, e a partir disso é considerada como um tráfego pago. Contudo, é necessário investir em outras estratégias para aumentar o número de visitantes e não perder audiência.
Diferenças entre o tráfego pago e o orgânico
Depois de conceituarmos os dois tipos, você já tem uma ideia da diferença entre eles, mas é interessante falar um pouco mais sobre isso.
Afinal, a principal diferença entre um e outro é o tipo de investimento realizado para aumentar a quantidade de visitas.
No caso do tráfego orgânico, uma empresa de manutenção de ar condicionado central não faz investimentos relacionados ao dinheiro. Ela só precisa ter tempo, dedicação e conhecimentos técnicos.
Por outro lado, com o tráfego pago, o investimento é financeiro, e dependendo do quanto uma empresa paga, ela consegue criar anúncios atraentes e relevantes para sua audiência.
Tudo depende do quanto é investido e da criatividade ao elaborar os anúncios, que também precisam ser relevantes.
Portanto, o tráfego orgânico não tem custos tão altos, mas leva tempo e faz com que as pessoas cheguem à página do negócio de maneira natural.
O tráfego pago, contudo, demanda mais investimentos e leva menos tempo para fazer efeito, levando o usuário até a página por meio de um anúncio.
Mas ainda assim, um fabricante de cortina romana quarto ou qualquer outro negócio pode ficar em dúvidas sobre qual escolher, e vamos descobrir qual é no tópico a seguir.
Qual é a melhor opção, afinal?
Não existe melhor opção quando falamos entre tráfego pago e orgânico. Na verdade, o ideal é combinar as duas estratégias.
A marca precisa pensar em longo prazo, o que engloba desde o início das atividades, afinal, o tráfego orgânico só começa a ter efeito depois de um tempo.
Para levar a empresa ao conhecimento de mais pessoas, é necessário investir em tráfego pago, pois ele também ajuda a aumentar as vendas e alavancar o negócio nas primeiras semanas.
Se essas ações são aplicadas do jeito certo, elas se complementam. Sem falar que a diversidade de tráfego melhora a qualidade do site perante os buscadores.
Para potencializar seus efeitos, a empresa pode investir em soluções que melhorem esses tráfegos. Por exemplo, no caso da modalidade orgânica, a melhor maneira de fazer isso é por meio do SEO.
Sigla para Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer a otimização de uma página para que ela fique entre os primeiros resultados de uma busca.
O Google já anunciou que sua prioridade é garantir a melhor experiência para o usuário e se o site de uma empresa de locação de guindaste obedece às características impostas, vai aparecer bem posicionada nos resultados de busca.
Mas assim como qualquer outra estratégia de tráfego orgânico, o SEO leva tempo, por isso, é necessário começar a colocá-lo em prática o quanto antes.
O Google demora alguns meses até reconhecer que uma página é boa de fato, mesmo que ela siga todas as exigências. Por essa razão, não deixe de otimizar o site e o blog do seu negócio desde já.
Quanto ao tráfego pago, também existem algumas maneiras de otimizá-lo, mesmo que ele ignore a estrutura das páginas da empresa.
Ao investir nele, uma especializada em laudo ppra e pcmso consegue aparecer entre os primeiros resultados. Contudo, o usuário precisa ter uma boa experiência ao navegar pela plataforma institucional.
É isso o que vai fazer o investimento valer a pena e trazer os resultados esperados. Nesse sentido, garanta que o site do seu negócio seja responsivo e com boa navegabilidade.
O design responsivo garante que o usuário acesse a plataforma por meio de qualquer tipo de dispositivo, como um tablet, smartphone ou computador, pois se ajusta perfeitamente a qualquer tipo de tela.
Assim como uma empresa de serviço de higienização de estofados, procure oferecer uma leitura agradável dos conteúdos e investir em um layout agradável.
Os materiais publicados devem ser pensados de maneira direcionada, ou seja, são feitos para atender aos interesses e demandas do público-alvo da marca.
Outro ponto importante é escolher uma boa palavra-chave para que os anúncios apareçam para essas pessoas.
A melhor maneira de fazer isso é conhecer as características de seu público-alvo para saber de que maneira essas pessoas procuram pelos produtos e serviços que você oferece e, em seguida, fazer uma pesquisa aprofundada das keywords adequadas.
Por fim, mas não menos importante, os anúncios devem ser programados para o público correto, caso contrário, não vão impactar quem realmente pode se interessar por suas soluções.
Se você tiver alguma dúvida sobre o que fazer, o ideal é procurar uma agência ou profissional de marketing que possa te ajudar. Mais do que colocar as estratégias em prática, elas vão elaborá-las de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio.
Considerações finais
Tráfego pago e orgânico são duas estratégias necessárias para qualquer tipo de empresa, desde um fabricante de divisória drywall até um pequeno mercado de bairro.
Trabalhar com elas é garantir o sucesso do negócio e equilibrar os investimentos, obtendo resultados de curto, médio e longo prazos.
A união entre essas duas práticas constrói a presença da empresa na internet e leva suas soluções a um número maior de pessoas.
Assim sendo, não existe uma única opção para colocar o marketing digital do seu negócio em prática. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre este assunto e já está pronto para começar a investir e obter resultados positivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.