Nos dias de hoje, é completamente normal para um negócio aproveitar a popularização da mídia social para aumentar a visibilidade da sua marca.
Por isso, este artigo explicará mais a fundo o que são as mídias sociais e o motivo delas serem tão importantes na atualidade. Além disso, explicará também como elas funcionam e apresentará algumas estratégias usadas nelas mídias sociais para objetivos profissionais.
Mídia é todo o suporte de comunicação que ajuda a passar alguma informação ou a se comunicar com outras pessoas, seja pela televisão, pelo rádio ou pela Internet.
Atualmente, ela é mais usada na Internet do que em qualquer outro lugar e por pessoas que estão sempre buscando entender mais sobre algum assunto.
Além disso, é muito usada como publicidade para empresas fabricantes de regua de tomadas profissional, por exemplo. As mídias sociais podem ter formato de:
- Blogs;
- Fóruns;
- Redes de negócios;
- Plataformas de compartilhamento.
E a palavra-chave, na maioria das vezes, é a integração essencial das mídias. Sendo muito diferente da mídia tradicional que, em grande parte das vezes, não possui um canal de comunicação para os telespectadores.
Assim como os ouvintes e leitores, eles não tinham como expressar suas opiniões sobre os conteúdos que eles consumiam em tempo real.
Na Internet, uma característica que marca as mídias sociais é a possibilidade de produzir conteúdos para uma empresa de aluguel impressora laser colorida de maneira orgânica.
O que, antigamente, não era nem um pouco possível nas mídias mais clássicas, como a televisiva e a escrita, que possuíam um alto custo de aparelhagem, publicidade, entre outras coisas.
Já na Internet, qualquer pessoa de qualquer lugar do país, ou até mesmo do mundo, pode se expressar, dar suas opiniões sobre os mais diversos assuntos e se comunicar com outras pessoas.
Vale ressaltar também que as mídias sociais foram feitas para dar suporte a uma comunicação mais assertiva em inúmeros formatos.
Desde áudios, vídeos e textos, até gráficos, imagens e gifs, o que foi algo revolucionário tendo para o marketing, quanto para a publicidade.
Como mencionado, as mídias sociais foram revolucionárias por permitirem a integração completa entre o locutor e o interlocutor, possibilitando também que esse papel se alterasse dependendo dos fóruns e chats.
Antes, a produção de mídias era restringida apenas aos grupos grandes de comunicação, o que limitava muito a comunicação e também o entendimento do público.
Por isso, para as marcas de piso concreto polido residencial, por exemplo, as mídias sociais se tornaram uma maneira ótima de fazer com que o público as conhecesse através do marketing e da publicidade.
Ajudando também a fazer com que essas marcas pudessem conhecer melhor o seu público e cada detalhe sobre ele, prestando sempre o melhor atendimento aos consumidores e estando sempre presente em seu dia a dia, se tornando, assim, referência na área.
Funcionalidade das mídias sociais
As maiores marcas, dos dias atuais, contam com os melhores times de analistas de mídias sociais, sempre coordenados por um experiente gestor da área.
O objetivo de uma equipe de especialistas em mídias sociais é garantir que eles criem as melhores estratégias de integração, produção, divulgação e publicidade nas mídias sociais.
Para isso, é necessário que esses analistas tenham realizado cursos que aprofundem o tema e estejam sempre buscando se atualizar sobre o assunto, pois ele muda e evolui constantemente.
Logo, um profissional deste segmento deve estar sempre atualizado para que ele possa fazer uma boa gestão na empresa de limpeza de telhado de vidro, por exemplo.
Mas esse serviço também pode ser terceirizado, ou seja, uma empresa pode ser contratada para realizá-lo no lugar de contratar uma equipe inteira para o projeto.
Uma corporação especializada em assessoria de mídia social tem muito conhecimento sobre o ramo, já lidou com outras diversas marcas e sabe o que está fazendo.
De acordo com um estudo feito por Kietzmann e Hermkens, pesquisadores de mídias sociais em Vancouver, as mídias sociais funcionam com as seguintes propostas:
- Reputação;
- Identidade;
- Compartilhamento;
- Conversa;
- Grupos;
- Presença;
- Relacionamentos.
Com isso, cada uma das mídias sociais pode estar focada em um ou em até mais desses objetivos, ajudando sempre no caminho da integração, comunicação e criação de conceitos e ideias.
Conheça 6 Estratégias de Mídia Social
Tendo em vista o que já foi detalhado, é importante ressaltar algumas estratégias de mídia social que podem ajudar a melhorar a comunicação de um negócio de exame histopatológico veterinário ou qualquer outro.
1. Descubra quem é sua persona
As mídias sociais estão sempre em evidência, ainda mais porque novidades surgem a todo momento, e alguns aplicativos de mídias sociais estão sempre entre os mais baixados do mundo.
É por isso que os gestores estão sempre buscando aprimorar suas estratégias de mídias sociais para os seus negócios. Mas, para garantir que as estratégias sejam eficientes, a empresa deve antes descobrir quem é a sua persona e cada detalhe sobre ela.
Saber quais canais o público-alvo utiliza é essencial para que a companhia esteja nele, investindo em bons conteúdos e no que mais os clientes gostarem.
Assim, ela estará se comunicando no lugar certo e também usando a linguagem mais adequada para falar com aquele tipo de público-alvo.
2. Escolha os melhores canais
Depois de conhecer a persona da empresa, é essencial saber o perfil dos usuários de cada plataforma e fazer a análise de alguns dados como a faixa etária, o gênero, interesses, entre outras coisas.
É possível aproveitar, também, para descobrir os melhores formatos de conteúdos sobre a marca de tanque cilíndrico vertical para cada uma das plataformas.
Enquanto algumas pessoas preferem plataformas de vídeo, como o YouTube, outras buscam mais por ferramentas de imagens, ou seja fotos, como o Pinterest possui.
3. Defina o objetivo para a gestão de mídias sociais
As mídias sociais podem ser usadas com o intuito de alcançar uma infinidade de objetivos. Mesmo que muitas empresas façam vendas diretamente nessas plataformas, outras usam apenas para melhorar a relação com os clientes.
E também para fortalecer a consciência da marca ou atrair um tráfego maior para o site sobre inspeção NR 13, trazendo melhores resultados para ele.
Algumas corporações também atribuem diferentes objetivos a diferentes canais, o Twitter, por exemplo, pode ser um canal de comunicação direta e de respostas.
O YouTube pode ser um meio de ensinar e mostrar as soluções referentes a alguns produtos, e o Instagram pode ser usado para promover a consciência da marca.
Mas esses são apenas exemplos de como a marca pode usar mídias sociais, afinal, é possível usar vários outros canais e ter vários outros objetivos.
4. Planeje conteúdo relevante
Um dos erros mais comuns de quem usa as mídias sociais é fazer posts com a intenção apenas de divulgar suas promoções. Hoje em dia, muitos consumidores já sabem identificar uma listagem que visa apenas se promover e sabem ignorá-las de maneira fácil.
Portanto, para garantir que o público esteja conectado à marca é essencial produzir conteúdos relevantes e de qualidade.
Se o negócio fornece laudo renovação AVCB, por exemplo, o ideal é não ficar apenas na divulgação do serviço, mas mostrar o diferencial da marca e que ela está disposta a ajudar o público.
Faça publicações sobre dicas para quem deseja adquirir esse tipo de serviço, assim, a marca pode se tornar referência nesse segmento.
5. Estabeleça um calendário editorial
Manter a constância é um dos pontos mais importantes para qualquer tipo de estratégia para as mídias sociais, por isso, o calendário editorial deve ser algo indispensável nela.
Planeje os conteúdos de acordo com os objetivos em cada canal de comunicação e aproveite datas especiais para colocar a marca mais em evidência ainda.
6. Recorra às métricas
Mesmo que muitas empresas deem importância ao número de likes, a verdade é que a melhor métrica para saber a eficácia de uma estratégia nas mídias sociais não é essa.
Fazendo o acompanhamento e a avaliação de resultados nas mídias sociais com as ferramentas certas, será possível redefinir os objetivos de cada um dos canais.
Portanto, se o objetivo era aumentar as vendas, é necessário analisar os números das taxas de conversões. Já se o foco for melhorar a relação com os clientes, é o engajamento dos posts que deve ser analisado.
Gráficos feitos da forma correta ajudam a saber quem são as pessoas que seguem as redes dos negócios e quando elas interagem mais nelas.
Com esses e outros dados é totalmente possível melhorar ou criar novas estratégias com o intuito de se destacar da concorrência e fazer uma campanha assertiva.
Considerações finais
Existe uma infinidade de estratégias que podem ser adotadas com o intuito de melhorar o marketing digital das mídias sociais de uma empresa.
O ideal é sempre buscar conteúdos novos e relevantes para melhorar cada vez mais os resultados e garantir um certo destaque da concorrência.
Boas táticas aliadas a bons profissionais e análises de dados completas podem otimizar muito a comunicação da empresa com o público nas mídias sociais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.