As metodologias ágeis guiam as empresas de diferentes segmentos e portes para que possam alcançar excelentes resultados e aumentar sua produtividade.
Dessa forma que elas conseguem conduzir melhor seus processos, além de economizar custos durante sua execução. Como resultado, ocorre uma melhora considerável nos níveis de produtividade.
Estudos envolvendo a metodologia ágil procuram ir além de algumas conceituações básicas, tendo em vista que a busca pela padronização de processos e a melhoria contínua na gestão de projetos é constante nas organizações.
Elas buscam constantemente melhorar suas operações e utilizam a metodologia ágil para alcançar seus propósitos, principalmente, as companhias que trabalham no setor de tecnologia.
Para ajudar a corporação, essa estratégia utiliza métodos distintos que ajudam a desenvolver soluções mais dinâmicas e eficientes. Um projeto ágil costuma ser muito mais bem-sucedido do que um processo tradicional.
Mesmo sendo eficaz e ajudando as empresas de diversas formas, alguns gestores e empreendedores ainda não conhecem essa metodologia, mas vamos esclarecer diversas informações sobre ela ao longo do conteúdo.
Você vai entender um pouco mais sobre a sua importância, os principais métodos que possuem e compreender seu objetivo.
Importância da metodologia ágil
A metodologia ágil é uma forma de conduzir os projetos, buscando rapidez e a conclusão das tarefas. Para isso, utiliza-se de um fluxo de trabalho ágil, como poucos obstáculos, de maneira interativa e com mais flexibilidade.
É aplicada em todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção até a produção, otimizando os fluxos de trabalho, aumentando a produtividade e elevando as perspectivas de sucesso.
Ao aplicá-la, o fabricante de telas soldadas se torna mais eficiente e competitivo no mercado em que trabalha. Sua importância se dá por diversas razões, tais como:
- Projetos mais previsíveis;
- Redução de riscos;
- Mais visibilidade para o projeto;
- Redução do tempo de entrega.
Esse processo é adotado pelas organizações por diversos motivos, fazendo dele algo muito importante para a transformação estrutural, estratégica e operacional.
É uma forma de acelerar a entrega dos produtos, aprimorar a habilidade de gerenciar prioridades e melhorar a produtividade. Isso acaba trazendo muitos benefícios para a empresa, inclusive em relação ao nível de satisfação do público.
A comunicação se torna muito mais ativa entre os profissionais e os clientes, além de reduzir os custos. O foco nos prazos também é grande, ajudando a sincronizar o cronograma e o orçamento com as etapas e entregas.
É possível alinhar a empresa e sua equipe de TI, além de fortalecer a moral dos colaboradores. Mas, para aplicá-la do jeito certo, é necessário conhecer seus diferentes tipos.
Tipos de metodologias ágeis
Uma empresa de hidrofugantes pode escolher entre diferentes tipos de metodologias ágeis, e entre as principais estão:
SAF
SAF é uma sigla para Scaled Agile Framework, e é um conjunto de padrões que guia a empresa ao aplicar metodologias ágeis e lean.
Seu objetivo é alinhar as equipes em relação às suas responsabilidades, os valores que precisam ser trabalhados e o nível de entrega.
Embora não seja um framework em si, configura-se como modelo de boas práticas e que fornece orientação estruturada sobre as responsabilidades e papéis dos profissionais envolvidos no projeto.
ASD
ASD significa Adaptive Software Development e seu foco é o desenvolvimento de soluções complexas. Por meio dele, a corporação evita o atraso nas entregas e promove uma colaboração mais humanizada.
Para funcionar, baseia-se em alguns princípios, como orientação a missões, componentes como base, interatividade, prazos prefixados, tolerância a mudanças e orientação a riscos.
FDD
Feature-driven Development é o desenvolvimento orientado a recursos, um processo um pouco mais curto e sua estrutura está relacionada à maneira como o modelo ágil se segue.
Nele, as iterações são realizadas quinzenalmente, e seguem a premissa de um design por recurso e uma construção por recurso.
Ao empregá-lo, uma empresa de sepultamento particular vai utilizar seus princípios, que são modelagem de objeto de domínio, desenvolvimento de recursos, propriedade de componente e classe e equipes de recursos.
Também fará inspeções, gerenciamento de configurações, modificações regulares e visibilidade de progresso e resultados.
DSDM
Dynamic Systems Development Method é uma metodologia que, anteriormente, era conhecida como Rapid Application Development.
Por meio dele, a empresa tem uma fundação para implementar a metodologia ágil em seu projeto, em todas as etapas envolvidas, desde o planejamento, passando pelo gerenciamento, execução e dimensionamento.
Seus princípios são valor, envolvimento do usuário, capacitação de equipes, entregas frequentes, testes integrados e colaboração do cliente.
Um de seus principais diferenciais é que possui abordagem comercial quanto à entrega, assim sendo, segue uma fórmula que busca 80% de implantação, além de uma redução de 20% do tempo.
Lean
Essa metodologia surgiu no Japão, durante o período pós-guerra, dentro das indústrias automobilísticas que desejavam aumentar sua produção.
Ela compreende processos enxutos, buscando evitar o desperdício, por isso, é compatível com as metodologias ágeis.
Pode ser utilizada por uma autoescola de primeira habilitação, no entanto, recomenda-se seu uso no chão de fábrica.
Scrum
Essa metodologia é usada no planejamento e gerenciamento de projetos, principalmente na criação de softwares.
Ocorre uma segmentação em ciclos, e conhecidos como sprints, geralmente mensais e que funcionam por meio de um time box, que nada mais é do que o intervalo onde um conjunto de atividades precisa ser realizado.
Kanban
Por fim, temos o Kanban, cujo nome em japonês significa “sinalização” ou “cartão”. Isso porque seu uso está relacionado à utilização de cartões.
Posteriormente, eles foram substituídos por post-its, luzes, caixas e assim por diante, tendo como propósito indicar o status dos fluxos de produção dentro de empresas de fabricação em série.
Objetivo da metodologia ágil
A metodologia ágil aplicada por uma empresa de fechamento de lavanderia com vidro não possui um único foco, mesmo que seu nome signifique aumentar a agilidade dos processos.
A partir do momento em que a organização consegue aumentar a agilidade na gestão de projetos, todas as tarefas acabam sendo influenciadas.
Mas, não se trata exclusivamente de rapidez, no sentido de realizar coisas rapidamente, na verdade, o objetivo é trazer mais eficiência.
Ao reduzir atritos, também é possível diminuir obstáculos, reduzir o trabalho extra e desnecessário e trabalhar com base no minimalismo operacional.
Isso torna a gestão de projetos muito mais focada nos resultados e na qualidade do produto. Além disso, tem como propósito reduzir a burocracia durante os projetos que acabam ocorrendo nos métodos cascata.
Quando as operações são mais flexíveis, um fabricante de tanques isotérmicos consegue operar em um fluxo de processos que adere facilmente às mudanças e com isso traz mais fluidez na hora de desenvolver soluções.
Geralmente, a metodologia ágil é relacionada a equipes de TI ou de desenvolvedores, mas ao longo do tempo, seu uso começou a fazer parte de diferentes segmentos, portanto, parte da gestão de projetos de organiza ações em vários mercados.
Isso significa que ela está presente em linhas de produção industrial e até mesmo em setores administrativos de negócios de todos os tamanhos.
Isso acontece porque é muito fácil aplicar essas metodologias dentro do contexto corporativo. Para um fabricante de tampas de alçapão, por exemplo, é algo fácil de entender, com bons resultados além de ser financeiramente acessível.
Mesmo assim, é válido destacar que a maioria das companhias que utilizam as metodologias ágeis costuma trabalhar com projetos digitais.
Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela 14th Annual State of Agile Report, 95% das organizações utilizam metodologias ágeis.
Algumas áreas se destacaram, como a de tecnologia, serviços financeiros, prestação de serviços, setor público e empresas de seguro.
A partir de sua aplicação, essas organizações notaram muitos benefícios em seu cotidiano, como no caso do aumento da produtividade. Isso acontece porque o trabalho é focado nas tarefas e componentes que fazem a diferença para a entrega.
Uma empresa de terceirização de SESMT também melhora sua comunicação, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade do produto e serviço que disponibiliza no mercado e melhora a relação entre seus colaboradores.
Por fim, também consegue respostas rápidas para imprevistos, uma vez que é possível redefinir prioridades e fazer mudanças mais flexíveis nas estruturas tradicionais do projeto.
O gestor pode elencar as mudanças de maneira mais integrada com o desenvolvimento, algo que trará impactos positivos.
Considerações finais
As metodologias ágeis são fundamentais para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo em vista sua eficiência na hora de revolucionar a rotina das operações e integrar os membros da equipe, bem como os clientes.
Como resultado, a empresa oferece uma experiência gratificante para todos os envolvidos, melhorando consideravelmente a qualidade da entrega. Consequentemente, os resultados serão muito melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.