Sumário
Ao longo de 2020, os profissionais de marketing digital foram forçados a se adaptar: mudando seus objetivos, experimentando novas táticas, gerenciando expectativas e ajustando as mensagens para dar conta do estado frágil do mundo.
Muitos optaram por tons mais humanizadores, eventos virtuais e webinars aprimorados, liderança inovadora nas mídias sociais e, é claro, maior digitalização.
Então, para onde vamos a partir daqui?
Em 2021, eu acredito numa aceleração das mesmas tendências que surgiram no final de 2020, bem como um maior foco no uso de ferramentas digitais para construir relacionamentos fortes entre empresas e seus clientes que priorizam o sucesso e o crescimento a longo prazo – mesmo em época de incertezas.
1. Mensagens Adaptadas
Uma das maiores lições que podemos tirar de 2020 é que a adaptabilidade é crítica.
Sabemos que as coisas podem mudar num piscar de olhos: então por que não estar pronto para encarar os desafios?
Ao considerar sua estratégia de marketing digital para 2021, priorize a flexibilidade em suas mensagens e táticas.
As pessoas serão mais receptivas a tons sensíveis e empáticos, mesmo ao considerar parceiros de negócios e vendas.
Para evitar parecer insensível, os profissionais de marketing digital devem estar atentos aos desafios que indivíduos e empresas podem continuar a enfrentar.
Humanizar cada mensagem e ação pode trazer ótimos resultados ao longo da jornada e não exige muito esforço.
Também pode fazer maravilhas ao promover relacionamentos de longo prazo entre empresas e fornecedores de produtos e serviços.
Se seus clientes não se sentirem respeitados, seu relacionamento irá por água abaixo.
2. Eventos Virtuais Personalizados
Os profissionais de marketing digital foram forçados a dizer adeus aos tradicionais eventos e feiras de negócios presenciais e dar as boas-vindas ao conceito de eventos virtuais para encontrar novos parceiros e gerar leads.
Muitos de nós participamos e até criamos eventos virtuais, mas a maioria das pessoas ainda está tentando descobrir como tornar esses eventos o mais interativos e impactantes possível.
Portanto, tente antecipar as melhorias no mercado de eventos virtuais em 2021.
Mais tempo e esforço serão investidos no planejamento de eventos virtuais como forma de compensar a falta de funções presenciais perdidas pela pandemia.
As empresas agora estão percebendo que eventos presenciais em grande escala podem não ocorrer antes de 2022, portanto, estarão aproveitando ao máximo a situação em questão.
Quanto ao networking presencial, creio que irá migrar para chatbots ou apresentações pessoais com base em eventos anteriores.
A tecnologia tornou quase tudo possível nos dias de hoje e, ao longo de 2021, as empresas devem implementar ideias novas e exclusivas para alcançar parceiros e clientes em potencial para gerar leads, tráfego do site e vendas.
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3. Digitalização
A mudança drástica de 2020 das conexões pessoais para as predominantemente remotas não é nenhuma surpresa que a publicidade digital tenha aumentado.
Para se ter uma ideia, os profissionais de marketing digital do Brasil gastaram cerca de R$ 5,13 bilhões em anúncios digitais – um aumento de 22,6% em relação a 2019.
Além de campanhas de mídia social pagas e publicidade digital nativa, SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) pago se tornarão mais cruciais para os profissionais de marketing digital.
Agora que o uma segunda onda de pandemia está aumento as restrições, a maioria das empresas que procuram novos provedores de serviços começará o processo com pesquisas online, em vez de eventos tradicionais de networking presenciais.
As empresas desejarão manter seus produtos e serviços nas mentes dos parceiros em potencial por meio de resultados de pesquisa, conteúdo patrocinado e publicidade online.
4. Mídia Social e o Poder do LinkedIn
O LinkedIn significa para os profissionais de marketing, principalmente B2B, o que o TikTok significa para os Millennials.
O LinkedIn continuará a crescer em 2021 e, entre as empresas que usam a plataforma, podemos esperar um aumento no conteúdo de vídeo, em particular.
O vídeo, em vez de postagens de texto longas, pode cativar clientes em potencial e gerar mais engajamento.
O conceito de marketing influenciador no espaço B2B é diferente daquele nas esferas do consumidor, mas muitos líderes de empresas e tomadores de decisão usam a mídia social para explorar tendências relevantes, bem como encontrar e examinar potenciais parceiros e fornecedores.
Quando eles embarcam nessas pesquisas, você deseja que sua empresa e sua liderança estejam bem estabelecidas como fontes e influenciadores do setor.
Isso aumentará o conhecimento da marca, o envolvimento e, eventualmente, aumentará a geração de leads e vendas.
Manifesto:
2020 causou incerteza iminente para muitas empresas.
Eu boto fé que 2021 será um ano de criatividade, inovação e reinvenção.
A versatilidade será tudo. As empresas que buscam o mercado para parceiros e clientes devem estar abertas a novas ideias.
Em 2021, sair da sua zona de conforto e mudar com o tempo será o molho secreto para aumentar as vendas e construir um relacionamento de longo prazom com parceiros, clientes e consumidores.
Eu gostaria de finalizar este artigo com uma pergunta:
– Você já parou para pensar sobre “Como Será o Marketing em 2030“?
Você não precisa ler isso agora, mas lembra de pesquisar no Google.
Eu estarei lá para te dizer o que penso do marketing em 2030.
Abraços do Futuro!
Rod Lopes – Profissional Digital