O Google compartilha detalhes sobre quatro mudanças que as empresas tiveram de fazer desde a pandemia que provavelmente serão permanentes.
Sumário
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As empresas mudaram a forma como fazem negócios desde a pandemia.
Em um novo relatório, o Google prevê quais dessas mudanças vieram para ficar.
Citando dados de pesquisa para apoiar algumas de suas previsões, o Google diz que esses pivôs se tornarão permanentes:
- Usar dados de comportamento em tempo real para responder rapidamente aos consumidores;
- Realização de eventos virtuais;
- Trabalhar em casa;
- Oferecer maneiras mais convenientes para os consumidores comprarem online;
O Google reconhece que todos os setores tiveram que repensar sua abordagem de marketing durante a pandemia.
Os negócios provavelmente retomarão um grau de normalidade quando a pandemia acabar, mas essas mudanças favoráveis ao consumidor não serão esquecidas.
1. Respostas rápidas às mudanças nos hábitos do consumidor
Os hábitos do consumidor estão evoluindo em um ritmo frenético durante a pandemia, o que está forçando as empresas a melhorar o conhecimento do comportamento de clientes em tempo real e a resposta aos dados.
Mudança de hábito: pesquisar antes de comprar
Os consumidores estão recorrendo cada vez mais à pesquisa no Google para descobrir quais empresas têm itens em estoque para envio imediato antes de se aventurarem em uma loja.
O Google apresentou dados dos primeiros meses da pandemia.
As pesquisas por “quem tem” e “em estoque” aumentaram mais de 8.000%.
Mudança de hábito: menos viagens para fazer compras
Os consumidores estão limitando suas viagens para comprar comida, já que o Google cita um crescente interesse de pesquisa em consultas como“você pode congelar” e “entrega em domicílio”.
Mudança de hábito: economizando mais, gastando menos
Como a pandemia continua afetando a renda pessoal, muitos consumidores estão economizando mais e gastando menos em itens não essenciais.
O Google cita dados de um estudo que mostra que 71% das pessoas nos países do G-7 dizem que sua renda pessoal foi ou seria afetada pela pandemia.
O impacto na renda pessoal é maior na Itália (85%), nos EUA (75%) e no Canadá (75%).
Um dos relatórios revela que, das pessoas que esperam mudar seus hábitos de consumo, 29% dizem que vão economizar mais e 27% dizem que vão gastar menos com itens não essenciais.
Mudança de hábito: os consumidores encontrarão alternativas
O comportamento do consumidor durante a pandemia mostra que eles estão ansiosos para encontrar alternativas quando algo de que dependem é tirado deles.
Quando as escolas foram fechadas, o Google diz que as pesquisas por “aprendizagem online” aumentaram 400%.
Quando as academias foram forçadas a fechar, as pesquisas por aplicativos de fitness aumentaram 200%.
Quando o mundo se tornou muito isolado, as pessoas procuraram cultivar conexões online.
As pesquisas que incluíam a frase “com amigos online” aumentaram 300%.
As pesquisas por “balada online” (por exemplo, “balada online no youtube”) aumentaram 400%.
2. Os eventos virtuais continuarão
A pandemia forçou o cancelamento de todos os eventos presenciais, o que levou as equipes de marketing a se voltarem para os eventos virtuais.
Os eventos presenciais retornarão, mas o Google prevê que serão diferentes.
Agora que os consumidores experimentaram a conveniência de participar de eventos em suas salas de estar, os eventos presenciais precisarão proporcionar uma experiência excepcional para atraí-los de volta.
O Google espera que os eventos virtuais continuem após a pandemia mesmo sabendo que o ambiente digital não é a melhor solução para todos os eventos.
O Google prevê que as mudanças que as empresas foram forçadas a fazer no modelo tradicional de trabalho no escritório vieram para ficar.
Os dados de pesquisa e compras sugerem que o pivô para trabalhar em casa começou antes da pandemia.
As pessoas têm demonstrado um desejo crescente de passar mais tempo fazendo o que lhes traz alegria e menos tempo fazendo coisas como ir para o trabalho.
4. As compras online agora são a norma
O comércio eletrônico disparou durante a pandemia, com algumas pessoas optando pelas compras online pela primeira vez na vida por necessidade.
O Google observa que houve um aumento na atividade de compra de itens que as pessoas normalmente não comprariam online.
As empresas físicas tiveram que mudar para oferecer opções como entrega local e/ou coleta na calçada.
Esses novos hábitos de compra, e mais convenientes, provavelmente não desaparecerão após a pandemia.
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