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7 Atualizações Recentes do Google Meu Negócio que você pode ter perdido

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Rod Lopes

Verifique e aproveite os recursos e atributos lançados recentemente do Google Meu Negócio para melhorar sua presença online na pesquisa local.

Sumário

Desde o início da pandemia do Coronavirus, o Google tem lançado  vários recursos e atributos no Google Meu Negócio (GMB).

Se você administra uma empresa local, precisa saber sobre essas atualizações para obter o máximo de benefícios desta plataforma.

Neste artigo, veremos 7 alterações recentes no Google Meu Negócio que você precisa verificar e aproveitar.

1. Atributos de saúde e segurança

No final de 2020, o Google Meu Negócio lançou novos atributos para que as pessoas que estão pesquisando possam tomar decisões baseadas nas informações sobre os padrões de saúde nos locais que eles pretendem visitar.

Esses novos atributos do GMB são:

  • É necessário agendar horário.
  • Obrigatório uso de máscara.
  • Funcionários usam máscaras.
  • É feito verificação de temperatura nos funcionários.
  • É necessário verificar a temperatura dos clientes

Dica: Se você preencher todos esses campos relacionados à saúde com mais precisão do que seus concorrentes, você poderá obter resultados melhores no seu negócio com pessoas que se preocupam com a saúde nessa época de pandemia.

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Adicione mais atributos de acordo com o seu negócio.

2. Atributos relacionados à pandemia para restaurantes

O Google começou cedo, como sempre, a lançar atributos relacionados ao COVID para restaurantes e outras empresas do setor de alimentos e bebidas (A&B).

Aqui está uma lista desses atributos:

  • Entrega sem contato
  • Refeição no local
  • Drive-Thru
  • Mesas externas, dentre outros

Esses atributos apareceram no GMB logo depois que as empresas do setor de alimentos e bebidas – restaurantes –  começaram a reabrir.

3. Atributos para serviços online

Durante o auge da pandemia, muitas pessoas optaram por “entrar no mundo virtual”.

Foi quando as reuniões online se tornaram rotina.

Em junho, o Google viu uma oportunidade de atender ao público apenas online e fez isso oferecendo vários outros atributos no GMB.

Aqui estão os atributos que as empresas podem usar para indicar que têm ofertas virtuais:

  • Atendimento online
  • Orçamento online
  • Aulas online, dentre outras

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4. Registro de chamadas

Este atributo está em modo de teste, mas vale a pena ficar de olho.

O GMB está atualmente desenvolvendo um novo recurso que permitirá que você veja as ligações recentes dos clientes que chegaram por meio de pesquisa.

Isto é o que o Google tem a dizer sobre o novo recurso:

“Você pode usar o histórico de chamadas para controlar as chamadas de seus clientes na Pesquisa Google e no Google Maps. 

Suas chamadas estão todas em um só lugar para ajudá-lo a responder às chamadas perdidas e manter o contato com seus clientes.

Essas ligações podem tornar mais fácil para você encontrar e fazer negócios com clientes que encontraram sua empresa por meio do Google. 

Todas as chamadas que você receber do perfil da sua empresa começarão com uma mensagem curta informando que é do Google.”

Funciona assim: quando um usuário clica no botão Chamar em um perfil do GMB, o Google registra a chamada.

O GMB registrará as chamadas perdidas e atendidas.

Em seguida, você pode visualizar as chamadas registradas na guia Chamadas.

Só está disponível no aplicativo para alguns países e usuários e não na versão do navegador.

Importante saber: Se você optar por usar o recurso de registro de chamadas, o aplicativo irá mascarar seu número de telefone real, pois usa um número de encaminhamento. Isto já é feito nas campanhas de chamada para Google Ads.

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5. Dados adicionais do GMB Insights

O Google também aprimorou recentemente os relatórios de desempenho do GMB.

Para começar, o GMB agora informará quantas pessoas entraram em contato com você após uma visita à página de seu perfil.

Além disso, a plataforma passou a oferecer relatórios adicionais sobre pesquisas.

Quando totalmente preenchidos, eles informarão quantas vezes o perfil de sua empresa apareceu nos resultados de pesquisa.

Você também verá dados nas pesquisas do Google Maps.

Esses tipos de informações estarão disponíveis por até seis meses.

6. Mensagens

O Google recentemente lançou mensagens GMB em sua versão para desktop.

Ele já estava disponível por meio do aplicativo antes.

Agora, ao fazer login no GMB, você verá um botão Mensagens na barra lateral esquerda. Se você clicar nele, irá para a interface de Mensagens.

Ele segue o padrão de “tela de bate-papo”. Como se fosse um chat.

No entanto, você terá que optar pelo serviço.

Basta clicar no mesmo botão Mensagens e selecionar Configurações.

Em seguida, selecione a opção para ativar as mensagens.

Um aviso: certifique-se de responder as mensagens dentro de uma janela de 24 horas ou o Google pode revogar seus direitos de envio de mensagens.

Por que tão estrito? A mesma velha história: é tudo sobre a experiência do cliente.

Se você perder o acesso, não será banido permanentemente, mas precisará passar por esse processo de adesão novamente.

Você pode configurar mensagens de resposta automática, mas elas não contam como uma resposta “real” dentro dessa janela de um dia.

Se você receber mensagens falsas, marque-as como spam para que o Google possa tomar medidas corretivas.

Você também tem a capacidade de bloquear mensagens abusivas.

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7. Tamanho máximo de upload de vídeo

O GMB também reduziu recentemente seu tamanho máximo de upload de vídeo.

O limite antigo era de 100 MB. O novo limite é 75 MB.

Minha opinião:

O Google Meu Negócio pode muito bem ser mais importante do que seu website quando se trata de promover seu negócio local on-line.

É por isso que você precisa otimizar seu perfil para pesquisa.

Você também deve acompanhar as últimas mudanças no GMB e pensar em como pode usá-las para promover melhor sua marca online.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional.

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e estratégico de alto nível sempre focado em resultados.

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