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Gatilhos Mentais Para Implementar No Marketing Da Sua Empresa

Gatilhos mentais para implementar no marketing da sua empresa
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Rod Lopes

Muito se fala em gatilhos mentais no marketing, mas você sabe o que vem a ser esse método tão utilizado? 

Todas as pessoas já compraram algo ou se interessaram por um produto de maneira inconsciente, e é nisso que se está inserido a estratégia do gatilho mental. 

Sabe aquele comercial que despertam inúmeras emoções em apenas um minuto? Essas emoções são geradas em uma espécie de gatilho, que liga o seu consciente a sentir a necessidade de ter aquele produto e se identificar de alguma forma. 

Neste conteúdo você irá entender de forma explicativa o que é o gatilho mental, como funcionam dentro do marketing e das vendas e qual a melhor forma de aplicá-lo. 

O que são gatilhos mentais? 

Como o nome já diz, os gatilhos mentais são uma forma de despertar sentimentos nos consumidores, de acordo com a estratégia utilizada dentro do marketing e nas vendas.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que em algum momento você já tenha caído nele e, inconscientemente, realizou uma tomada de decisão em pouco tempo. 

Antes de utilizar esse método é preciso entender qual o seu público, montando uma persona ou mais para gerar os gatilhos certos. Com o app funil de vendas isso é possível, fazendo com que seus resultados cresçam grandemente. 

Onde é utilizado o tempo todo o gatilho mental são nos varejos, lojas online, e entre os mais utilizados estão: 

  • Gatilhos de escassez;
  • Gatilhos de reciprocidade; 
  • Gatilhos de prova social; 
  • Gatilhos de prazer e dor; 
  • Gatilhos de urgência.

Abaixo, entenda melhor cada um dos gatilhos mencionados no tópico:

  1. Gatilhos de escassez

Esse tipo de gatilho é uma dos mais utilizados no marketing, principalmente no setor varejista, onde utilizam-se métodos dizendo que o produto está praticamente esgotado no estabelecimento e que é preciso aproveitar para não perder a oportunidade.

  1. Gatilhos de reciprocidade

Essa forma de se utilizar os gatilhos geralmente ocorre quando ao comprar um produto, o consumidor ganha um brinde da marca, ou, se for em um e-commerce, pode ter descontos na próxima compra, por exemplo.

  1. Gatilhos de prova social

Esses gatilhos são gerados a partir das necessidades dos indivíduos em fazer parte de um determinado grupo.

Geralmente os gatilhos são utilizados de forma que leve ao consumidor comprar algum item, porque tal grupo social faz uso desse artefato.

  1. Gatilhos de prazer e dor

Esse gatilho é muito utilizado na venda de produtos e serviços, explorando o lado da dor e do prazer do consumidor em ter tal objeto, levando o problema à uma solução. 

  1. Gatilhos de urgência

Geralmente esses gatilhos mentais estão em comércios, principalmente no varejo onde é explorada a situação de que o produto irá custar um determinado preço até determinado horário, e depois volta ao preço normal.

Com isso, os clientes têm uma ação imediata com medo de perder a oportunidade.

Como os gatilhos mentais funcionam em marketing e vendas?

Como vimos, existem diversas formas de se utilizar os gatilhos mentais, isso irá depender do que se trata o seu negócio e como o público-alvo se comporta. 

Através do sistema crm é possível entender toda a jornada de compra de um consumidor, podendo definir as melhores estratégias para que as vendas sejam feitas com sucesso para esse público. 

Esse sistema é imprescindível para as estratégias de marketing, podendo ser adquirido de várias maneiras, desde a forma paga ou até de crm gratuito

Os gatilhos mentais, se utilizados da forma correta, conseguem gerar um retorno gigantesco ao negócio, por isso é essencial saber as necessidades do público-alvo. 

Gatilhos mentais para aplicar em marketing e vendas da sua empresa

Para fazer a melhor aplicação dos gatilhos mentais dentro da estratégia de marketing e vendas da sua empresa, é preciso definir uma persona, fazer uma pesquisa de mercado para gerar os gatilhos mentais necessários ao seu público-alvo. 

Estude sobre o seu ramo, entenda as necessidades que os potenciais clientes terão, e as soluções necessárias para resolver o problema que o mesmo tem. 

A partir disso, escolha as melhores formas de gatilhos mentais para chamar atenção dos leads. Uma forma de se conseguir isso é utilizando o pipeline de vendas.

Pesquise as melhores estratégias que despertem o gatilho nos seus leads, investigue o seu público, as vontades, necessidades e soluções que possam ajudá-los com o seu produto e serviço. 

Com o crm vendas é bem mais prático entender todo o processo do caminho que esse lead faz dentro do seu negócio, podendo entender melhor suas necessidades e utilizar a estratégia que beneficie ambos.

Conteúdo originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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