Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Estratégia de Tráfego Pago Para Facebook Ads

estratégia de tráfego pago para facebook ads
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Rod Lopes

Você dono de e-commerce que possui dinheiro para escalar as vendas do seu negócio, mas não tem ideia de como fazer, sou Gestor de Tráfego Profissional e listarei nesse post uma estratégia de tráfego pago para facebook ads que vai te auxiliar nesse processo.

Muita gente consegue realizar vendas e até obter um bom faturamento, mas acaba pecando na hora de escalar as campanhas de facebook ads por não saber analisar alguns indicadores base. Por isso, estou trazendo esse conteúdo para te dar um excelente direcionamento sobre campanhas de alta conversão utilizando esta estratégia de tráfego pago para facebook ads .

Sei que no começo é dificil de entender tudo caso você seja iniciante, mas não desista de ler. Acompanhamento aos poquinhos, pois será de suma importância para você conseguir lidar bem com os anúncios do seu produto.

Será utilizada a estratégia de :

  • 01 campanha com objetivo de conversão;
  • Orçamento ABO (Otimização de Orçamento a Nível de Conjunto);
  • 4 conjuntos utilizando 25 reais por dia;
  • Cada conjunto com três criativos e utilizando por enquanto a mesma copy em todos.

Estamos retratando acima um investimento de 100 reais diários, mas podemos fazer com menos diminuindo os conjuntos proporcionalmente.

  • Conjunto 01: Segmentação aberta sem públicos de interesse e posicionamentos automáticos;
  • Conjunto 02: Segmentação para interesse específico e posicionamento voltado para facebook e instagram. (Exemplo de interesse específico: nicho de joias = pessoas com interesse em joias);
  • Conjunto 03: Segmentação para públicos semi específico e posicionamento voltado para facebook e instagram. (Exemplo de público morno: nicho de joias = mulheres de 22 a 65 anos);
  • Conjunto 04: O quarto conjunto poderá variar de acordo com a sua realidade. Se você possui redes sociais já engajadas, poderá fazer um look a like; se seu pixel está aquecido, selecione um remarketing com preferência para otimizações de eventos que aconteceram mais de 50 vezes na última semana. Caso você não se enquadre em nenhum dos dois, utilize o quarto conjunto para mais uma testagem de públicos.

Dica: é interessante não passar de 5 públicos de interesse em cada conjunto. A plataforma encontra dificuldades para encontrar o público ideal se a segmentação detalhada for muito grande.

Quando as campanhas forem ao ar, faça o acompanhamento dos conjuntos. Você precisará saber até quanto você pode gastar em tráfego para não tomar prejuízo. Exemplo: produto de 100 reais, possuo 60 de custo com todos os gastos já inclusos, logo, posso gastar 40 reais por conversão sem tomar prejuízo.

Com o passar dos dias, os conjuntos que não gerarem vendas de acordo com o que você pode gastar por produto para não tomar prejuízo, conforme o exemplo acima, você desativará o conjunto e testará outro conjunto de públicos.

Dica: Tenha feeling de um olhar intuitivo de saber que se uma campanha está gerando conversões, ela poderá passar um pouco o seu custo máximo por conversão e não necessariamente precisa ser desativada (a não ser que esteja dando muito prejuizo ou tenha parado de vender há dias).

Dica: Não se empolgue quando gerarem conversões e não aumente drásticamente o valor da campanha. O indicado é aumentar cada conjunto no máximo em 20% a cada dois dias, mas é bom deixar rolar pelo menos 7 dias sem alterações nos valores caso esteja gerando conversões.

Quando validar o seu público, faça o acompanhamento dos criativos que melhor performam por anúncio; os criativos que não forem bem, você apaga e sobe outro anúncio com outro criativo no mesmo conjunto.

Quando validar os criativos, faça alterações nas copys com ALTO ACOMPANHAMENTO para ter noção de qual está performando melhor.

Ao final de todo processo, você poderá realizar o teste de trocar o orçamento de ABO para CBO para que o próprio algorítimo foque no que possívelmente trará mais desempenho para você.

A partir de agora vai ficar um pouco mais complexo, mas não se preocupe, vá lendo e acompanhando com calma que não há nenhum bicho de 7 cabeças e eu sei que você vai conseguir entender com a minha explicação e tudo vai fazer sentido no final.

Caso seu pixel seja iniciante (menos de 50 conversões semanais), muito provavelmente você não fechará um grande retorno financeiro logo de cara, então você vai precisar entender um pouco de números e métricas para saber se está no caminho certo.

Vamos lá. Todo anuncio de conversão focado em purchase (otimização do pixel para vendas) possui ‘métricas mãe’ que precisam ser constantemente avaliadas para dizer se seu anuncio está bom ou não.

Que são: CTR; CPM; CPA e ROAS

  • CTR (único) é a taxa de cliques de pessoas que clicam no seu anúncio. Uma média geral é de 2,5% para um anúncio normal; e acima de 3% um anúncio que tem tudo pra ser muito bom; menos de 2% seu anúncio está bem ruim e muito dificilmente trará resultados. Essa métrica você ja consegue analisar nos primeiros dias.
  • CPM = custo por mil impressões e na verdade, não existe um custo ideal. Por isso citei no inicio que é importante fazer vários conjuntos com públicos diferentes. Nesse caso, teremos parâmetro de comparações entre os públicos. Se o seu anúncio tem acima de 2,5% de CTR único e possui um bom CPM em comparação aos outros conjuntos, é bem possível que traga um bom retorno financeiro.
  • CPA = custo por aquisição. Nesse caso, estamos falando de purchase (vendas). Essa métrica você só conseguirá avaliar quando realizar vendas. Para não te gerar prejuízo, ensinei lá em cima a calcular o custo por venda máximo para gerar lucro, e quando você deve matar os conjuntos.
  • ROAS = É a métrica mais simples de todas, que é o cálculo do retorno sobre publicidade. Esse calculo é feito automaticamente pela plataforma e será importante para você não se perder no acompanhamento a título de campanha, pois quando você sobe muitos conjuntos e anúncios, fica difícil de saber se a campanha ta gerando roas ou não, porque é normal alguns conjuntos irem bem e outros irem mal. o ROAS da campanha te dará uma média geral.

[BÔNUS]

Antes de iniciar isso tudo, verifique os seguintes requisitos, pois de nada adianta o tráfego mais bem feito para um lugar que não está apto para vender:

  • Verifique se o pixel e os eventos padrões estão instalados corretamente para você conseguir acompanhar as métricas com precisão;
  • Instale a API de conversões e Google Analytics;
  • Confirme se seu site possui uma taxa de carregamento rápida;
  • Verifique se seu site possui aparência profissional e imagens de boa qualidade;
  • Não pode haver erros de português em nenhuma dessas etapas citadas até agora (cada palavra que tiver dúvida, não tenha vergonha de pesquisar no google. Além de tudo, isso te deixará com uma excelente escrita);
  • Utilize um checkout transparente;
  • Provas sociais e uma copy matadora são de extrema importãncia na página de vendas

É isso, Galera! Trabalho com Gestão de Tráfego e espero ter ajudado alguém que está nessa correria precisando de uma luz, quem tiver dúvidas pode mandar aí nos comentários. Também to aberto a novas contratações por um preço bacana para lojas virtuais. Tamo junto!

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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