A maioria das empresas que vendem produtos optam pela criação de uma loja virtual. O marketing de mídias sociais pode aumentar o volume de vendas e levar seu negócio para outro nível.
As lojas físicas ainda fazem grande diferença, sem sombra de dúvida, mas é no ambiente online em que acontecem grande parte das vendas, pois tornou-se uma forma muito mais cômoda para os consumidores que precisam adquirir aquilo que precisam.
Não há necessidade de grandes conhecimentos de informática para abrir um site virtual para vender armário escritório suspenso, porém um dos cuidados é ficar de olho no estoque, para que não falte produto para o consumidor.
As lojas virtuais podem se utilizar das mídias sociais, por meio das estratégias de marketing, para aproximarem mais clientes potenciais e aumentarem a carteira de contato, a fim de impulsionar os negócios e terem uma arrecadação financeira bem maior.
Pelo Instagram, por exemplo, no feed descritivo, é possível veicular várias informações sobre uma cabine primária alta tensão (preço, características e tamanho, por exemplo) e fazer com que as mesmas sejam fornecidas a outras pessoas que tenham interesse.
O Facebook também é outra rede social que as lojas virtuais utilizam muito, não apenas no sentido de comercializar produtos, mas também serviços diversos, e este ambiente digital facilita muito o contato entre um consumidor de vidro temperado e uma loja.
As lojas virtuais surgiram para facilitar a vida dos internautas, que se utilizam da internet para pesquisar produtos e serviços sem que precisem se dirigir a uma loja física, poupando-lhes tempo, inclusive, para o pagamento das compras efetuadas.
A loja física também precisa ter uma área de marketing, terceirizada ou não, para que os conteúdos das propagandas e publicidades de planta ornamental para sala de estar possam ser disseminados com maior abrangência.
Portanto, as estratégias de marketing são amplamente utilizadas nas lojas virtuais que adotam as redes sociais como veículo de comunicação com o público, pois esta pode ser feita com muito mais proximidade e de forma humanizada.
A negociação para se comprar de forma mais rápida uma franquia construção civil pode ser feita tanto de forma presencial como através de um site virtual que fornece este tipo de serviço.
Os documentos que envolvem a transação podem ser enviados pelo WhatsApp, por exemplo, facilitando a assinatura e a entrega dos originais, perfazendo uma boa economia para a empresa possuidora de site virtual.
Como usar as mídias sociais em uma loja virtual
Para atingir um maior número de vendas em um site virtual, as mídias sociais devem ser utilizadas corretamente nas estratégias de marketing digital abaixo seguem algumas instruções de grande valia para este processo se tornar bem mais produtivo:
- Passe confiança nas informações sobre produtos e serviços;
- Aproxime o público de forma humanizada e assertiva;
- Defina quem é o público-alvo;
- Invista nos leads com real interesse;
- Poste promoções e descontos atrativos;
- Construa a imagem da loja ao longo do tempo;
- Traga novidades no monitoramento veicular em tempo real;
- Ofereça benefícios para quem defende uma marca;
- Compartilhe o conteúdo nas redes sociais;
- Crie vídeos e aposte em vários canais.
É essencial que as lojas virtuais passem informações adequadas, para que o público tenha mais confiança e se sinta apto para compras mais, porque elas são uma verdadeira ferramenta na construção da imagem da loja ao longo do tempo.
Definir exatamente o público-alvo que necessita de cuidado domiciliar ao idoso faz com que este tipo de serviço venda mais e compartilhar estas informações por meio de vídeos é uma excelente estratégia digital.
Não vale a pena investir nos leads que não demonstram interesse pelos produtos e serviços oferecidos pela loja. Às vezes são apenas pessoas curiosas que passam por ela, mas na verdade não estão à procura de nada.
É muito mais vantajoso entrar em contato com clientes que já compraram algumas vezes e que realmente estavam em busca de exame clínico ocupacional. Desta forma, a loja abre maiores possibilidades de negociações mais consistentes no futuro.
As estratégias de marketing aplicadas nas lojas virtuais são importantes para aproximar mais o público e devem ser feitas de forma humanizada, para que os clientes se sintam como se pertencessem a uma família, onde as opiniões e críticas precisam ser respeitadas.
As redes sociais são motores que alavancam as vendas e trazem muitos benefícios para os negócios em qualquer tipo de segmento e estimulam o aumento de seguidores de uma marca, por exemplo.
Por isso, sempre que a loja perceber que existe um verdadeiro defensor de uma marca, a ele devem ser direcionadas promoções interessantes e descontos especiais que chamem a atenção e o faça comprar com mais rapidez.
Traga sempre novidades para os clientes, como sorteios, brindes ou bônus. Estas estratégias são grandes influenciadoras no aumento das compras de produtos, serviços e marcas, gerando maior entrada financeira para a loja.
As mídias sociais são feitas para interações entre as pessoas e o bom senso é compartilhar os conteúdos através delas, apostando em diversos tipos de canais sociais, pois elas estão sempre em funcionamento e não param nunca de serem acionadas.
Estratégias de marketing usadas nas lojas virtuais
As estratégias de marketing usadas nas lojas virtuais são aliadas para aumentar as vendas e gerar o aumento das negociações e sempre surgem novas técnicas, porque os consumidores mudam sempre o comportamento no momento das compras.
Essa mudança pode estar alinhada ao patamar financeiro, a prioridade ou não em comprar algo e até mesmo ao nível de exigência quanto a qualidade do produto e a entrega pontual, dentro do prazo acordado com a loja.
Portanto, para a loja ter bons resultados nas vendas, como também aproximar e conquistar muito mais clientes, seguem algumas estratégias de marketing, para a expansão dos negócios no mercado, tais como:
- Investir em links patrocinados;
- Utilizar o e-mail marketing;
- Produzir e veicular bons conteúdos;
- Criar vídeos marketing para transmitir mensagens e informações.
Outra estratégia importante é aplicar a estratatégia de remarketing para alcançar clientes que já visitaram a loja em algum momento. É uma tentativa de trazê-los de volta e isso pode ser feito através de algum dado deixado por eles quando fizeram esta visita.
Benefícios das mídias sociais para os negócios
As mídias sociais quando são utilizadas nas lojas virtuais, além de aumentarem as possibilidades de negociações de produtos, serviços ou marcas (gerando assim maior rentabilidade), perfazem grandes benefícios para os negócios, como apontado abaixo:
- Criam mais aproximação com a audiência;
- Acarretam melhor prospecção de clientes;
- O monitoramento sobre a concorrência é maior;
- Promovem a construção da imagem da loja;
- Reduzem os custos com publicidade paga;
- Atendem o cliente com mais qualidade;
- Melhoram a taxa de conversão;
- Abrem campo para a criação de parcerias;
- Garantem mais tráfego para a loja.
Através das redes sociais é bem mais fácil prospectar novos clientes, já que existe a possibilidade de solicitar indicações quando o consumidor teve uma boa experiência de compra e se sente satisfeito com o produto que comprou.
Elas acabam reduzindo os custos da loja, caso ela queira investir em publicidade paga. Desta forma os recursos financeiros ficam mais disponíveis para aquisição de mais produtos para o estoque, por exemplo, para que ele não falte diante da demanda.
Quanto maior for o tráfego de visitantes em uma loja virtual virtual, maiores serão as possibilidades de vendas e o marketing de mídias sociais beneficia muito neste sentido e com isso as taxas de conversão de clientes alavanca, conduzindo-os a um volume maior de compras.
É o caso da Fofolã, uma loja de moda feminina que vende roupa de tricot e que fatura 6 dígitos todo mês justamente por ter um posicionamento nas mídias sociais bastante sólido, além de oferecer produtos de alta qualidade.
Muitos comentários, elogios ou críticas podem ser transmitidos pelas redes sociais e são fatores benéficos para as lojas, porque através deles as estratégias podem ser reavaliadas, caso não estejam condizentes com os objetivos.
Por esta razão, sempre que possível e de forma rápida, a loja precisa respondê-los em no máximo 24 horas. Com esta manifestação os relacionamentos entre loja e consumidor ficam mais saudáveis, gerando assim confiança por parte do cliente.
Uma vantagem bem expressiva das estratégias de marketing pelas redes sociais é que a análise de dados como o número de cliques, por exemplo, pode colocar a loja em vantagem frente à concorrência e o retorno sobre o investimento (ROI) pode ser monitorado.
Considerações finais
As lojas virtuais que querem aumentar as vendas de produtos ou serviços precisam apostar nas estratégias de marketing através das redes sociais.
Elas são importantes, porque é o ambiente mais frequentado nos últimos tempos e através delas os negócios podem se ampliar no mercado digital, como também proporcionar a loja um desempenho qualitativo junto aos clientes e consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.