Antigamente, investidores tinham receio em optar pela abertura de negócios online, contudo, durante a pandemia esse cenário mudou. Com a mudança, a adoção de estratégias, como o Google Ads em seu e-commerce, se tornou fundamental para o sucesso das empresas.
Isso porque, desde 2020 os brasileiros têm estado cada vez mais confortáveis com a realização de compras através de plataformas digitais, fazendo com que o mercado eletrônico seja um dos setores da economia que mais cresce no Brasil e no mundo.
No entanto, em um cenário tão próspero, o número de empresários interessados neste mercado também tem crescido exponencialmente e, com isso, a competitividade do setor tem apresentado um aumento importante.
Por essa razão, a gestão de startups e empreendedorismo digital tem focado bastante em encontrar estratégias que auxiliem a diferenciar a sua marca, proporcionando um destaque maior para os negócios e chamando mais atenção do público.
Assim, o Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas.
Importância de utilizar o Google Ads como estratégia de marketing
Se você possui uma loja virtual ou tem planos de construir uma, a preocupação com as formas de conseguir boas vendas é uma das questões relevantes, afinal, é inegável que isso determinará o sucesso da empresa e possibilitará uma futura expansão para a marca.
Entretanto, para que as metas possam ser alcançadas, o público precisa ter conhecimento sobre o serviço disponibilizado pela sua empresa e construir interesse nos produtos comercializados. As plataformas de busca, como o Google, são essenciais neste processo.
Afinal de contas, com a popularização do consumo digital, esses sites passaram a ocupar um espaço determinante da jornada de compra das pessoas, viabilizando o contato com empresas e produtos, bem como, influenciando no processo de pesquisa sobre negócios.
Assim, a utilização do Google Ads como parte da gestão estratégica de marketing e vendas, se tornou essencial para quem deseja alavancar as vendas online. Isso porque, com essa estratégia os empresários são capazes de:
- Proporcionar resultados imediatos;
- Viabilizar testes sobre a relevância das palavras-chave utilizadas no SEO;
- Otimizar Landing Pages;
- Aprimorar o fluxo de conversões de clientes;
- Encontrar novas keywords;
- Atrair o público em diferentes estágios do funil de vendas.
No entanto, para que esses benefícios possam ser plenamente desfrutados, é crucial compreender primeiro como essa plataforma funciona e quais são as suas possíveis utilidades para os negócios.
Pois, desta forma será mais viável construir um planejamento e metas mais bem definidas.
O que é o Google Ads e como ele funciona?
O Google Ads, também conhecido como Google AdWords, é uma ferramenta conhecida nos cursos de gestão comercial ead, devido a sua importância no processo de captação de clientes, aumento do alcance de metas e aperfeiçoamento do desempenho empresarial.
Isso se dá porque esta plataforma permite a realização de anúncios publicitários, viabilizando o direcionamento dessas propagandas para um público segmentado e audiência qualificada – ou seja, pessoas que tenham mais interesse na compra do tipo de produto anunciado pela sua marca.
Mas, além disso, esse recurso também é muito relevante para a faculdade gestão financeira ead, pois um dos maiores diferenciais do Google Ads é que esses anúncios são cobrados de acordo com o número de cliques que a empresa recebe.
Assim, ele passa a ser muito mais acessível inclusive para instituições de micro ou pequeno portes.
O Google Ads oferece quatro categorias principais de anúncios:
- Rede de pesquisa: exibidos nos resultados de pesquisas no Google;
- Rede de display: exibidas em blogs e sites integradas;
- No Youtube: exibidos no inicios ou final dos vídeos;
- Em aplicativos: exibidos dentro dos aplicativos e redes sociais.
Entretanto, é preciso ficar atento porque para conseguir este tipo de anúncio não basta estar disposto a pagar.
Esta plataforma de anúncios também classifica a posição dos anúncios nas páginas de acordo com o seu Ad Rank – que, por sua vez, é composto pelo índice de qualidade da propaganda e o lance que você dá para o pagamento por número de cliques.
Contudo, toda essa jornada pode valer muito a pena para o desenvolvimento do seu e-commerce e para o aumento da competitividade do seu negócio.
Até por isso que o Google Ads é a plataforma líder no mercado de anúncios digitais e arrecada por ano, cerca de U$134 bilhões de dólares.
Como alavancar o seu e-commerce utilizando as plataformas digitais?
Já faz algum tempo que o investimento em publicidade deixou de ser um diferencial estratégico e se tornou indispensável para a construção de um bom relacionamento com o público e para uma comunicação assertiva com os potenciais compradores.
Todavia, para que o seu material se destaque dos demais anunciantes é necessário garantir que ele seja atraente e muito bem planejado. Não somente para o público, mas para que o próprio Google Ads considere-o mais relevante.
Existem técnicas de SEO, das quais fazem o rankeamento orgânico, como, por exemplo, ao pesquisar por “quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos”, é possível colocar a instituição no topo com um texto bem trabalhado e apropriado.
Contudo, o Google Ads pode ser muito mais funcional e lucrativo.
Para que isso seja possível, precisa-se compreender exatamente qual é o seu objetivo da empresa com esse investimento e como o Google Ads será integrado às estratégias da sua marca.
Assim, separamos algumas formas de utilizar os anúncios do Google a favor do aumento do número de vendas para o seu e-commerce. Confira!
- Realize testes
Um recurso disponível no Google Ads chamado In-Market Audiences, permite que a sua empresa descubra quem são os clientes que estão procurando pelos produtos ou serviços oferecidos e que estão ativamente interessados na compra do que o seu site disponibiliza.
Isso é possível porque essa aplicação viabiliza que os anunciantes tenham acesso aos dados demográficos dos seus usuários. E isso pode ser de grande serventia na realização de testes sobre palavras-chave que devem ser utilizadas nas campanhas digitais.
Assim, com o auxílio de profissionais especializados – que podem ser contratados por meio de um bom curso gestão de pessoas a distancia –, as empresas passam a facilitar a definição de metas e estratégias precisas e ainda podem estabelecer termos mais efetivos.
- Crie anúncios dinâmicos
O remarketing é uma estratégia que consiste na disponibilização de um anúncio, mais de uma vez, para a mesma pessoa. Desta forma, será possível aumentar o impacto que aquele produto ou serviço tem nos consumidores, instigando o interesse na compra.
No entanto, com a assistência do Google Ads é possível identificar quais foram os produtos que aquele comprador se interessou anteriormente.
Assim, ao distribuir uma propaganda repetida de um produto que já havia despertado o interesse do comprador, as chances de obtenção de sucesso na conversão da venda se multiplicam.
- Personalize propagandas
O investimento em quanto custa o curso de gestão financeira pode ser relevante para o processo de criação de anúncios publicitários, afinal de contas, dependendo do tempo que essa propaganda demora a ser executada, o seu valor e retorno financeiro podem variar.
No entanto, como foi dito anteriormente, a qualidade no desenvolvimento de propagandas é muito importante para o sucesso dessas ações. Por isso, o Google Ads apresenta vantagens muito relevantes para os empresários.
Isso porque, com o auxílio de uma ferramenta integrada à plataforma é possível fazer a alteração de códigos e corrigir textos no anúncio até poucos instantes antes dele ir ao ar. Também é possível controlar diversos outros elementos das propagandas em tempo real.
- Agende seus anúncios
Baseando-se nas informações obtidas sobre as preferências dos clientes é possível definir, inclusive, quais são os horários em que os clientes estão mais ativos no Google e no seu site.
Desta forma, fica mais fácil programar a publicação dos anúncios em um horário mais estratégico.
Isso, além de ajudar na atração de um público mais diversificado, também auxilia a evitar a ocorrência de um dos maiores problemas estudados no curso de empreendedorismo a distância, que é a perda dos prospects que decidem contatar a marca de madrugada.
- Reduza os gastos com o orçamento dos seus anúncios
Ainda que a estratégia de pagamento por número de cliques, oferecido pelo Google Ads, ajuda muito na redução dos custos dos anúncios publicitários, algumas empresas utilizam essa estratégia como forma de boicotar o seu orçamento.
Pensando nisso, a própria plataforma do Google Ads permite a identificação dos IPs de seus concorrentes e o bloqueio do acesso daquela empresa aos seus anúncios.
Isso proporciona mais segurança para quem decide realizar campanhas publicitárias através do Google.
- Utilize os anúncios para melhorar o seu ROI
Assim como é comum em todas as ações de marketing, não existe um tipo de estratégia exata ou quantia ideal para investir nas campanhas da sua empresa, que proporcione a garantia de sucesso e de um bom retorno do investimento.
No entanto, ao investir no Google Ads, o cálculo do ROI passa a ser muito mais facilitado.
Isso porque, para que esse cálculo seja possível, será necessário acompanhar as conversões e as ações que você gostaria que os clientes fizessem após clicar na sua empresa.
Neste cenário, o empresário pode contar com a ferramenta “Acompanhamento de conversões” ou o “Google Analytics” que são oferecidas gratuitamente e que facilitam muito no aprimoramento do seu retorno sobre os investimentos.
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