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7 Erros de Landing Page (muito comuns) que você deve evitar

Erros de Landing Page que você deve evitar
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Rod Lopes

Uma Landing Page que funciona é capaz de gerar resultados incríveis. Desde coletar informações até transformar visitas em leads e o principal: gerar vendas.

E o melhor, uma Landing Page que funciona faz tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano, sem nunca pedir aumento de salário.

Mas isso só dá certo se a Landing Page do seu site for bem projetada e otimizada.

A arte de criar a Landing Page perfeita vai muito além do conteúdo deste artigo mas podemos começar te ajudando a identificar sete erros de Landing Page que você deve evitar.

1. Falta de Clareza Na Proposta Única de Valor

Não é novidade que os novos visitantes de sua Landing Page permanecerão nela apenas de 3 a 15 segundos antes de se distrair.

Nesse meio tempo, você deve oferecer um motivo claro e visível para o visitante ficar e interagir com a Landing Page.

Esse motivo é a sua Proposta Única de Valor que, basicamente, é o texto que faz o público se interessar pela sua oferta porque ele entendeu qual é o problema que você soluciona, e ainda deixa claro o porque sua oferta é diferente dos concorrentes.

Pense assim: Que valor seus visitantes recebem em troca do tempo que você pede que eles gastem na sua Landing Page?

Conteúdo de alta qualidade é obrigatório mas ele também precisa ser atraente para que os visitantes experimentem esse conteúdo.

Sua página Landing Page faz isso? Se sim, ótimo!

Se não, você deve consertar.

Se você não tiver certeza, pergunte-se:

  • Existe um título atraente e visível que mostra os benefícios da oferta de forma clara?
  • Existe um subtítulo explicando sua oferta com mais detalhes?
  • Existe um design adequado de modo que atraia a atenção do visitante para o título e o subtítulo?

Se não houver, adicione-os agora.

2. Má sinalização das ações (CTA)

Sua Landing Page não deve existir apenas para ser bonita. O objetivo é convencer as pessoas a agirem.

Se você não tornar seu “call to action” fácil de ser encontrado, a maioria dos visitantes não o procurará.

Você deve deixar seu call to action bem claro – o mais sucinto e eficiente possível – por que a ação que você deseja que o visitante execute agregará valor suficiente para que valha a pena o tempo gasto na sua Landing Page.

Diga a eles, em palavras que se destaquem do resto da página, o que você deseja que eles façam e o que receberão por isso.

Melhore suas estatísticas  perguntando a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Você tem uma compreensão clara de qual deve ser a próxima etapa na jornada do cliente?
  • É fácil de encontrar e seguir o passo a passo da jornada em sua Landing Page?
  • O seu texto apresenta um argumento claro e convincente a favor de dar esse passo?

Se você puder responder sim a todas as três perguntas, sua sinalização provavelmente é boa (ou pelo menos boa o suficiente por enquanto).

Se não, agora você sabe o que precisa fazer para melhorar sua Landing Page.

3. Tempo de carregamento lento

Lembra daquele limite de tempo máximo de 3 a 15 segundos que mencionamos anteriormente?

Esse intervalo inclui o tempo gasto esperando o carregamento de sua Landing Page, e cada microssegundo dessa espera aumenta a probabilidade de um visitante escapar.

Você deve otimizar sua Landing Page para obter o tempo de carregamento mais rápido possível.

Os visitantes que saem da sua Landing Page antes do tempo – inclusive enquanto ainda aguardam o carregamento – aumentam a taxa de rejeição do site.

Taxas de rejeição mais altas reduzem suas classificações no Google e em outros mecanismos de pesquisa, o que significa que uma página que carrega muito lentamente obtém menos visualizadores em geral.

Melhorar o tempo de carregamento é uma tarefa para sua equipe de tecnologia ou para qualquer pessoa no escritório que seja responsável por supervisionar seu serviço de hospedagem. Dito isso, aqui estão algumas das maneiras mais importantes de otimizar esse fator importante:

  • Otimize o tamanho da imagem, formato de arquivo e compactação;
  • Limpe seu banco de dados excluindo rascunhos salvos, revisões antigas, plug-ins não usados;
  • Confirme se o seu tema WordPress (se aplicável) está otimizado para carregamento rápido;
  • Use CDN (content delivery network), como o CloudFlare por exemplo;
  • Analise o tempo de resposta do servidor com seu serviço de hospedagem e trabalhe com eles para reduzi-lo;
  • Instale ferramentas que aproveitem o cache do navegador;
  • Conserte todos os seus links quebrados;
  • Remova todos os bloqueios de renderização do JavaScript;
  • Reduza o número de redirecionamentos necessários para chegar à sua página;
  • Otimize seu código, especialmente em CSS, JavaScript e HTML;
  • Ative a compactação de arquivo – exceto em imagens;
  • Substitua todo o conteúdo PHP por HTML sempre que possível.

É um trabalho técnico, detalhado, mas importante.

Se você não tem conhecimento para realizar estas tarefas de otimização, pode valer a pena contratar uma consultoria externa para fazer isso por você.

4. Ter apenas uma Landing Page

Então você tem uma oferta que vai de encontro com as expectativas do seu público alvo.

Lindo né? Mas nem tanto.

Se você tiver vários tipos diferentes de clientes, não poderá usar a mesma Landing Page para cada um dos seus grupos de clientes.

Cada grupo tem características diferentes que os farão seguir a sua “Proposta Única de Valor”, lembra?

Sendo assim, você não quer oferecer apenas Landing Page.

Da mesma forma, você provavelmente também tem mais de um produto e oferta para gerar vendas.

Ter apenas uma Landing Page pode te fazer perder leads porque a página é otimizada apenas para um desses produtos ou oferta.

O ideal é que você tenha uma Landing Page exclusiva com uma oferta personalizada para cada tipo de grupo de clientes que os enviaria a cada um dos produtos e oferta.

Um anúncio para pessoas  na faixa dos 30 anos que ganham mais de R$ 5 mi reais por mês levaria a uma Landing Page construída para eles, enquanto um anúncio para pessoas que trabalham em casa levaria a uma Landing Page construída para elas.

5. Design pobre e insuficiente

“Uma imagem vale mil palavras” é uma sabedoria milenar, mas está longe de ser verdade no mundo da Internet

Na verdade, vale mais!

Uma rápida olhada nas mídias sociais e no desempenho do blog dirá a você que muitas pessoas verão, se divertirão e compartilharão uma foto ou vídeo, mas muitas não lerão um post de 1.000 palavras inteiro sobre o mesmo tópico.

O desempenho de sua Landing Page depende das imagens que você usa e de como você as apresenta.

O layout da sua página está de acordo com as melhores práticas de design visual da web:

  • Inclua imagens que reforcem emocionalmente as expressões de valor dos principais benefícios do seu produto;
  • Use espaçamentos em branco suficiente para não confundir as informações aos olhos de quem lê;
  • Forneça imagens com dados para indicar o valor do que você faz;
  • Use dicas de design visual para direcionar o olhar para seus pontos de conversão;
  • Aplicar gradientes de cor para destacar a oferta e seu call to action;
  • Use infográficos para substituir o temido “textão”.

Se você pode dizer sim para metade dessas coisas, continue.

Caso contrário, este ponto pode ser um dos melhores lugares para começar com um redesenho da sua Landing Page.

6. Pedir muita coisa, muito rápido

Nem todos os visitantes da sua Landing Page são criados iguais.

Alguns são fãs fervorosos e especialistas no que você faz.

Outros podem ter ouvido falar sobre sua oferta em um perfil do Instagram e querer saber o básico do que você faz.

Não há nada pior do que acessar um site e ser solicitado a fornecer todas as suas informações pessoais imediatamente.

Se o seu apelo à ação exige muito conhecimento, um compromisso muito profundo ou até mesmo muitas informações pessoais, considere reduzir.

Caso contrário, você corre o risco de rejeitar clientes em potencial.

Melhor ainda, volte ao Item 5 acima e crie uma nova Landing Page para iniciantes e leads em estágio inicial.

Elabore chamadas à ação personalizadas que atendam a todos os níveis de interesse, necessidade e desejo.

Sou um Profissional Digital há mais de 10 anos.

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7. Sem elementos de confiança

Oferecer algum tipo de referência ou testemunho autêntico do cliente é importante.

Tudo se resume na mesma coisa: dizer àqueles que lêem sua landing page que outras pessoas já gostam do que você faz e como você faz.

Exemplos de elementos de confiança modernos e eficazes incluem:

  • Citações de comentários positivos ao lado de uma foto;
  • Capturas de tela de postagens em mídias sociais elogiando sua empresa ou produto;
  • Entrevistas curtas em vídeo de clientes satisfeitos;
  • Citações de líderes do nicho da sua oferta que aprovam você;
  • Imagens que retratam credenciais e certificações;
  • Links para matérias publicadas pela imprensa;
  • Logotipos de clientes empresariais conhecidos que compram e confiam em sua marca.
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Manifesto - o que vem a seguir?

Não há uma maneira garantida de transformar uma landing page ruim em algo perfeito.

Mas, primeiro, faça uma auditoria em sua landing page usando esta lista como guia.

Observe quais erros existem.

Em seguida, classifique-os em ordem do que leva menos tempo para ser consertado e do que leva mais tempo para consertar. Depois, corrija-os.

Descobrimos que fazer as correções rápidas aumenta a empolgação e o ímpeto, ao passo que começar com uma correção mais difícil pode atrapalhar todo o processo.

Se nenhum desses erros existir em sua página de destino, parabéns!

Pode ser que você tenha uma Landing Page Incrível

Não se anime, você ainda terá muito trabalho a ser feito mas, pelo menos, não estará na lista de quem comete  esses 7 erros de Landing Page que devem ser evitados.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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