Existe uma relação entre copywriting e gatilhos mentais, porque o propósito da copy é persuadir o leitor e fazer com que ele realize uma ação determinada.
Para convencer o usuário, é necessário fazer o uso de elementos que dialogam com as pessoas e as fazem enxergar o valor de uma oferta. Na era da informação, as marcas precisam saber unir informação e oportunidade.
O consumidor moderno mudou muito seus hábitos de compras, e antes de escolher uma marca, quer saber tudo sobre ela e sobre as soluções que oferece. Nessa busca, acabam se deparando com conteúdos elaborados de acordo com o copywriting.
É assim que as pessoas entram para o funil de vendas de uma marca e são trabalhadas por meio de argumentos inteligentes, que mostram o valor da companhia e de suas soluções.
Mas não basta simplesmente escrever um texto, inserir alguns argumentos e acreditar que isso é o suficiente para convencer uma pessoa a comprar, na verdade, existe muita coisa envolvida.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível ver qual é a importância dos gatilhos mentais, quais são as estratégias entre eles e o copywriting e os benefícios da união entre essas ações.
Importância dos gatilhos mentais
Gatilhos mentais nada mais são do que estímulos que influenciam as tomadas de decisão, ativando no cérebro um tipo de piloto automático que faz com que o indivíduo adote determinado comportamento de acordo com uma situação.
Um dos mais usados pelas empresas é o princípio da escassez, algo que costuma preocupar as pessoas e incentiva uma ação por parte delas.
Por exemplo, se uma empresa de alarme residencial monitorado publicar em seu site que os primeiros 10 clientes que se cadastrarem recebem um desconto de 15% da instalação, vai estimular uma reação rápida entre os visitantes.
Isso acontece porque elas entendem que a quantidade de consumidores que vão ter acesso ao desconto é limitada, por isso, algo que deve ser aproveitado antes que acabe.
Veja que apenas 10 pessoas podem aproveitar o desconto de 15%, a partir do 11º já não é mais possível aproveitar, e isso faz com que a pessoa tome uma decisão sem refletir muito sobre ela. Vários outros gatilhos mentais podem ser usados, como:
- Urgência;
- Prova social;
- Novidade;
- Escassez.
Os gatilhos mentais podem ser utilizados em diversas estratégias de marketing das empresas, mas são elementos fundamentais para uma boa copywriting.
Estratégias entre copywriting e gatilhos mentais
Vários gatilhos mentais podem ser utilizados no copywriting da marca. Por exemplo, o gatilho de urgência chama a atenção do visitante e faz com que ele tome uma atitude rápida, voltada para a conversão.
Para isso, um estúdio especializado em ensaio feminino externo deve usar algumas palavras e termos que transmitem sensação de urgência.
Existem leitores que se sentem distantes dos produtores de conteúdo, por essa razão, a companhia pode optar por usar o gatilho de conexão. Ele aproxima a empresa do visitante, sendo algo fundamental para realizar a conversão.
O leitor não vê mais o produtor de conteúdo como alguém que simplesmente tenta vender um produto ou serviço, na verdade, passa a enxergá-lo como alguém importante para seu próprio sucesso.
Outro elemento fundamental das estratégias de copywriting e gatilhos mentais é o princípio da especificidade. As chamadas do texto definem o prazo ou os próximos passos que o usuário precisa dar para executar uma ação.
Um exemplo disso é quando uma escola de inglês promete um prazo de 1 ano para que seu aluno esteja fluente no idioma.
Quanto ao gatilho da transformação, é trabalhado com o propósito de mudar alguma coisa após a leitura. Mas para que funcione, o texto deve deixar bem claro desde o título qual será a transformação na vida do leitor.
Um exemplo disso é o conteúdo que mostra como escolher definitivamente a melhor rede de proteção para prédios em construção.
Tendo em vista que a internet está cheia de conteúdo, independentemente de qual seja o assunto do material criado pela empresa, é fundamental que ele seja bem elaborado e traga muitas informações e dicas importantes.
Dificilmente uma pessoa gosta de ler conteúdos que falam mais do mesmo, por isso, é necessário trabalhar com o gatilho de exclusividade. Ele é muito potente porque o ser humano se comporta de acordo com alguns princípios psicológicos.
Eles são responsáveis por incentivar uma decisão de compra praticamente automática. A companhia também pode trabalhar com a reciprocidade, afinal, as pessoas têm uma tendência natural a responder ações positivas com ações positivas.
A organização precisa oferecer informações valiosas e relevantes e cultivar no leitor o interesse em procurar o negócio no futuro.
Um fabricante de acessórios para caminhão scania pode oferecer ebook gratuito, publicações instrutivas, entre outras ofertas de valor que conquistam a confiança do público e fazem com que as pessoas procurem um negócio futuramente.
O gatilho mental de aprovação social deve ser usado porque as pessoas são influenciadas por outras enquanto estão tomando uma decisão.
Por exemplo, alguém que está escolhendo um hotel para sua próxima viagem e encontra uma série de avaliações positivas sobre determinado estabelecimento, vai acabar optando por ele na hora de se hospedar.
Quanto mais pessoas aprovam alguma coisa, mas outros indivíduos se sentem tentados a comprar ou contratar determinado produto ou serviço.
Além disso, é importante lembrar que as pessoas tendem a se conectar com indivíduos parecidos, por essa razão, o gatilho mental de afeição ou afinidade é uma excelente opção.
Com ele, a companhia consegue criar uma conexão emocional, histórica, com base em suas habilidades e características.
Por fim, uma clínica veterinária de acupuntura para cachorro pode usar o gatilho de autoridade, visto que o ser humano tende a obedecer a pessoas que considera superiores.
Para transmitir credibilidade no material, é indispensável se especializar no assunto que ele vai abordar e selecionar referências de qualidade para fazer uma boa redação.
Benefícios entre copywriting e gatilhos mentais
Investir em copywriting e gatilhos mentais é necessário para qualquer negócio que queira ser mais persuasivo em seus canais de comunicação. A partir disso, terá acesso a uma série de vantagens, como:
Economia de custos
Investir em marketing e publicidade é algo caro, mas o negócio pode se concentrar no marketing de conteúdo e ser menos dependente de mídia paga para impactar o público.
É muito importante se dedicar à construção de um público orgânico para não precisar mais de mídia paga, com isso, naturalmente os custos com marketing serão reduzidos.
Evita desperdícios
Uma empresa de controlador de acesso deve investir nessa prática para evitar o desperdício com outras estratégias que não trazem os mesmos resultados.
Ao contrário das ações tradicionais, quando a companhia trabalha com copywriting e gatilhos mentais, mais do que convencer uma pessoa a realizar uma ação, é capaz de impactar o público certo, com conteúdos que falam sobre assuntos do interesse deles.
Quem usa a mídia paga, pode continuar fazendo isso, mas é importante saber segmentar as campanhas para que elas cheguem até as pessoas certas.
É a melhor forma de evitar desperdícios e veicular mensagens que não são compatíveis com os interesses das pessoas e tampouco é capaz de persuadi-las.
Atender a uma necessidade
Por meio do marketing de conteúdo, é perfeitamente possível oferecer informações que interessam para alguém, e o copywriting trabalha da mesma forma.
Com ele, as clínicas de recuperação para alcoólatras estarão sempre prontas para pessoas para conversar sobre assuntos de interesse do público, e ainda convencer essas pessoas sobre a importância do serviço prestado.
O melhor é que tudo isso acontece nos canais certos e no momento mais relevante para o usuário.
Ser facilmente encontrado
O Google incentiva a produção de materiais em copywriting e com o uso de gatilhos mentais porque sabe que são conteúdos de valor e que realmente trazem muitos benefícios e vantagens para os usuários.
Por essa razão, quando uma empresa de serviços home care publica materiais desse tipo em seu blog ou site institucional, começa a ser bem classificada nos resultados de pesquisa.
Mas para que isso aconteça, é indispensável conhecer as estratégias de copywriting e como utilizar os gatilhos mentais do jeito certo.
Considerações finais
Copywriting e gatilhos mentais são duas estratégias indispensáveis para qualquer negócio que queira influenciar a decisão de compra de sua audiência. Entender sobre sua aplicação é crucial para a companhia e seus propósitos.
Por meio de ações simples como as mostradas ao longo deste texto, qualquer companhia pode trabalhar com essa opção e alcançar os objetivos de suas campanhas.
Mais do que isso, vai aproveitar todas as vantagens que somente o copywriting e os gatilhos mentais podem trazer para a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.