Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Saiba como o website pode ajudar sua empresa e como funciona

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Rod Lopes

Criar um website é uma necessidade para qualquer empresa, tendo em vista que essa plataforma representa o endereço oficial do negócio na internet.

Antigamente, as empresas precisavam ter um telefone de contato para demonstrar sua credibilidade e profissionalismo, mas com a era digital, outras exigências entraram em cena.

O site institucional é o canal oficial da marca na web, diferentemente das redes sociais. Qualquer pessoa ou empresa pode criar um perfil nessas plataformas, mas não é qualquer um que pode ter um site profissional.

Trata-se de algo tão importante que os consumidores chegam a desconfiar de marcas que não possuem esse canal, com base nisso, fica claro que ele confere credibilidade e transmite confiança para as pessoas.

Também é necessário pontuar que o site institucional serve como base para as estratégias de marketing digital. Se a empresa quiser, por exemplo, criar um anúncio no Google, precisa de um site para direcionar os usuários e gerar tráfego para o website, loja virtual, landing pages.

Os conteúdos compartilhados nas redes sociais também são provenientes do site. Mas para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar a importância de ter um website, como criá-lo e quais são os benefícios que pode trazer para o seu negócio.

Importância do site institucional

O Brasil tem cerca de 134 milhões de usuários de internet e esse número mostra a audiência que uma marca pode alcançar com um bom site.

As empresas que não constroem sua presença digital não conseguem conquistar a confiança dos consumidores e abrem mão de muitas oportunidades.

Além disso, criar um site traz mais liberdade para desenvolver as estratégias de marketing. Para um buffet especializado em coquetel para empresa, é nesse canal que ele vai expor algumas de suas características, como:

  • Layout;
  • Design;
  • Aspectos da marca;
  • Direcionamento ao público;
  • Produção de conteúdos.

Reproduzir conteúdos de valor é uma das principais estratégias de SEO e eles ajudam a atrair visitantes para a plataforma, com isso, ocorrem mais visitas qualificadas e fica mais fácil atrair potenciais clientes.

É a partir do site que a marca desenvolve ações de conversão para qualificar os leads e captar clientes em potencial. Outra razão que explica a importância da plataforma é o alcance simplificado.

Mesmo que as redes sociais sejam um sucesso nos dias de hoje, nem todos os consumidores estão ativos nessas plataformas e a maioria utiliza apenas para se divertir e ter contato com amigos.

Também existe muita concorrência nesses canais e os usuários estão cada vez mais divididos entre as opções presentes nas redes sociais.

Não se pode esquecer das constantes mudanças nos mecanismos de busca que dificultam o alcance orgânico por parte dos conteúdos. Coisas publicadas nas redes sociais não conseguem ser tão encontradas quanto os materiais do site.

Isso porque as pessoas não costumam fazer pesquisas sobre produtos e serviços nessas plataformas. Quando alguém quer saber, por exemplo, sobre portão de correr duplo, pesquisa no Google.

É nesse momento que o site institucional tem a oportunidade de alcançar as pessoas e atraí-las para suas páginas. Também é um canal que oferece conteúdos relevantes e o uso de técnicas de SEO.

São ações que aumentam o tráfego da página porque ajudam a posicioná-las entre os primeiros resultados de pesquisa. Para se certificar quanto à performance do canal, a organização usa o Google Analytics e assim pode fazer as alterações necessárias.

Essa ferramenta é muito completa e ajuda a embasar as tomadas de decisão, visto que mostra as páginas mais visitadas, a origem das visitas, o tempo que os visitantes passaram conectados e as regiões geográficas de acesso.

O recurso também mostra a quantidade de usuários que não interagem com o site, a taxa de conversão, a taxa de rejeição, horários com mais acesso entre outros dados da audiência.

Como criar um site para uma empresa

Para criar o site institucional, uma empresa de limpeza industrial deve investir em algumas práticas importantes, como:

Determinar o objetivo

A primeira coisa que o negócio precisa fazer é determinar o objetivo em criar o site, ou seja, o que a marca pretende alcançar com ele. É possível reforçar sua credibilidade, torná-la mais conhecida, conquistar mais leads e vender.

Tendo um propósito em mente, fica mais fácil escolher o tipo de site e os recursos que ele deve reunir, sempre pensando nas possibilidades da organização e nas características do público.

Planejar os elementos

Outro passo muito importante na hora de criar a plataforma é pensar nos tipos de conteúdo que ela vai ter. Isso é algo que varia muito de uma empresa para outra, portanto, depende de uma análise estratégica.

Supondo que o objetivo seja fortalecer a imagem do negócio, atrair tráfego e ser encontrado no Google, é necessário inserir as informações básicas sobre a corporação, criar uma sessão de blog e produzir conteúdos regularmente.

Criar o domínio

Uma oficina mecânica próxima precisa criar o domínio de seu site, ou seja, o nome da plataforma. A opção que mais gera credibilidade é a compra de um domínio próprio para que se possa usar as opções ‘.com’ ou ‘.com.br’.

Existe um custo anual para manter o domínio, mas, se preferir, o gestor pode usar plataformas gratuitas para criar o site, como no caso do WordPress.

Contratar a hospedagem

A hospedagem é a parte responsável por colocar e manter o site no ar, e quando a empresa faz essa contratação, reserva um espaço exclusivo para seu canal dentro do servidor.

Existem opções pagas e gratuitas, e na primeira opção, existe mais estabilidade e proteção para o canal, fazendo com que esteja sempre disponível. Este site, por exemplo, está hospedado com a Representação Digital – a única agência de marketing digital do Brasil que oferece hospedagem de sites verde.

Escolher o template

Uma empresa de serviços terceirizados de portaria precisa criar o template da plataforma e esta é a etapa mais interessante do processo.

O template é a cara do site, ou seja, sua representação visual e por isso engloba o design e a organização das páginas. O ideal é usar um template responsivo que possa adaptar as páginas a qualquer tamanho de tela.

Hoje em dia, as pessoas acessam os canais por meio de diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. Quando o design não é responsivo, a página demora muito para carregar e os elementos não são organizados do jeito certo.

Benefícios do site institucional

Depois de entender a importância do site institucional para os negócios, não é difícil imaginar todos os benefícios que pode trazer.

Em primeiro lugar, esse canal é essencial para impulsionar a marca, tendo em vista que existe uma grande quantidade de pessoas que usam a internet no mundo todo.

Também existem diferentes plataformas onde as organizações podem divulgar seu nome, produtos e serviços, mas com tantas opções, fica difícil conseguir filtrar o público adequadamente.

O site de uma empresa de instalação de rede janela gato vai centralizar a audiência em um único canal, o que facilita a interação com o público e ainda impulsiona a marca nas pesquisas orgânicas.

Impulsionar a empresa no site aumenta a conversão de leads e é a partir disso que a organização vai estruturar sua estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo materiais de acordo com as características da persona e do público.

Esses materiais constroem o conhecido fluxo de nutrição, que nada mais é do que educar e converter os visitantes por meio dos conteúdos certos.

Para um fabricante de mezanino para loja, assim como acontece com outros negócios, o site também se tornou um mecanismo de vendas.

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos e o consumidor moderno prefere comprar dessa forma por conta da comodidade e da segurança.

O site institucional aumenta as vendas porque os clientes podem comprar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, é justamente por isso que muitas lojas físicas optaram por criar sua loja online ao invés de abrir filiais.

Assim como vende, o site também transmite credibilidade e é justamente por isso que tantas marcas possuem o site institucional atualmente.

Uma escola de curso de massagista mostra todo o seu profissionalismo, fala sobre seus serviços, conta um pouco de sua história, dentre outras informações que conquistam a atenção e a confiança do público.

Na era da informação, os negócios só conseguem concorrer de igual para igual quando estão presentes na internet. Aqueles que não constroem sua presença digital, perdem grandes oportunidades para seus concorrentes.

Nesse contexto, ter um site institucional bem elaborado é indispensável para manter a competitividade e a sustentabilidade da empresa.

Considerações finais

O site institucional é uma estratégia básica para alcançar bons resultados, visto que serve para as estratégias de marketing, para as ações de vendas e para promover a marca na web.

Não é possível ter uma estratégia de marketing completa sem esse recurso e qualquer negócio que queira transmitir seu potencial e credibilidade, precisa do seu endereço oficial online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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