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Como estruturar seu conteúdo para aparecer na primeira página do google: um processo comprovado

Criar conteúdo de qualidade para que o google entenda que é relevante para estar na primeira página envolve arte e ciência.

A criatividade, a sua voz na escrita e o estilo que você usa compõem o lado artístico do conteúdo. O uso de linguagem adequada para seu público transmitindo informações claras e objetivas fazem com que o leitores se engajem, o que ajuda seu SEO.

Enquanto isso, o lado científico envolve a implementação de uma fórmula  que pode ser replicada e que é a chave para a criação de conteúdo útil e relevante para a palavra-chave que você quer posicionar na primeira página do google.

Combine os dois, a arte e a ciência do conteúdo, e você encantará os leitores e os mecanismos de pesquisa – uma combinação poderosa que pode render sua classificação na primeira página de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP).

Os profissionais de marketing digital cobiçam muito uma posiçao na primeira página do google por um motivo:

  •  54% dos cliques vão para as posições 1, 2 e 3. Como 71% de todo o tráfego de internet do mundo vem das pesquisas do Google, essas posições estão cheias de possibilidade de tráfego, leads e conversões.

Como estruturar o conteúdo: quatro fatores fundamentais

Hora de colocar a mão na massa! Essa é a estratégia que eu uso com meus clientes. Você precisa dominar esses quatro fatores fundamentais para rankear bem na primeira página do google.

1. Antes de criar qualquer coisa, comprometa-se a ser útil

A característica fundamental do conteúdo que classifica e conquista posições reais no Google é a utilidade.

E, não, não precisa ser útil para todos. É exatamente o oposto.

Seu conteúdo deve ser útil para pelo menos um nicho de público. Você deve dar a eles algo que não tinham antes: conhecimento, informação, orientação, respostas ou até uma nova idéia ou inspiração.

Depois de se comprometer a ser útil em todas as partes da escrita e criação, você poderá passar para as outras partes do conteúdo estratégico e estruturado.

Se o seu conteúdo for inútil – apenas para você se gabar, ou fornecer informações irrelevantes – ninguém vai se importar. Ninguém clicará no seu link em uma SERP e dirá: “Sim! Isso é exatamente o que eu precisava!”

A inteligência artificial do Google está cada vez mais eficiente e não priorizará conteúdo que não atenda às necessidades de pesquisa de um usuário.

2. Pesquise palavras-chave de nicho

A pesquisa de palavras-chave é o local a partir do qual o conteúdo adequadamente estruturado realmente cresce.

Não basta escolher uma palavra-chave aleatória e tentar classificá-la. Em vez disso, escolha palavras-chave que sejam compatíveis com as pesquisas do público-alvo, suas necessidades e perguntas.

Mesmo que o volume de pesquisa seja baixo, um possível cliente em potencial que visita seu site por causa de uma palavra-chave segmentada super-relevante é melhor que 100 não-clientes em potencial de um termo menos relevante, mas com maior volume.

  • Olhe para o seu setor, sua expertise e identifique onde eles se cruzam e encontre palavras-chave que estão nesse cruzamento.
  • Faça uma busca detalhada em sua lista de palavras-chave usando recursos como mídia social, Quora e Answer the Public para descobrir o idioma real que seu público está usando em palavras-chave.
  • Use as ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir se você pode realmente classificar para os termos escolhidos ou se a concorrência é muito acirrada (novos sites precisam prestar mais atenção nisso do que os mais antigos e estabelecidos). Eu gosto do Ahrefs e do SEMrush.

3. Crie e verifique um tópico de blog

Com uma lista de palavras-chave em mãos, você pode criar e examinar um tópico do blog que seus leitores realmente desejam ler.

Comece com uma palavra-chave de foco da sua lista pesquisada. Crie seu tópico em torno dessa palavra-chave.

Use o Google e as ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir palavras-chave relacionadas que você pode usar no mesmo conteúdo.
Palavras-chave relacionadas também podem ajudar a preencher seu esboço de conteúdo.

E para encontrar uma lista rápida de palavras-chave relacionadas no Google, faça o seguinte:

  1. Digite sua palavra-chave de foco na pesquisa.
  2. Procure em “Pesquisas relacionadas a …” uma lista de termos relacionados à sua palavra-chave de foco. Você pode espalhá-los em seu conteúdo!
  3. Examine o tópico do seu blog. Use ferramentas como o BuzzSumo para descobrir quais tópicos são mais populares ou para obter o máximo de envolvimento com a palavra-chave do seu foco.
  4. Por fim, encontre um novo ângulo sobre o tópico usando sua perspectiva e experiência únicas.
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  • 4. Use uma estrutura de formato longo

A parte final do conteúdo estruturado é a fórmula de formato longo. Para isso você deve:

  • Ser a melhor fonte de informação para o tópico escolhido. Faça o que fizer, para ter uma boa classificação (estou falando o número 1, aqui), você precisa superar os outros blogs classificados por sua palavra-chave. Isso significa fazer mais.
  • Oferecer mais informações, pesquisas mais aprofundadas, estatísticas mais atuais, melhor escrita, melhor formatação e melhor uso de recursos visuais. Para ser melhor, você literalmente precisa fazer melhor.
  • Seja abrangente. Os blogs mais abrangentes cobrem um tópico de dentro para fora. Sem buracos, sem perguntas remanescentes, sem conclusões insatisfatórias.
  • Use muitos dados e estatísticas atuais. A pesquisa é um elemento-chave na classificação de conteúdo. Se você conduz seus próprios estudos ou extrai de outras fontes, precisa garantir que os dados e as estatísticas que você usa sejam confiáveis e atuais.
  • Inclua subtítulos para facilitar a leitura. Os subtítulos são essenciais no conteúdo de formato longo. Eles dividem o texto em pedaços legíveis, organizam as informações e forneçe lugares ideais para adicionar palavras-chave para SEO.
  • Não mostre apenas números. Faça links para estudos, pesquisas, dados coletados e outros especialistas. Cite-os e use suas descobertas para fortalecer sua própria posição em seu conteúdo.

Um bom artigo combina a arte e a ciência do posicionamento sem fazer esforço.

A redação é envolvente, criativa e clara. Tem tópicos claros e ótimos visuais.

Ele se baseia em dados e estudos, contém conselhos práticos e orienta ativamente o público alvo.
É exatamente assim que o conteúdo estruturado deve parecer e ponto final.

Você tem que ser estratégico. Você precisa de uma fórmula para criar conteúdo classificado, que combine a criatividade e a delicadeza da escrita com a lógica, a estrutura e as regras do SEO.

E aí, pronto para rankear seu conteúdo? Invista na arte e na ciência do conteúdo estratégico e estruturado

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Rod Lopes

Profissional Digital

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