Em um cenário de conteúdo que valoriza cada vez mais a originalidade, uma maneira de os profissionais de marketing de conteúdo engajarem o público é a criação de conteúdo interativo e atraente.
Mas o que é conteúdo interativo?
Todo o conteúdo interativo compartilha uma característica principal: ele foi criado para que um público se envolva ativamente com ele de uma maneira que não seja apenas leitura.
O conteúdo interativo é quase sempre personalizável. Ele é funcional apenas quando um usuário se envolve com ele.
Por exemplo, calculadoras, pesquisas, mapas, enquetes, votações, e até testes que descobrem o que uma fatia de pizza diz sobre sua personalidade. E, pelo menos para esse profissional de marketing de conteúdo, esse questionário foi direto:
A verdade técnica sobre o conteúdo interativo
Você pode estar pensando: “Tudo bem, mas eu não tenho conhecimento técnico necessário para fazer isso”.
Fique tranquilo. O segredo mais bem guardado do marketing de conteúdo é que você pode ter sucesso na criação de conteúdo interativo sem saber como codificar.
Claro que, conhecer JavaScript e outras linguagens de programação podem ajudar, mas existem inúmeras ferramentas gratuitas (ou quase gratuitas) disponíveis que criarão conteúdos interativos incríveis para você.
Depois eu listarei alguns dos meus favoritos.
Com essas ferramentas, você conecta seus dados ou informações aos modelos e geralmente recebe um código HTML para ser implantado em site ou loja virtual.
Agora eu vou te dizer 4 tipos de conteúdo interativo que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing
Esteja você promovendo o engajamento social, criando reconhecimento da marca, direcionando tráfego para o seu site, exibindo um novo produto ou até melhorando seu SEO por meio de links building, o conteúdo interativo pode ajudá-lo a atingir sua meta de marketing.
Em todos esses casos, o mesmo princípio se aplica: para que qualquer iniciativa de marketing seja bem-sucedida, você precisa capturar a atenção do público.
Aqui, destacarei alguns recursos sobre como começar a criar seu próprio conteúdo interativo e darei algumas dicas e práticas recomendadas sobre como você pode usar o conteúdo interativo para obter seus objetivos de marketing.
1. Calculadoras
Você provavelmente já viu calculadoras que podem ajudá-lo a planejar seu futuro financeiro. As calculadoras são uma ótima maneira de fazer seu público-alvo interagir com seu conteúdo, porque ajudam a resolver um problema.
Se alguém estiver olhando para sua calculadora, é provável que já esteja em algum lugar do funil de vendas procurando respostas para perguntas específicas. Os cálculos são vistos como tangíveis, confiáveis e transparentes.
Por exemplo, a maioria dos bancos, corretoras de investimento, sites afiliados, dentre outros, oferecerá calculadoras úteis que podem estimar o resultado desejado.
As calculadoras podem criar conteúdo atraente em qualquer segmento, não apenas em finanças.
As calculadoras ajudam a alcançar as metas de marketing: Como observado, se as pessoas estiverem no seu site e usando sua calculadora, elas estão tentando resolver um problema. Se as conversões forem sua meta, as calculadoras poderão mostrar imediatamente a um usuário o valor do seu produto. As calculadoras também ajudam a criar confiança com um cliente em potencial, porque são transparentes e tangíveis.
Por onde começar
Eu já vi calculadoras bem-sucedidas criadas em Planilhas do Google. Embora uma versão formal possa precisar de algum conhecimento sobre JavaScript, ferramentas como o jscalc.io oferecem calculadoras personalizáveis e incorporáveis para quem não é desenvolvedor.
2. Tabelas e gráficos dinâmicos
Tabelas e gráficos dinâmicos permitem que os usuários classifiquem, filtrem e modifiquem os dados para visualizá-los da maneira que acharem mais interessante. Ao classificar as colunas em uma tabela, os usuários podem coletar várias informações e ampliar as partes com as quais realmente se preocupam.
Como tabelas e gráficos dinâmicos ajudam a alcançar as metas de marketing
Muitas vezes, é difícil contar uma história com muitos dados de uma maneira que agrade aos usuários. Ao permitir que os usuários personalizem os dados que estão visualizando, eles podem aplicá-los da melhor forma possível.
Por onde começar: minha ferramenta favorita para praticamente qualquer visualização de dados atualmente é flourish.studio. A interface permite a entrada de dados dinâmicos e a seleção de uma enorme lista de possíveis estilos de visualização, todos totalmente personalizáveis. Ele também inclui animação perfeita e se adapta a dispositivos móveis
3. Testes, Enquetes e Pesquisas
Em algumas partes do conteúdo, os questionários podem preencher a lacuna entre a história que você está tentando contar e o leitor. Existem muitos exemplos de testes excelentes para saber o quanto as pessoas sabem sobre algum assunto.
Mas o que o leitor realmente deseja é alimentar o ego e comprovar o quanto elas sabem em comparação com todos os outros.
A incorporação de questionários em seu conteúdo direciona essa isca para o ego e promove a compartilhabilidade, se eles gostam do resultado e se querem exibi-lo.
Como os questionários ajudam a alcançar as metas de marketing
Os questionários se comportam muito bem às metas de mídia social, porque há algo competitivo nelas. A maioria dos testes interativos já possui um botão “compartilhar nas redes sociais”, e você pode exibir seus resultados para ver como se compara aos amigos.
E como as pessoas têm seus próprios interesses e áreas de conhecimento autoproclamado, se um questionário se relacionar com um nicho específico, amigos e familiares as chances de sucesso do seu objetivo é praticamente certa.
Por onde começar: Existem muitas ferramentas on-line excelentes que você pode usar para criar seu próprio questionário. Tive sucesso usando o google form, survey monkey, que permitem personalização, incorporação e compartilhamento social fácil de usar.
4. Mapas
Os mapas oferecem o que chamamos de isca geográfica, porque o público sempre quer ver como é sua área e como ela se compara a outros lugares.
Os mapas interativos têm uma vantagem distinta sobre os mapas estáticos, pois você pode obter muito mais informações neles.
Pense em um mapa estático: você pode incluir essencialmente apenas uma figura e talvez uma escala de cores.
Com um mapa interativo com dicas de ferramentas, você pode incluir quantas informações desejar. Os mapas interativos também permitem alterar conjuntos de dados, analisar diferentes anos de dados ou fornecer outras informações personalizáveis sem usar mais espaço na área de trabalho e sem criar vários gráficos.
Como os mapas interativos ajudam a alcançar as metas de marketing
Os mapas interativos podem ser extremamente eficazes para obter menções e criar backlinks devido à sua capacidade de serem segmentados por locais.
Publicações acontecem em quase todas as cidades dos Brasil e, ao oferecer mapas interativos que permitem que as pessoas se concentrem em áreas específicas, você oferece a elas a capacidade de encontrar conteúdos personalizados sem precisar fornecer dados manualmente a cada um.
Por onde começar: O Batchgeo oferece mapas interativos com facilidade. Eu uso muito essa ferramenta, porque ela possui uma enorme quantidade de dados e já conhece coisas como áreas metropolitanas, estados, cidades e até ruas e rodovias, para que eu nunca precise interagir com arquivos de forma bagunçados.
Se você ou seus desenvolvedores sabem JavaScript, o d3js.org é um bloco de construção incrível para mapas personalizáveis.
Faça o conteúdo interativo funcionar para você
Embora esses quatro exemplos de conteúdo interativo sejam específicos, eles mostram apenas uma pequena variedade de possibilidades interativas.
De uma simples virada de página em um site de notícias a jogos mais avançados que contam uma história, o conteúdo interativo é uma ferramenta poderosa.
Suas possibilidades são tão infinitas quanto a sua imaginação. Com algumas ferramentas básicas e pesquisas simples no Google, os criadores de conteúdo podem criar conteúdo brilhante que pode ajudá-los a alcançar seus objetivos de marketing.
Profissional Digital
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