Marketing digital nada mais é do que estratégias utilizadas na internet, para que uma marca possa se aproximar de seu público e se comunicar com as pessoas adequadamente.
Além de tornar a comunicação mais direta e personalizada, utiliza indicadores de performance que mostram quando as estratégias estão funcionando e quais os ajustes necessários.
O conceito de marketing digital então nada mais é do que estratégias que ajudam a prospectar, atrair e converter clientes por meio da internet, e a tecnologia é sua maior facilitadora.
Ele ajuda a marca a atingir seus objetivos por meio de diferentes canais, como sites, blogs e outras plataformas digitais. Atualmente, é a melhor maneira de fortalecer a marca e aumentar as vendas.
Quem não conhece muito bem o assunto acredita que trata-se de algumas publicações nas redes sociais e a criação de um site. Embora essas ações façam parte do conjunto de estratégias, não se trata apenas disso.
É necessário compreender as pessoas e os objetivos do negócio para que possa funcionar de verdade.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos mostrar como funciona o marketing digital, como influencia o crescimento da empresa e quais são suas principais estratégias.
Como o marketing digital funciona?
A internet é um ambiente muito dinâmico e podemos usar como exemplo disso as redes sociais. A marca pode criar uma ação específica ou até mesmo se posicionar diante de algum acontecimento, e recebe feedback em tempo real.
A opinião do público e a maneira como as pessoas se comportam podem ser utilizados como um termômetro que mostra a aceitação de um conteúdo.
Para que as estratégias de marketing de um fabricante de cortina wave no varão realmente funcionem, é necessário medir os resultados. É a partir disso que a organização vai conseguir ajustar algumas ações durante a execução.
Se ela perceber que os resultados não atendem suas expectativas, simplesmente pode mudar os rumos. Graças ao marketing digital, é possível avaliar os resultados das ações e aumentar as oportunidades de negócios.
Ele também funciona por meio do cálculo do retorno sobre investimento (ROI), pois assim como no caso dos ajustes, é possível saber qual retorno cada ação vai trazer.
Influência do marketing digital no crescimento do negócio
O mercado digital cresce continuamente e as companhias precisam se adaptar a todas as mudanças trazidas por essas tendências.
Uma boa estratégia de marketing faz toda a diferença e melhora a competitividade de uma corporação.
O papel das estratégias de marketing digital é orientar a urna funeraria e vários outros tipos de negócios em relação aos caminhos que devem seguir. De nada adianta criar um site de vendas se você não sabe para quem vai vender.
Tudo funciona de maneira direcionada, e é exatamente por isso que o marketing gera audiência, melhorando a visibilidade para promover o site da marca. Consequentemente, os clientes são atraídos devido à constância de acessos.
Por falar nisso, a constância na internet é um benefício, pois garante um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e melhora o relacionamento com a audiência da corporação.
Por conta de todos esses benefícios, naturalmente a empresa aumenta seus lucros, e qualquer empreendedor que tenha como meta melhorar o retorno financeiro consegue alcançar esse propósito e abrir portas para investimentos futuros.
Por meio de várias ações do marketing digital, desde que sejam bem aplicadas, fica muito mais fácil se destacar perante os concorrentes.
Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada, cerca de 76% dos empreendedores cresceram em 2020.
Em meio aos planejamentos de estratégias de marketing digital feitos pela companhia, sempre existe uma estimativa de lucro que precisa ser alcançada. Trabalhar apenas com ofertas nas redes sociais ou estruturar um caminho não é suficiente.
É necessário ir além e trabalhar com as ferramentas certas para identificar os lucros e apresentar dados que precisam ser corrigidos. Isso mostra onde houve mais acessos e ajuda a criar um perfil compatível com o cliente ideal.
Se um fabricante de manta líquida incolor sabe quem é o potencial cliente que vai procurar seu produto, tem mais facilidade para fidelizá-los.
Para isso, várias estratégias são utilizadas, como:
- SEO;
- Presença nas redes sociais;
- E-mail marketing;
- Remarketing.
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que ajudam a posicionar o site do negócio entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.
Nas redes sociais, é possível melhorar a comunicação com os clientes, tornar as vendas responsivas e fidelizar os consumidores.
Com o e-mail marketing, a organização estabelece um relacionamento duradouro com seus contatos, enquanto o remarketing veicula anúncios para usuários que acessaram o site, mas não concluíram a compra.
Por fim, o marketing digital ajuda uma empresa de limpeza em condomínio residencial a crescer porque exige pouco investimento, mesmo assim, ajuda a alcançar os objetivos rapidamente.
Só que para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental conhecer as 5 principais estratégias de marketing digital que você deve aplicar no seu negócio.
5 Principais estratégias de marketing digital
O marketing digital veio para ficar e para aproveitar todos os seus benefícios, é fundamental que o seu negócio invista em suas principais estratégias. São elas:
1. Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes atualmente e uma das que geram os melhores resultados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, cerca de 63,7% das organizações investem em marketing de conteúdo, e entre aqueles que ainda não trabalham com essa prática, 56,9% pretendem começar.
O objetivo é educar o público, tendo em vista que clientes bem informados demoram menos tempo para se decidir em relação à compra. Também fica mais fácil trabalhar o funil de vendas e aumentar o número de conversões.
Consequentemente, um fabricante de caixão infantil consegue estabelecer uma relação de confiança com os consumidores. Também é muito importante prestar atenção à evolução de várias tendências do marketing digital.
Isso porque os conteúdos mais procurados são os vídeos e áudio, pois são mais lúdicos e compatíveis com a rotina das pessoas.
2. Google Ads
Outra estratégia muito importante são os links patrocinados, criados por meio do Google Ads. Podem ser exibidos tanto nas páginas de resultados quanto nas redes sociais, como no caso do Facebook.
Uma das maiores vantagens em investir em links patrocinados é o retorno do valor investido, tendo em vista que o anúncio aumenta as chances de conversão, pois vai aparecer para o usuário no momento em que ele realiza uma pesquisa.
As campanhas também podem aparecer nas redes de display, onde estão os sites e blogs afiliados, além do YouTube e do Gmail.
3. E-mail marketing
Uma clínica de exame bioquímico veterinário utiliza a rede de display para criar um relacionamento com os consumidores e engajá-los.
Mas, para funcionar, é fundamental que a lista seja segmentada e os clientes sejam classificados, com base nos interesses e características. O e-mail só pode ser enviado para quem realmente deseja receber as mensagens.
E uma maneira de construir uma boa lista de contatos é por meio de páginas de captura. Elas contam com formulários de contato e oferecem materiais em troca de informações sobre os visitantes.
O e-mail marketing é uma estratégia mensurável, mas para funcionar precisa de uma ferramenta de automação.
É assim que uma loja de bateria Moura clean sabe quantos e-mails foram enviados, quantas pessoas receberam, quantas visualizaram e quantas clicaram no conteúdo.
É fundamental fazer essa análise para se certificar de que a campanha está agregando valor e poder fazer todas as correções necessárias para melhorar os retornos.
4. Guest post
Guest post são conteúdos escritos por autores convidados, ou seja, uma empresa parceira que não faz parte do site ou blog do seu negócio.
É uma prática que ajuda a aumentar a credibilidade perante o público, ajuda a companhia a alcançar uma audiência que, originalmente, não conseguiria, além de ser uma forma de se posicionar como especialista.
5. Remarketing
Essa ferramenta é usada por um fabricante de reator de vidro para marcar e identificar usuários que já visitaram o seu site ou até mesmo estavam prestes a comprar um produto na plataforma.
Essas pessoas vão visualizar anúncios em outras páginas, como no caso das redes sociais, para que possam finalizar a compra de uma solução de seu interesse. É como se a marca lembrasse que ele se esqueceu de finalizar o processo.
Considerações finais
Portanto, o marketing digital se tornou a principal maneira de divulgar empresas, produtos e serviços, além de ser muito mais acessível financeiramente, assertivo e direcionado.
Existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática, como vimos ao longo deste conteúdo. Seu negócio precisa investir nas estratégias digitais para que possa crescer e conquistar novos mercados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.