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Orgânico X Pago: Qual o Melhor Tipo De Tráfego?

Orgânico X Pago Qual o melhor tipo de tráfego
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Rod Lopes

Ter um bom tráfego é necessário para qualquer marca que queira se destacar na internet. Contudo, existem dois tipos de visitas, sendo as pagas e as orgânicas, e muitos empreendedores têm dúvidas quanto à melhor opção.

Ambos são importantes, afinal, enquanto um trabalha de maneira estratégica e atrai visitantes para o site ou blog a longo prazo, o outro atua rapidamente e destaca a marca imediatamente.

É fundamental entender o tipo de tráfego porque esse recurso diz muito sobre os investimentos necessários e a mídia que será trabalhada na internet. Empresas que decidem investir apenas na opção paga acabam gastando o dobro.

Ao mesmo tempo, investir apenas nas estratégias orgânicas requer muito mais tempo e paciência, o que pode demorar para trazer clientes.

A união entre essas duas estratégias equilibra o orçamento e traz benefícios para os negócios. Enquanto uma constrói a imagem e a presença da companhia, a outra leva os produtos e serviços ao conhecimento dos consumidores instantaneamente.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de tráfego pago e orgânico e mostrar qual deles vale mais a pena. Confira!

Entenda o que é tráfego orgânico

Antes de mais nada, é essencial dizer que todas as visitas recebidas são chamadas de tráfego, seja em um site ou no blog da empresa.

O tráfego orgânico diz respeito às visitas recebidas de maneira espontânea, sem que para isso a marca precise investir em anúncios.

Por exemplo, quando alguém pesquisa sobre disk bateria em algum buscador, como o Google, e visita o site de uma das empresas que apareceram nos resultados, podemos dizer que esse usuário é uma visita orgânica.

Apesar de ser uma opção mais barata, não se pode afirmar que ela é gratuita. Isso porque todo tipo de estratégia exige algum investimento.

Porém, seus principais diferenciais são que os gastos acontecem apenas uma vez, e os resultados aparecem por muito mais tempo.

É o caso de uma empresa que publica um conteúdo em um blog. Ele vai levar um tempo para ser produzido e depende de um investimento, mas os resultados podem ser aproveitados mesmo depois de muito tempo.

Além disso, a principal estratégia para atrair tráfego pago é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de materiais ricos e relevantes, que podem ser de diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Embora o tráfego orgânico seja crucial para o sucesso de um negócio na web, ele demora um pouco mais de tempo para surtir efeito e, por essa razão, o tráfego pago deve fazer parte do planejamento de marketing.

Do que se trata o tráfego pago?

Trata-se de uma estratégia em que os visitantes chegam até a página do negócio por meio de anúncios veiculados em diferentes plataformas, como sites de busca e redes sociais.

Assim, tanto um fabricante de etiqueta de validade personalizada como uma multinacional podem e devem investir em tráfego pago.

Ao contrário do que acontece com o tráfego orgânico, ele precisa de muito investimento de capital para trazer bons resultados. Em outras palavras, a empresa paga para aumentar sua visibilidade na internet.

Dentre as opções mais utilizadas está o Google Ads, que faz com que uma empresa apareça entre os primeiros resultados de pesquisa por meio dos anúncios.

Os links são identificados como anúncios, e vão aparecer toda vez que o usuário fizer uma pesquisa relacionada com a palavra-chave inserida.

Se a pessoa clicar no link, será direcionada para a página de destino, e a partir disso é considerada como um tráfego pago. Contudo, é necessário investir em outras estratégias para aumentar o número de visitantes e não perder audiência.

Diferenças entre o tráfego pago e o orgânico

Depois de conceituarmos os dois tipos, você já tem uma ideia da diferença entre eles, mas é interessante falar um pouco mais sobre isso.

Afinal, a principal diferença entre um e outro é o tipo de investimento realizado para aumentar a quantidade de visitas.

No caso do tráfego orgânico, uma empresa de manutenção de ar condicionado central não faz investimentos relacionados ao dinheiro. Ela só precisa ter tempo, dedicação e conhecimentos técnicos.

Por outro lado, com o tráfego pago, o investimento é financeiro, e dependendo do quanto uma empresa paga, ela consegue criar anúncios atraentes e relevantes para sua audiência.

Tudo depende do quanto é investido e da criatividade ao elaborar os anúncios, que também precisam ser relevantes.

Portanto, o tráfego orgânico não tem custos tão altos, mas leva tempo e faz com que as pessoas cheguem à página do negócio de maneira natural.

O tráfego pago, contudo, demanda mais investimentos e leva menos tempo para fazer efeito, levando o usuário até a página por meio de um anúncio.

Mas ainda assim, um fabricante de cortina romana quarto ou qualquer outro negócio pode ficar em dúvidas sobre qual escolher, e vamos descobrir qual é no tópico a seguir.

Qual é a melhor opção, afinal?

Não existe melhor opção quando falamos entre tráfego pago e orgânico. Na verdade, o ideal é combinar as duas estratégias.

A marca precisa pensar em longo prazo, o que engloba desde o início das atividades, afinal, o tráfego orgânico só começa a ter efeito depois de um tempo.

Para levar a empresa ao conhecimento de mais pessoas, é necessário investir em tráfego pago, pois ele também ajuda a aumentar as vendas e alavancar o negócio nas primeiras semanas.

Se essas ações são aplicadas do jeito certo, elas se complementam. Sem falar que a diversidade de tráfego melhora a qualidade do site perante os buscadores.

Para potencializar seus efeitos, a empresa pode investir em soluções que melhorem esses tráfegos. Por exemplo, no caso da modalidade orgânica, a melhor maneira de fazer isso é por meio do SEO.

Sigla para Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer a otimização de uma página para que ela fique entre os primeiros resultados de uma busca.

O Google já anunciou que sua prioridade é garantir a melhor experiência para o usuário e se o site de uma empresa de locação de guindaste obedece às características impostas, vai aparecer bem posicionada nos resultados de busca.

Mas assim como qualquer outra estratégia de tráfego orgânico, o SEO leva tempo, por isso, é necessário começar a colocá-lo em prática o quanto antes.

O Google demora alguns meses até reconhecer que uma página é boa de fato, mesmo que ela siga todas as exigências. Por essa razão, não deixe de otimizar o site e o blog do seu negócio desde já.

Quanto ao tráfego pago, também existem algumas maneiras de otimizá-lo, mesmo que ele ignore a estrutura das páginas da empresa.

Ao investir nele, uma especializada em laudo ppra e pcmso consegue aparecer entre os primeiros resultados. Contudo, o usuário precisa ter uma boa experiência ao navegar pela plataforma institucional.

É isso o que vai fazer o investimento valer a pena e trazer os resultados esperados. Nesse sentido, garanta que o site do seu negócio seja responsivo e com boa navegabilidade.

O design responsivo garante que o usuário acesse a plataforma por meio de qualquer tipo de dispositivo, como um tablet, smartphone ou computador, pois se ajusta perfeitamente a qualquer tipo de tela.

Assim como uma empresa de serviço de higienização de estofados, procure oferecer uma leitura agradável dos conteúdos e investir em um layout agradável.

Os materiais publicados devem ser pensados de maneira direcionada, ou seja, são feitos para atender aos interesses e demandas do público-alvo da marca.

Outro ponto importante é escolher uma boa palavra-chave para que os anúncios apareçam para essas pessoas.

A melhor maneira de fazer isso é conhecer as características de seu público-alvo para saber de que maneira essas pessoas procuram pelos produtos e serviços que você oferece e, em seguida, fazer uma pesquisa aprofundada das keywords adequadas.

Por fim, mas não menos importante, os anúncios devem ser programados para o público correto, caso contrário, não vão impactar quem realmente pode se interessar por suas soluções.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que fazer, o ideal é procurar uma agência ou profissional de marketing que possa te ajudar. Mais do que colocar as estratégias em prática, elas vão elaborá-las de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio.

Considerações finais

Tráfego pago e orgânico são duas estratégias necessárias para qualquer tipo de empresa, desde um fabricante de divisória drywall até um pequeno mercado de bairro.

Trabalhar com elas é garantir o sucesso do negócio e equilibrar os investimentos, obtendo resultados de curto, médio e longo prazos.

A união entre essas duas práticas constrói a presença da empresa na internet e leva suas soluções a um número maior de pessoas.

Assim sendo, não existe uma única opção para colocar o marketing digital do seu negócio em prática. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre este assunto e já está pronto para começar a investir e obter resultados positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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