Com o novo ano que chega, para 2022, é fundamental traçar metas empreendedoras para quem é dono do seu negócio ou deseja tornar-se um, de modo a obter resultados mais consistentes e o sucesso esperado.
A pandemia causada pela Covid-19 causou o desemprego de muitas pessoas e, ao mesmo tempo, fez com que muitas pessoas migrassem para o ambiente digital para empreender, bem como oportunizou que muitos aderissem a esse canal para se manterem competitivos com as mudanças que ocorriam nos modelos de consumo.
Assim, em consequência do comportamento e da necessidade de ficar mais em casa, muita gente decidiu apostar no ambiente virtual, criando seu e-commerce, loja online ou site para publicação de seu conteúdo.
Isso valeu não somente para pequenos negócios, mas grandes empresas também precisaram se adaptar ao modelo para um ambiente cada vez mais digital.
Como esse local virtual vem gerando empregos, engajamento para as marcas e representa um elemento promissor de negócio, neste artigo falaremos sobre metas e planejamento de estratégias de mercado para alcançar resultados em seu negócio.
Confira mais detalhes a seguir e entenda como traçar bons objetivos para o novo ano.
Criando Metas Para 2022
Quem tem um negócio deve saber a importância do planejamento e da criação de metas para o ano seguinte.
Afinal, é dessa forma que a empresa consegue se planejar de forma correta, ajustando percursos, corrigindo erros e contemplando melhores resultados, isso tanto para a atuação e desenvolvimento quanto para as estratégias de divulgação e publicidades criadas.
Diante da importância de desenvolver metas para o seu negócio digital, seja uma loja de roupas ou uma loja que realiza a venda de produtos profissionais para salão de beleza atacado, separamos algumas dicas:
- Analisar como foi o ano de 2021;
- Estabelecer quais são as prioridades da empresa;
- Definir metas atingíveis;
- Integrar a equipe para definir metas em conjunto;
- Organizar as metas de forma planejada (por dia ou mês);
- Identificar qual é o planejamento necessário para atingir essas metas.
Para iniciar o planejamento para as metas de 2022, é muito importante identificar como foi o ano de 2021.
Isso representa ter uma visão global e específica dos setores, identificando as vendas, os clientes que foram conquistados, os que deixaram de comprar, a gestão financeira da empresa, quais foram os principais desafios, dentre outras questões.
Também é muito importante identificar quais são as prioridades da marca para destacar as atividades cruciais e os aspectos mais valorosos da marca, vem como aperfeiçoar fluxos e descartar elementos mais “supérfluos” e, até mesmo, gastos desnecessários e que afetam o crescimento da marca.
Lembre-se também que as metas propostas por sua empresa precisam ser atingíveis, mesmo que os desafios sejam escalonáveis. Ou seja, não adianta propor algo que está no campo da imaginação ou que seja um “milagre”.
É preciso ter os pés no chão e pensar com calma, envolvendo as pessoas que fazem parte da equipe e os respectivos setores para também contribuir com o desenvolvimento do negócio.
Cuidados e Considerações Necessários
Ao desenvolver metas, lembre-se que o planejamento é importante. Por isso, o tempo precisa ser delimitado.
Por exemplo, se você deseja aumentar a venda e instalação de aquecedor a gas, é preciso pensar em como tornar esse aumento possível (por exemplo, se mais publicidade será necessária), bem como em que percentual esse aumento é esperado e qual o prazo para que a meta seja alcançada.
Isso precisa ser delimitado, pois uma meta sem prazo fica sem sentido e é mais difícil de acompanhar/mensurar, tornando-a menos palpável.
Diante disso, para estabelecer qualquer meta, delimite um tempo razoável para que ela possa acontecer e todos os aspectos que ela pode envolver para ser concluída, podendo ser subdividida em estágios menores para ser mais realista e realizável.
A partir da delimitação do tempo e desses aspectos intermediários, é possível identificar qual é o planejamento necessário para atingir as metas.
Estabelecendo e Adequando Processos Para as Metas
Às vezes, para atingir as metas, a empresa precisa fazer algumas alterações, que podem ir desde adequações de processos até a mudança dos sistemas usados.
Assim, pode ser necessário contratar profissionais, melhorar um determinado setor, comprar equipamentos novos, contatar novos fornecedores, criar conta em uma determinada rede social, dentre outras ações que podem ser desenvolvidas e ajustadas ao longo do tempo. Portanto, também é preciso considerar esses aspectos.
Imagine que sua empresa é uma administradora de condominios residenciais e deseja aumentar a carteira de clientes.
Para que isso ocorra, a empresa pode estabelecer metas voltadas ao percentual de aumento, como no exemplo anterior, delimitar o tempo e identificar o que pode ser feito para que esses clientes sejam alcançados, bem como otimizar a rotina administrativa.
Para tanto, muitas vezes, essa empresa precisa aumentar sua presença nos meios virtuais, ter um site, promover vendas de serviços online e, até mesmo, criar campanhas de indicação, por exemplo.
A partir desse entendimento sobre alguns cuidados e aspectos que são importantes para que os empreendedores possam atingir metas em 2022, vamos apresentar a metodologia SMART e explicar como o marketing digital pode contribuir para que esses objetivos empresariais traçados sejam alcançados com mais qualidade.
A Metodologia SMART: Aplique Para Suas Metas
Ao longo do processo de desenvolvimento de uma meta, é possível pensar em metodologias que ajudam nesse desenho ou criação de estratégias para sua realização, bem como maneiras de pensar a meta para que ela se torne mais adequada e alcançável.
Por isso, neste artigo destacamos a metodologia SMART, termo originado no inglês e que é um acrônimo para as características Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based.
Basicamente, é uma metodologia que trabalha com uma meta específica, mensurável, que seja atingível, relevante para a empresa e dentro de um tempo específico, trazendo aspectos cruciais para que uma meta seja realizada e trazendo sua razão.
Por exemplo, para 2022, você pode estimar que suas empresas de construção de piscinas tenham as taxas de vendas ampliadas.
Por isso, vale a pena identificar as especificidades de cada modelo de piscina, qual o aumento desejado e se é possível alcançar um aumento pré-estabelecido com os materiais e equipes disponíveis.
Do mesmo modo, será preciso mensurar qual seria a quantidade ideal de vendas por ano e o valor de cada processo; além de entender que essa meta precisa ser atingível, relevante para sua empresa.
Ou seja, você pode estabelecer um aumento de 2% nas vendas da piscina de fibra em um período de 30 dias.
A partir disso, sua empresa consegue detalhar quais são as estratégias necessárias para se alcançar essa meta e consegue obter bons resultados, entendendo quais foram os pontos fortes e fracos de cada meta ou processo que foi estabelecido.
Elementos Do Marketing Que Não Podem Faltar
Para fecharmos nosso conteúdo, que trouxe algumas metas importantes para quem é empreendedor ou deseja empreender em 2022, é importante se atentar aos elementos do marketing que são indispensáveis para o seu negócio e que possibilitam maior visibilidade e a concretização das metas com mais facilidade.
Com a revolução da era digital, o marketing no ambiente digital torna-se necessário não somente para uma promoção de vendas, mas para fazer um negócio crescer, ter destaque diante de sua concorrência e, ainda, conseguir melhorar o relacionamento dos clientes com a marca.
Por isso, existem dois elementos do marketing que gostaríamos de destacar nos tópicos a seguir.
1 - Inbound Marketing
O Inbound Marketing também tem como sinônimo a expressão “Marketing de atração”. Isso se dá pelo fato dessa ação desenvolver estratégias que visem atrair e cativar o cliente de forma mais natural.
Sua empresa, por exemplo, pode desejar aumentar a venda de produtos como o climatizador para restaurante.
Diante disso, no ambiente virtual, é possível desenvolver um conteúdo que seja do interesse do cliente, apresentando pontos de relevância e atraindo o seu público-alvo para a compra.
É possível utilizar esse tipo de marketing em redes sociais, sites, blogs e, até mesmo, em portais de e-commerce.
É válido ressaltar neste ponto que o objetivo dessa estratégia não é somente vender, mas criar um relacionamento com o cliente que tenha durabilidade, agregar mais informação para o cliente e, consequentemente, trazer confiança na marca.
Com isso, podemos destacar que algumas características do inbound marketing são:
- Promover a aproximação com os clientes;
- Alcançar de forma estratégica o público-alvo;
- Desenvolver a persuasão;
- Reduzir os custos;
- Mensurar os resultados.
Para isso, é possível criar estratégias para as redes sociais, assim como utilizar técnicas do marketing de conteúdo, que falaremos mais adiante.
Consequentemente, metas como maior reconhecimento da marca, aumento do número de pessoas na base dos clientes e outras metas podem ser alcançadas com mais qualidade e mais facilmente, tendo como base ações de marketing.
2 - Marketing de Conteúdo
Quando falamos sobre marketing de conteúdo, estamos nos referindo a uma das estratégias do inbound marketing, ou do marketing de atração, voltado à criação de materiais mais profundos – como artigos – e mais voltado à ações orgânicas.
Ou seja, esse tipo de estratégia é voltado para a produção de um conteúdo elaborado estrategicamente, com planejamento, pensando em atingir o público-alvo da empresa e abordar temas que sejam de interesse/dúvida comum destes usuários.
Para produzir um conteúdo com qualidade, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo.
Por exemplo, uma pessoa que tem interesse por curso de socorrista, estará em busca de um conteúdo direcionado a esse assunto, quais cuidados ter e se há alguma exigência para atuar na área.
Consequentemente, se comportará de forma diferente àqueles que buscam consumir um produto, como peças de roupa, tendo um ciclo maior e mais dúvidas a serem resolvidas.
O entendimento sobre o público também passa pela compreensão da jornada de consumo dos clientes, já que existem clientes que não têm conhecimento elevado sobre a resolução dos seus problemas e que precisam ser expostos a um conteúdo mais inicial do tema.
Como existem diferentes estágios de decisão do cliente, também é necessário que ocorram diferentes conteúdos para públicos específicos.
Uma das estratégias utilizadas em conjunto com o marketing de conteúdo é a de SEO, que visa otimizar a escolha de palavras-chaves, a depender da busca e interesse do cliente.
Por exemplo, o seu cliente pode pesquisar de diferentes formas, como: “seguro moto Curitiba”, ou “seguro para motos em Curitiba” e ainda “curitiba seguro de motos”.
Ou seja, existem muitas possibilidades e, por isso, é necessário entender as principais buscas e interesses do seu cliente, pois, um texto com essas palavras e demais aspectos de ranqueamento, como uso de intertítulos, além de posicionarem o material nos buscadores, atrai o interesse e confiança do internauta.
Aplicando essas estratégias, sua empresa virtual conseguirá ter bons resultados, atraindo clientes e gerando a fidelização.
O mais interessante é que essas dicas podem ser aplicadas em negócios diferenciados, como em um despachante em Palhoça ou em lojas de produtos de beleza, permitindo ainda mais sucesso e o estabelecimento de metas cada vez mais amplas para o negócio no novo ano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.